segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Usina de Belo Monte: Movimento Gota D'Água

Movimento Gota D’Água une artistas contra Usina de Belo Monte

Soluções sobre o lixo urbano - 25/11/2011

Germes do mal e do bem

19/11/2011
(Por Natália Mazzoni)
Capa_blog.JPG

Eles estão por toda parte. Na nossa casa, nas ruas, no telefone, na maçaneta da porta, nos tapetes, colchões, travesseiros…E quando menos esperamos, atchim! um vírus entrou em nosso corpo e nos causou uma gripe danada. Ou então um ácaro terrível pulou do tapete peludo da sala para nossa pele e causou uma baita alergia. Sem falar nas bactérias, que podem nos render dores de barriga
Para conhecer de perto esses inimigos invisíveis a turma do Colégio Joana D’arc, de São Paulo, preparou uma emboscada. Prepararam uma gelatina sabor “coisas nojentas que os germes adoram”, e não deu outra: os famintos bichinhos apareceram aos montes. Se você ainda não leu o Estadinhodesse sábado (dia 19) pode clicar nas páginas abaixo e aprender a fazer essa experiência, além de saber mais sobre esses monstrinhos.
 





 
Mariana Agostini Fernandes, de 6 anos, também participou dessa experiência. E sabe o que ela descobriu? Que “ficar sem lavar a mão por muito tempo é bem nojento”.
Como você leu na reportagem, os alunos passaram os cotonetes em vários lugares para capturar as bactérias. E todo mundo ficou surpreso ao descobrir como nossa mão fica suja.

 A Amarilis Torniqui Watanabi, de 6 anos, contou para o Estadinho que achou muito interessante passar o cotonete no dinheiro e descobrir várias bactérias morando nas notas. “É mesmo muito nojento”, contou ela.
Assim como a Mariana e a Amarilis, o Lucas Russo, de 8 anos, ficou muito surpreso com a experiência. Ele não imaginava que uma maçaneta poderia ser o lar de tantas bactérias.”Passamos o cotonete na maçaneta da porta e depois na gelatina. Depois de alguns dias a gelatinha encheu de bactérias!”.
E você, já fez a experiência? Se você fez, escreve para a gente contando quando as bactérias e fungos começarem a aparecer nos copinhos!
Se você acompanha o blog do Estadinho deve lembrar de um esquilo que tinha pavor de germes, oEsquilo Intranquilo! Caso você ainda não conheça essa história, vale a pena dar uma olhadinha. É só clicar aqui.
Outro livro que pode ser bacana para você entender um pouco mais sobre os germes, é o Sid, o cientista – O problema com os germes.
foto_5242.jpg
Sid, o cientista – O Problema com os Germes
Autor: Jennifer Frantz
Editora: Fundamento
R$ 19,60

Nada sustentável!


20/11/2011 - 10h51

Empresa britânica transforma garrafões de água em arma de guerra

DA BBC BRASIL

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1008531-empresa-britanica-transforma-garrafoes-de-agua-em-arma-de-guerra.shtml


Uma empresa da Grã-Bretanha está transformando garrafões de refrigeradores de água em armamentos militares.
O equipamento Wall Breaker (Destruidor de Paredes), desenvolvido pela companhia BCB International, é um canhão que dispara garrafas de água em alta velocidade contra alvos sólidos, como paredes, sendo capaz até de destruí-los.
O dispositvo pode ser usado diante de ameaças terroristas ou situações de resgate de reféns.
A empresa já está exportando os equipamentos para clientes militares e companhias de segurança em todo o mundo.

Nível de gases do efeito estufa atinge recorde em 2010, diz ONU


21 de novembro de 2011 | 8h 52



REUTERS
A quantidade de gases do efeito estufa alcançou um novo recorde em 2010 e aumentou mais rapidamente no ano passado do que na média das últimas décadas, segundo o boletim anual sobre gases do efeito estufa, publicado nesta segunda-feira pela Organização Meteorológica Mundial, agência da ONU
A concentração dos gases do efeito estufa que permanecem por mais tempo na atmosfera - o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso - se expandiu 39 vezes desde a época pré-industrial.
Houve uma alta de 39 por cento de dióxido de carbono, 158 por cento de metano e 20 por cento de óxido nitroso, de acordo com o relatório da agência, divulgado em Genebra.
(Por Tom Miles) 

Arquitetos reinventam urbanização de favelas em São Paulo


20/11/2011 - 10h37

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1008930-arquitetos-reinventam-urbanizacao-de-favelas-em-sao-paulo.shtml

Escritórios de primeiro time da arquitetura paulistana estão trabalhando na reurbanização de favelas, criando parques em áreas mananciais ocupadas irregularmente e criando 17 mil apartamentos em conjuntos habitacionais no lugar dos barracos.

As informações são de reportagem de Raul Juste Lores, publicada na Folha deste domingo (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
De acordo com a superintendente de Habitação Popular da Prefeitura de São Paulo, Elisabete França, os novos projetos trouxeram janelas maiores, ventilação cruzada e chuveiro econômico como as principais mudanças.
O xodó da Sehab (Secretaria de Habitação) é a reurbanização de área no Grajaú, às margens da represa Billings, onde 40 mil pessoas vivem, pouco mais que a população de Higienópolis.
Chamado de Cantinho do Céu o projeto substitui barracos sem esgoto por casas, pavimenta ruas e cria um parque linear de 7 km (2 km já concluídos). Foram instalados ainda pista de skate, campinhos de futebol, deques de madeira, lixeiras para material reciclável, playgrounds e aparelhos de ginástica para idosos.
Adriano Vizoni/Folhapress
Região revitalizada do Cantinho do Céu, no Grajaú, zona sul de São Paulo
Região revitalizada do Cantinho do Céu, no Grajaú, zona sul de São Paulo