sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Austrália planeja criar maior parque marinho do mundo


25/11/2011 - 10h25

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1011887-australia-planeja-criar-maior-parque-marinho-do-mundo.shtml

DA REUTERS, EM CANBERRA

A Austrália decidiu nesta sexta-feira criar o maior parque marinho do mundo, a fim de proteger uma vasta extensão do mar de Coral, que banha o nordeste do país, e onde foram travadas acirradas batalhas na Segunda Guerra Mundial.
O ministro do Meio Ambiente, Tony Burke, disse que o parque terá quase 1 milhão de quilômetros quadrados --equivalente à França e Alemanha juntas-- e que protegerá peixes, arrecifes e locais de desova de aves marítimas e da tartaruga verde.
"O significado ambiental do mar de Coral está na sua diversidade de recifes de coral, bancos de areia, cânions e planícies abissais", disse Burke. "Ele contém mais de 20 exemplos excepcionais de isolados recifes tropicais, bancos de areia e ilhas."
O novo parque abrangerá também navios naufragados durante a Batalha do Mar de Coral, uma série de confrontos navais entre forças japonesas, norte-americanas e australianas, em 1942, no que foi considerada a primeira batalha envolvendo porta-aviões.
Pelo menos três navios dos EUA estão naufragados ali --USS Lexington, US USS Sims e USS Neosho--, segundo Burke.
O governo vai detalhar dentro de 90 dias os limites do parque, que ficará dentro da zona econômica marítima australiana. Atualmente, o maior parque marítimo do mundo fica em torno do arquipélago de Chagos, possessão britânica no Índico.