domingo, 8 de janeiro de 2012

Boas práticas: aprender, mas também ensinar


O franchising brasileiro terá muito a transmitir sobre sustentabilidade quando participar de evento internacional de varejo


Por Claudio Tieghi*
O Brasil está cada vez mais em evidência no cenário econômico mundial. Todos os olhos se voltam para o nosso país, que finalmente tem a oportunidade de mostrar sua força, mas que ainda tem muito a crescer em termos de desenvolvimento e soluções inovadoras para uma economia verde, inclusiva e sustentável. 

Com o objetivo de buscar inspiração e trocar experiências, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) organiza um grupo de empresários do setor para participar da NRF, a National Retail Federation Annual Convention. É o maior evento de varejo do mundo, que acontece há mais de cem anos, sempre em janeiro, na cidade de Nova York. Neste ano, pela primeira vez e com muito orgulho, a Associação Franquia Sustentável (Afras) fará parte dessa comitiva, com o intuito de se atualizar sobre as inovações e práticas sustentáveis do varejo americano. 

Além de absorver as novidades, participar da NRF será uma oportunidade maravilhosa para divulgar para o mundo a 6ª geração do franchising, que passou a considerar a gestão sustentável um dos pilares do planejamento estratégico das redes de franquias brasileiras, conforme conceituei em meu livro publicado em novembro de 2010. 

Será a nossa chance de mostrar os avanços no campo da sustentabilidade, apresentados por inúmeros exemplos de empresas franqueadoras e de franqueados que incorporam práticas muitas vezes simples, mas que trazem resultados que vão além do lucro, agregando valor ao meio ambiente e às pessoas. Nesse quesito, considero que o franchising brasileiro já tem muito a ensinar. Prova disso é o interesse de países da Américas Latina e Central em reproduzir o modelo de articulação empreendido em nosso país. 

A programação do evento tratará de temas como “capitalismo consciente” e “lojas 3.0”, em total sinergia com as ideias já difundidas pela Afras. Além disso, a palestra mais esperada, “Acolhendo a comunidade humana", apresentada pelo ex-presidente americano Bill Clinton, considerado um grande articulista do campo da sustentabilidade, deve explorar o desafio da globalização e as soluções para o futuro, com base em objetivos e valores comuns. 

Não tenho dúvidas de que as palavras e os pensamentos desses grandes especialistas servirão como base de reflexão e inspiração para o nosso trabalho e para a constante busca do varejo e do franchising no sentido de inovar, evoluir e crescer de forma cada vez mais sustentável. 

Começamos 2012 com força total, conectados às tendências que serão apresentadas na NRF e já preparando o próximo artigo com um resumo desse importante evento. Até lá! 

*Claudio Tieghi é presidente da Associação Franquia Sustentável (Afras) e diretor de Responsabilidade Social do grupo Multi Holding 

....................................................



Após o sucesso do piloto do Projeto Franchising de Baixo Carbono em 2011 , a AFRAS abre inscrições para o segundo grupo de trabalho. Com início em 10 de fevereiro 2012, o programa oferecerá 20 novas vagas para franqueadores interessados em participar dessa iniciativa pioneira no setor de franquias.

O PFBC visa inventariar, reduzir e compensar os gases causadores do efeito estufa (GEE) emitidos na operação das lojas. O projeto piloto contou com a participação de 18 redes/grupos de franquias, contabilizando um total de 29 marcas, que abrangeram 90 unidades de negócio. As 1.933 toneladas de emissão foram compensadas por meio do plantio de 15 hectares de mudas, totalizando mais de 25 mil árvores. Mas o resultado principal foi que as empresas passaram a rever seus processos e perceber que as ações possibilitaram redução de custos, otimização de recursos e, consequentemente, uma operação ecoeficiente.