domingo, 25 de dezembro de 2011

Aldeia da Paz retorna a Porto Alegre para o FST 2012

http://www.ecoagencia.com.br/index.php?open=noticias&id=VZlSXRlVONlYHZFVT1GdWJFbKVVVB1TP








EcoAgência - NEJ/RS





FSM volta a Porto Alegre em 2012


Encontro que ocorre na capital gaúcha, entre os dias 24 e 29 de janeiro, prepara a articulação das práticas dos movimentos ecológicos, ecovilas, espirituais, indígenas e artísticos. 



A Aldeia da Paz é o ponto para articulação das práticas dos movimentos ecológicos, ecovilas, espirituais, indígenas e artísticos. A Aldeia tem histórico de participação nos FSM: Tenda Galáctica - POA/2003; Caravana Ahimsa – Mumbay/2004; Aldeia da Paz – POA/2005; Caracas/2006; Belém do Pará/2009; Novo Hamburgo/2010; Pontal do Sul/2011. A consolidação de um espaço integrado Altermundista se materializará novamente, desta vez em Porto Alegre em janeiro de 2012, durante o Fórum Social Temático: Justiça Social e Ambiental, preparatório para o Rio+20.

Apresentamos à organização dos Fóruns a possibilidade de integrarmos um trabalho que demonstre, durante o desenrolar do Fórum, uma proposta articulada de Eco-Aldeia da Paz com caráter transdisciplinar, aplicando na prática as ferramentas para a construção desse novo mundo possível, transitando seu foco entre ciência, arte e espiritualidade.

O desenvolvimento e integração das diversas propostas e projetos em rede a partir do impulso da Tenda Galáctica em 2003, com sua positiva conseqüência, possibilitaram a expansão de idéias e afinidades, sincronizando coletivos, ong’s, redes e indivíduos de forma acelerada e orgânica, no Brasil e exterior.

A área para a construção da Eco-Aldeia que estamos pleiteando junto da orla do Guaíba é onde tudo começou. Os trabalhos, que iniciarão no inicio de Janeiro de 2012, estão sendo coordenados por integrantes da Aldeia via e-mail.

Dentro de nossa proposta para o encontro, na Eco-Aldeia, este ano estamos oferecendo atividades praticas e teóricas nos seguintes 8 eixos temáticos:

A Eco-Aldeia reservará espaços para os Círculos de Visões direcionados ao planejamento, formulação e difusão dos eixos temáticos da Eco-Aldeia da Paz

1. Ecopedagogia e a práxis da Cultura da Sustentabilidade

2. Comunidades e assentos humanos sustentáveis

3. Espiritualidade e Política, uma integração necessária

4. Consumo Sustentável como ferramenta de emancipação socioambiental

5. Medicina e Terapias Integrais para a cura individual e planetária

6. Mudanças Ambientais e Climáticas Globais: Como lidar com o irremediável.

7. As redes de Cultura de Paz e suas ações glocais (global-local)

8. Software Livre, Hardware Livre, Conhecimentos Livres e Cultura Digital Sustentável

Uma Aldeia auto gestionada e sustentável para os acampados.

O acampamento mais uma vez será a grande arena global para a manifestação de toda esta NOVA CULTURA. A proposta é para que a EcoAldeia, a exemplo do ultimo FSM, seja um espaço oficial e mapeado do Acampamento, auto gerido pelo coletivo responsável pela mesma e com o apoio imprescindível do Comitê do FSTJSA2012 e do Comitê Porto Alegre.

Temáticas abordadas na Aldeia:

O limiar da fronteira da tão esperada transformação planetária se aproxima, e cada vez mais se faz necessário potencializar as chaves para a mudança global de paradigmas.

Construímos hoje as bases para a nova realidade sustentável do amanhã, vivenciamos em nossos coletivos o trabalho pela reconstrução planetária. As ferramentas para a construção do outro mundo possível já se encontram disponíveis e o caminho é de convergência e ação.

Com uma visão otimista na construção de um espaço vivêncial dentro do FSM, busca-se integrar na Eco-Aldeia, redes e entidades que trabalham com objetivos convergentes aos eixos propostos, que dialogarão de forma transdisciplinar experimentando na prática o processo de autogestão criativa.

Entendemos a proposta da Eco-Aldeia da Paz como um espaço para a convergência e integração de movimentos e coletivos que trabalham com a visão da ecologia, movimento de comum unidades, economia solidária, arte, ecumenismo e Cultura de Paz.

As Atividades propostas:

Terapias Alternativas e Alimentação Integral

Yoga e vivências (Mente, Corpo e Espírito)

Meditações e Rituais

Tempo é Arte (Oficinas)

Eco-Arte-Educação

Divulgação da Bandeira da Paz

Agroecologia, Bioconstrução e Permacultura

Economia Solidária (Feira de Trocas, Moedas sociais, Consumo Sustentável, alimentação consciente, práticas solidárias, etc)

Ecologia Social e Cultura de Paz Permanente

Atividades com jovens e crianças

Banco de Boas Práticas -> Documentação didática das técnicas utilizadas na construção da Aldeia da Paz

Banco de Produtos e Serviços -> Cadastro dos produtos e serviços ofertados pelos coletivos/indivíduos integrantes da Aldeia.

Acervo Cultural -> Registro multimídia das atividades realizadas na Aldeia

Os 11 pontos de Convergência da EcoAldeia da Paz

1- Tenda Galáctica

A ecumênica tenda de cor branca será a estrutura central das atividades na Eco-Aldeia como: Círculos de Visões, Atrações Musicais, Danças Circulares, Oficinas, Vivências e espontaneidade afins.

2 –Temazcal - “Sauna Sagrada”

Espaço para rituais sagrados de equilíbrio energético, conhecido como Tenda Indígena do Suor ou Sauna Sagrada. Ali serão realizados rituais de purificação e limpeza.

3- Tenda da Cura

Área destinada ao intercambio de práticas, ensinamentos, cursos e curas que visem o resgate da medicina integrada com a tríade: mente, corpo e espírito. Serão praticadas técnicas de massagens, Reiki, Florais, Fito terapia, entre outras vivências (individuais ou grupais).

4- Tenda da Lua

Espaço para a reunião da energia feminina, compartilhando de forma sagrada e ritualística suas experiências, conhecimentos e visões.

5- Flor das Abelhinhas

As crianças representam a nova consciência e serão os futuros guardiões do Planeta. Na Eco-Aldeia, reservaremos um espaço para as mães, pais e crianças, onde se desenvolverão atividades ecopedagógicas, oficinas, brincadeiras, jogos e apresentações infantis.

6- Cozinha Mundi

Espaço aberto para a manifestação dos diversos coletivos e indivíduos da Aldeia.

Baseada na Alimentação Natural e Orgânica, a cozinha comunitária será autogerida pelos Aldeões da Paz e sustentada pelo chapéu mágico.

7- Vila Biorregional

Área da gestão interna da Aldeia onde irão permanecer acampados os “FOCALIZADORES das ATIVIDADES da Eco-Aldeia da Paz“. Serão encaminhados temas como a gestão do lixo seco e compostagem, segurança, sinalização, saneamento, água, saúde, disposição das barracas, comunicação e programação interna da aldeia.

8- Espaço Solidário

Ponto de convergência de trocas e comercialização de produtos artesanais, roupas, bens culturais e alimentação natural produzida na Eco-Aldeia.

Acontecerá o Mercado de Trocas Solidário, utilizando a moeda social Cristal (criada durante a concepção do Encontro Internacional Chamado

do Beija Flor), difundindo assim, uma das principais praticas da Economia Solidária.

9- Fogo Sagrado

No espaço da “Fogueira Central da Eco-Aldeia ” serão realizados círculos e rituais ecumênicos. O fogo permanecerá acesso durante todo o funcionamento da Aldeia.

10- Palco Equipado

Principal espaço da Eco-Aldeia, se constituindo no pólo principal para apresentação de shows, danças circulares, conselhos de visões, seminários e saraus culturais.

11 - Produtora Cultural Colaborativa

Espaço destinado a comunicação livre e colaborativa. Participantes deste espaço serão responsáveis por registrar a construção da aldeia e elaborar os conteúdos educativos e de registro que serão incorporados ao Acervo e ao Banco de Boas Práticas.

Acordos gerais de convivência na eco-aldeia da paz:

A EcoAldeia da Paz funciona como um Conselho das Visões dos coletivos e pessoas que fazem parte dela, e pelo tanto temos certos acordos para o publico geral e para a imprensa que gostaríamos dar a conhecer e serem respeitados.

Território livre de álcool, não são consumidas carnes ou derivados do leite e ovos, animais são animais, não comida. Nossa alimentação é vegana e é “paga” através do chapéu mágico, que é passado junto com as refeições, onde cada um deposita o valor que dispõe para sua refeição, alguns que tem mais colaboram com aqueles que tem menos.

Não usar cigarros químicos, somente cigarros artesanais e evitar fumar nos espaços comunais e nas refeições.

Acampar somente nos bairros e usar os caminhos e as trilhas.

Resolução de conflitos por via pacifica, território livre de armas.

O Fogo Sagrado, é aceso antes do início do Fórum e fica aceso ao longo deste, sendo apagado somente após o final.

Diariamente nas rodas, são tomadas decisões coletivas e de escolha de voluntários para os trabalhos diários: buscar lenha, fazer as composteiras, limpar os banheiros secos, escolher ajudantes da cozinha, etc.

A impressa é bem vinda a Eco-Aldeia da Paz, sempre que seja respeitosa dos seus acordos internos. As equipes que entram na Eco-Aldeia devem ser acompanhadas do pessoal de Comunicações da Aldeia. Antes de fotografar, gravar o filmar onde se encontram moradores da Eco-Aldeia, deve solicitar autorização dos mesmos. No caso de algumas delas não aceitar, elas podem sair da cena, para permitir que o trabalho da impressa seja realizado. Tem áreas que a Eco-Aldeia da Paz define como livres de serem fotografadas, e outras que não são. Favor de respeitar esses espaços.

Seguindo a idéia central da Aldeia da Paz, de ser um espaço demonstrativo de novas possibilidades de construção coletiva, a rede de trocas que é realizada está alicerçada nos princípios da economia solidária – comunitária. São sementes crioulas, produtos de higiene biodegradáveis, artesanatos variados, CD's, livros, instrumentos musicais, terapias holísticas, alimentos orgânicos e outros produtos, sendo ofertados dentro da lógica de um outro mercado, formado por produtores e consumidores conscientes.
FSM 2012 - EcoAgência