sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CURSO DE FORMAÇÃO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESTAGIÁRIOS






Inscrições abertas para o evento ONG Brasil 2011 - Participe!



Participe do maior evento do terceiro setor no Brasil
Transforme uma ideia em uma ação!
O evento ONG Brasil 2011, em sua 3º edição, apresenta muito mais conteúdo reunindo empreendedores sociais, ONGs, setores privado e público de todo o Brasil para encontrarem juntos, soluções para uma sociedade mais justa.
Com o objetivo de obter o aval de nomes atuantes do 3º setor, o comitê organizador, reunido pela UBM, selecionou cerca de 400 ONGs para receber gratuitamente o estande montado. Com isso, ONGs de todo o Brasil têm a possibilidade de promover seus trabalhos junto a outras ONGs (intercâmbio de experiências), setores público e privado (captação de recursos) e grande público (pessoas físicas que querem contribuir com dinheiro ou tempo/voluntariado).
Confira abaixo os principais destaques do evento:
 
 Prêmio - Uma Boa História Mobiliza
Entrega do prêmio com apresentação de uma palestra sobre Excelência em Captação de Recursos.
Saiba mais
  OFICINAS
As oficinas são oportunidades para o público participante vivenciar iniciativas de Responsabilidade Socioambiental desenvolvidas pelas organizações apoiadoras e expositoras de forma gratuita.
  MINI-CURSOS
Com o objetivo de propiciar oportunidades de capacitação ao público participante, serão oferecidos mini-cursos sobre temas fundamentais para a condução de organizações comprometidas com as questões de responsabilidade socioambiental.
Clique aqui e faça sua inscrição
  DEBATE-COQUETEL
Voltado a um público amplo composto por profissionais de diversas áreas, o debate-coquetel vem discutir "os novos rumos da responsabilidade social", cuja proposta é estimular o debate e colocar em prática conceitos de Responsabilidade Socioambiental.
  Conferência Internacional do Voluntariado
O evento tem um caráter especial, pois marca a celebração do décimo aniversário do Ano Internacional dos Voluntários, instituído pela ONU. Consolida um conjunto de ações da Rede Brasil Voluntário - RBV e do programa de Voluntários das Nações Unidas - UNV Brasil.
Clique aqui e veja a programação
Aguarde mais novidades!
Acesse: www.ongbrasil.com.br
Confira a lista das Ong's expositoras selecionadas!
clique aqui
Participe dessa iniciativa
ONGs, empreendedores e organizações com visões sustentaveis reunidos em um mesmo local.
Informações e inscrições:
www.ongbrasil.com.br
15 a 17 Dezembro 2011
Expo Center Norte | São Paulo - SP

2 Cursos gratuitos: Resíduos sólidos na UMAPAZ


Gestão e Minimização de Resíduos: Um olhar sobre a PNRS
e 
Gestão Integrada de Resíduos Sólidos


A Lei de Resíduos Sólidos é um importante instrumento para a gestão de resíduos. Tanto o Governo Federal, que está elaborando o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, como os estados e municípios da federação são gestores, em seu âmbito, dos resíduos sólidos. Organizações, empresas e cidadãos são também responsáveis pela minimização e destinação correta desses resíduos, pois, a parceria da população é estratégica para que a Lei alcance a realidade.

Para ampliar a reflexão e discussão sobre a geração, minimização gestão e destinação final dos resíduos sólidos na atual sociedade de consumo, a UMAPAZ oferece a partir de novembro dois cursos de capacitação em resíduos sólidos.

Cada curso oferece 50 vagas destinadas a gestores de instituições públicas e privadas, técnicos da área ambiental, de gestão de resíduos sólidos, educação e comunicação ambiental, pesquisadores, educadores, estudantes e interessados em geral na problemática socioambiental, relacionada à gestão integrada de resíduos sólidos. Os interessados devem se inscrever para participar de apenas um deles.


Gestão e Minimização de Resíduos: Um olhar sobre a PNRS
O curso Gestão e Minimização de Resíduos: Um olhar sobre a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) será ministrado por Maluh Barciotte, bióloga, Mestre em Biologia e Doutora em Saúde Pública e Ambiental/USP e auditora sênior ISO 14 000, tendo atuado em projetos junto a CETESB, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, LIMPURB, EMBRAPA e PAVS/SVMA.  As aulas serão realizadas nos dia 10, 17 e 24 de novembro; 01 e 08 de dezembro, das 18h30 às 22h30, incluindo a realização de uma atividade externa em data a ser combinada com os alunos.

O programa do curso visa ampliar a discussão sobre as questões de sustentabilidade, consumo e geração de resíduos e abrange os seguintes temas: escolhas cotidianas na geração de resíduos; resíduos espaciais (aula no Planetário); Política Nacional de Resíduos Sólidos e planos decorrentes (nacional, estaduais e municipais); resíduos nas áreas da Saúde, Agrícola, Construção Civil); Logística Reversa (resíduos eletroeletrônicos; baterias, pilhas e lâmpadas, remédios, embalagens), Coleta Seletiva (implantação, desafios e participação de Cooperativas de Catadores); Educação Ambiental e construção coletiva  para a contribuição aos Planos Municipais de Resíduos Sólidos.

Bibliografia:
·         ABRELPE – Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil = 2010. Disponível no site: http://www.abrelpe.org.br/downloads/Panorama2010.pdf
·         BRASIL, MMA. – Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis - PPCS (versão para consulta pública), 2010 – Brasília. Disponível para consulta no site:
http://www.tjmg.jus.br/sustentabilidade/biblioteca/plano_producao_consumo_sustentaveis.pdf
·         BRASIL, MMA, POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS. 2010. Acessível em: http://www.abinee.org.br/informac/arquivos/lei12305.pdf
·      LAYARGUES, Philippe. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental.
·      LOUREIRO, F.; LAYARGUES, P.; CASTRO, R. (Orgs.) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002, 179-220.
·         MONTEIRO, J.H.P.; et al. Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Administração Municipal, 2001. Consulta no site: http://pt.scribd.com/doc/3216050/Manual-de-gerenciamento-integrado-de-residuos-solidos

Gestão Integrada de Resíduos Sólidos  
O curso Gestão Integrada de Resíduos Sólidos será ministrado por Sueli de Oliveira Martins, bacharel em História e Mestre em Integração da América Latina pela USP e técnica para Políticas Públicas junto ao Programa Nacional do Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente, tendo atuado nos programas de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Aquecimento Global e Mudanças Climáticas.

As aulas serão realizadas nos dias 17, 22, 24 e 29 de novembro; 01, 06 e 13 de dezembro, das 19h às 22h. Abordam os processos que compõem o gerenciamento integrado de resíduos sólidos nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada. O programa prevê os seguintes temas: Conceito de gestão integrada de resíduos sólidos, gestão de resíduos no Brasil e marcos regulatórios; Licenciamento, monitoramento e avaliação de impactos; Do passivo socioambiental ao mercado de créditos de carbono: projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo em aterros, com aproveitamento de gás metano para geração de energia; Recuperação de lixões e inclusão social. Iniciativas nacionais e regionais de fortalecimento das cooperativas de catadores; Elaboração de Planos de Resíduos Sólidos e participação social; Classificação dos resíduos sólidos, elaboração de projetos e instrumentos econômicos voltados à gestão de resíduos; Estudo de caso: Aterra São João.



Bibliografia:
·      ABREU, Maria de Fátima – Do Lixo à Cidadania: estratégia para ação - Brasília, CEF, 2001.
·      BANCO MUNDIAL – Manual para a preparação de gás de aterro sanitário para       projetos de energia na América Latina e Caribe. Disponível em: http://WWW.worldbank.org
·      CHERMONT, L. e MOTTA, Ronaldo Seroa – Aspectos Econômicos da Gestão       Integrada de Resíduos Sólidos – DIPES/IPEA, Rio de Janeiro, 1996.
·      GOMES, Maria Stella Magalhães (Coord.) – Lixo e Cidadania: guia de ações e Programas para a gestão de resíduos sólidos, Brasília, Ministério das Cidades, 2005.
·      Ministério de Ciência e Tecnologia – Primeiro Inventário Brasileiro das Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa, relatório de referência – emissões de Metano no tratamento e disposição final de resíduos, São Paulo, CETESB, 2003.
Disponível em: http://www.mct.gov.br/clima
·      Ministério das Cidades – Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos-2004 – Programa de Modernização do Setor de Saneamento, Brasília, 2006.


SERVIÇO: CAPACITAÇÃO EM RESÍDUOS SÓLIDOS

Coordenação geral: Rose Marie Inojosa

Curso 1: Gestão e Minimização de Resíduos: Um olhar sobre a PNRS
Dias e Horários: 10, 17 e 24/11; 01 e 08/12, das 18h30 às 22h30. Atividade externa a ser agendada com o grupo.
Facilitadora: Maluh Barciotte

Curso 2 - Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Dias e Horários: 17, 22, 24 e 29/11; 01, 06 e 13/12, das 19h às 22h.
Facilitadora: Sueli de Oliveira Martins

Vagas: 50 para cada curso, por ordem de inscrição - OBS: Os interessados devem se inscrever para apenas um dos cursos, indicando-o na ficha de inscrição abaixo.



FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Curso 1 - Gestão e Minimização de Resíduos: Um olhar sobre a PNRS (       )
Curso 2 - Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (       )


1. NOME COMPLETO:

2. Idade:
3. Sexo:  (    ) M    (     ) F

4. RG:                      Órgão:     UF: 
5. CPF:

6. Escolaridade:        (      ) Ensino Médio            (      ) Ensino Superior

7. Área de formação:

8. Setor em que trabalha:
Empresa privada (    )   Organização não governamental (    )
Órgão Público  (     )

9. Se Conselheiro, em que CADES Regional exerce a função:

10. Se profissional da área ambiental, qual atividade que exerce atualmente:

11. Se servidor público, informe Nº RF         e local onde exerce atividades:

12. Se educador, instituição em que exerce a função:

13. Endereço residencial:

14. Bairro:                           15. CEP:

16. Região: (   ) Norte    (   ) Sul    (   ) Leste    (   ) Oeste    (   ) Centro     
  (   ) Outro Município

17. E-mail:

18. Telefone fixo:
 19. Telefone celular:

20. Por que deseja participar deste curso? 



21. Você já desenvolve algum trabalho relacionado ao tema do curso?
Qual? 







6º Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública



VI FÓRUM A3P



O Ministério do Meio Ambiente convida para a cerimônia de premiação do 3o Prêmio “Melhores Práticas da A3P”e para os debates do 6o Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública, cujo tema será Contratações Públicas e Construções Sustentavéis, que acontecem nos dias 09 e 10 de novembro de 2011, no Teatro da Caixa, SBS Qd 04, Lote 3/4, anexo à Sede da CEF.
O 3o Prêmio Melhores Práticas da A3P visa reconhecer o mérito das iniciativas dos órgãos e instituições do setor público na promoção e na prática de A3P. O 6o Fórum Governamental de Gestão Ambiental Pública tem por objetivo promover o intercâmbio de informações e debater sobre Contratações Públicas: licitações e construções sustentáveis.
As compras governamentais movimentam cerca de 16% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e mobilizam setores importantes da economia. O impacto econômico das contratações pelo governo impõe aos gestores o desafio de induzir o mercado a buscar mudanças em seu processo de produção de forma a atender às necessidades de preservação ambiental e desenvolvimento social.
De acordo com a A3P, as contratações sustentáveis fomentam atitudes de responsabilidade socioambientais, de modo que o uso dos recursos materiais seja o mais eficiente possível, integrando os aspectos ambientais em todos os estágios do processo de compra, evitando desperdícios e identificando produtos sustentáveis sem desconsiderar aspectos de especificações técnicas e de preço.
Dentre as contratações, o setor da construção civil representa uma área relevante, pois produz grande volume de resíduos e utiliza grande parcela de investimentos. O 6o Fórum da A3P irá debater a realização de obras pelo Serviço Público com a inserção de critérios de sustentabilidade.




Inscrições:

http://formulario.mma.gov.br/forum-a3p/

Brasil quer debate sobre pobreza extrema na Rio+20


http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=8&codigo=7076




Divulgação
Foto Brasil quer debate sobre pobreza extrema na Rio+20

Um conjunto de propostas apresentadas pelo Governo Brasileiro à ONU pede que a Convenção avalie assumir compromisso mundial contra a fome e a miséria. Desenvolvimento inclusivo exigirá inovação tecnológica.
01/11/2011

Paulenir Constâncio e Rafael Imolene


Se depender do Brasil,  o debate na Conferência das Nacões Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Rio +20, deve girar em torno de um compromisso global pelo crescimento com sustentabilidade e inclusivo e pela  erradicação da pobreza extrema no mundo. Essas propostas fazem parte do documento com os oito objetivos que o governo brasileiro definiu para integrar a pauta do encontro.
O documento oficial, com a posição do Brasil, foi apresentado nesta terça-feira (01/11) e  encaminhado à ONU. As sugestões oferecidas serão analisadas pelos organizadores do encontro.
De acordo com a ministra Izabella Teixeira, a experiência brasileira de combate à pobreza credencia o país a propor, ao fórum, que os países se unam para promover o desenvolvimento com inclusão.  Não há nenhuma dificuldade quanto a isso. Só depende dos processos de negociação , disse.
Ela lembrou, que não se pode esquecer que há populações vivendo com escassez de água, alimentos e energia. E não há desenvolvimento sem geração de energia , destacou.  O desenvolvimento sustentável com inclusão social,  de acordo com o documento, requer o avanço tecnológico e a busca por fontes de financiamento para a pesquisa em sustentabilidade.
A  Conferência acontece em junho de 2012, no Rio de Janeiro. As propostas brasileiras reforçam o compromisso com um novo modelo de desenvolvimento global, pautado por um pacto em favor da economia verde, geração de energia limpa e práticas econômicas sustentáveis a serem adotadas pelos países signatários.
Segundo ela, a Rio+20 tem um papel político, pois vai influenciar as decisões dos governos e do setor privado nos próximos 20 anos.  Para Izabella, é importante um amplo debate com a sociedade civil organizada e vários setores empresariais. Esse é um diferencial nesta Conferência e dará uma nova dinâmica para os processos de negociações . Na avaliação da ministra, a Conferência não pode se restringir a uma discussão do ponto de vista de convenções internacionais.
A ministraIzabella Teixeira ressaltou o crescente protagonismo do Brasil nas conferências internacionais dos últimos anos, com a estratégia de liderar pelo exemplo.  Ela defendeu o fortalecimento do multilateralismo, defendido pelo País nos fóruns internacionais.  A Rio+20 deve ser o momento político em que a comunidade internacional renovará seu compromisso com o multilateralismo , disse.
Legado  - O impacto das decisões da Rio+20 no contexto internacional serão conhecidos no encerramento da conferência. Mas o legado para a sociedade brasileira, segundo o Ministério do Meio Ambiente, são mensuráveis desde já. Independentemente do resultado internacional, o legado para o Brasil é  extremamente positivo, pois o tema sustentabilidade está sendo acolhido e ampliado internamente ,  avalia o assessor especial para a Conferência,  Fernando Lyrio.
A construção das propostas brasileiras, feitas em um documento de governo, foi possível pela intensa convergência de visões, expectativas e perspectivas entre o Governo e a sociedade civil. A maior parte das propostas da sociedade foi recepcionada no documento nacional apresentado pelos Ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores.
O processo preparato rio, tanto na esfera governamental como na não governamental, na avaliação do MMA, poderá levar ao estabelecimento de novas plataformas de ac'a o e dia logo, bem como novas respostas e intervenc'o es de poli ticas pu blicas e melhores pra ticas para a sustentabilidade, difundidas entre diferentes segmentos da sociedade.
Propostas
As propostas do Governo Brasileiro contemplam uma série de ações em diferentes áreas, que envolvem desde questões sociais, passando pelo consumo sustentável, até a participação do mercado financeiro. O documento apresentado nesta terça-feira contempla oito propostas,  subdivididas em 16 partes.

FEIRA DA AGRICULTURA LIMPA


11/10/2011 14h58

Prefeitura organiza feira semanal de produtos orgânicos, no parque Burle Marx



Todo sábado, das 07h00 às 13h00, acontecerá a Feira da Agricultura Limpa

A Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, por intermédio da Supervisão Geral de Abastecimento (ABAST) e com parceria da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), lança neste sábado, 15 de outubro, a primeira Feira da Agricultura Limpa no parque Burle Marx. O evento acontecerá todos os sábados, das 07h00 às 13h00, comercializando apenas produtos sem defensivos químicos, os chamados produtos orgânicos.
Acompanhado por técnicos da Abast, o cultivo dos produtos que serão comercializados acontece obrigatoriamente na cidade de São Paulo. Assim, o tempo e o valor gastos com o transporte são menores, gerando menos poluição ao meio ambiente, o que garante maior valor de sustentabilidade.
Grande variedade de produtos será ofertada, como legumes, frutas e verduras, incluindo cebola, alho, batata, raízes, tubérculos e tomate. Ainda serão oferecidos doces e compotas de origem vegetal, café, cereais em grãos, farináceos, bebidas, caldo de cana, ervas medicinais, aromáticas, flores ornamentais e condimentos em geral.


Programa Agricultura Limpa 

Em 2010 foi criado o Programa Agricultura Limpa, com objetivo de incentivar a produção agrícola no município de São Paulo e orientar a conversão da agricultura convencional em agricultura orgânica, sem utilização de agrotóxicos ou produtos químicos, promovendo o desenvolvimento sustentável. Foi criado o chamado Protocolo de Boas Práticas Agrícolas, documento construído em parceria com o governo do Estado, que dispõe de regras para produção sem geração de danos ao meio ambiente.

Aderindo ao protocolo, os produtores recebem apoio da Prefeitura para converter sua produção e o direito de utilizar o Selo de Indicação de Procedência Guarapiranga – a Garça Vermelha – que identifica os produtos procedentes da agricultura paulistana, cultivados segundo as boas práticas agroambientais.
“Comprando um produto com este selo, o consumidor incentiva a permanência do agricultor em suas terras, com a manutenção do caráter rural e a prevenção de ocupações irregulares em áreas de mananciais, garantindo a produção de água para São Paulo”, declara a diretora do Departamento de Agricultura e Abastecimento da Abast.
Atualmente a Supervisão de Abastecimento possui um cadastro com cerca de 400 produtores agrícolas na cidade. Na zona sul, 37 propriedades agrícolas já aderiram ao protocolo de Boas Práticas Agrícolas. Para realizar o trabalho existem as Casas de Agricultura Ecológica ( CAE), localizadas nas zona Leste, Norte e Sul.
Para o supervisor de Abastecimento da Secretaria, a intenção é transformar a produção da cidade em 100% agroecológica. “As pessoas não imaginam que, em meio a tantos prédios, a cidade tenha uma produção agrícola expressiva. Com a transição agroecológica, teremos alimentos que aumentam a qualidade de vida da população. Também aproximaremos produtores e consumidores, diminuindo a queima de combustíveis e colaborando com o meio ambiente”, declara o supervisor.


Serviço:
FEIRA DA AGRICULTURA LIMPA
Local: Parque Burle Marx – Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200, Panamby. 
Horário: 07h00 às 13h00
Quando: Sábados.

14 de novembro: Dia mundial de diabetes





31/10/2011 - Fonte: Citen   

O mundo se mobiliza frente aos 285 milhões de diabéticos de todas as idades, classes sociais, e etnias. Além deles, chama a atenção um número ainda maior de pessoas que estão prestes ampliar esse contingente, os chamados pré-diabéticos. Esses, atualmente, somam 344 milhões de pessoas. Basta olharmos à nossa volta para identificá-los em nossos vizinhos, conhecidos, amigos e familiares. Ninguém está imune e todos nós somos chamados a conhecer para prevenir ou tratar corretamente quando for o caso. Todos os anos, desde 1991, nós celebramos no dia 14 de novembro o Dia Mundial do Diabetes. A data foi criada com o desafio de conscientizar pacientes e familiares, médicos e profissionais de saúde, governos e sociedade civil sobre a doença e a melhor forma de enfrentá-la.
O diabetes não é uma fatalidade. É um mal gerado diariamente e que pode e deve ser combatido. O melhor que podemos fazer é esclarecer, é disseminar conhecimentos básicos para que as pessoas possam evitar o aparecimento da doença. Isso é possível em até 60% dos casos e as medidas a serem adotadas são perfeitamente possíveis. Dentre elas, a inclusão de meia hora diária de caminhada, substituição de duas porções de alimentos refinados por suas versões integrais, redução dos refrigerantes e sucos industrializados ricos em açúcar, diminuição do consumo de gorduras saturadas e hidrogenadas e perda de pelo menos 5% do peso corporal. Isso não obriga as pessoas a serem magras, mas elas precisam se tornar responsáveis por mudanças.
A ocorrência de diabetes em pessoas sem antecedentes familiares nos dá uma visão da importância do estilo de vida como fator causal da doença. Nesse contexto, o sobrepeso e a obesidade são os grandes vilões desse processo e resultam de alimentação inadequada e sedentarismo.
Para as pessoas de risco, com antecedentes familiares de diabetes ou obesidade, a campanha é uma oportunidade para entenderem que é possível evitar a doença. Para os governos, a data é um alerta para a necessidade de implantarem estratégias eficientes e políticas de prevenção, visando resguardar a saúde dos cidadãos com diabetes e daqueles que tem risco de desenvolver a doença. Para os profissionais de saúde, o momento é útil ao aprimoramento do próprio nível de conhecimento sobre a doença, de modo que as recomendações baseadas em evidências científicas sejam colocadas em prática. Para o público em geral, 14 de novembro é uma oportunidade para que cada um possa olhar a sua volta e entender o impacto do diabetes.
Durante todo o mês de novembro, o blog comer sem culpa será inteiramente voltado à educação em diabetes e abordaremos todos os temas que envolvem a doença. Junte-se a nós, como conclama a International Diabetes Federation.http://bit.ly/tDSFZw
Por Citen - www.citen.com.br

Bioengenharia de solos nos parques

PARQUE DAS ÁGUAS


Colaboração de: Fernando Takeo Mamprim


 Antes 
Foto: Fernando Takeo Mamprim



Depois 
Foto: Fernando Takeo Mamprim

Centro de Referência Alimentar e Nutricional Sustentável – Butantã



Centro de Referência
Alimentar e Nutricional Sustentável – Butantã


O CRSANS-BT promove ações de construção da cidadania e segurança alimentar e nutricional sustentável, com intervenções sócio-educativas, sobre o acesso aos alimentos, às práticas e às informações necessárias para uma alimentação saudável, para garantir a saúde e qualidade de vida. Neste espaço participam a comunidade local, sociedade civil e o poder público.
Novembro / 2011
Programação de atividades
(INSCRIÇÕES ABERTAS)


ATIVIDADES  GRATUITAS

MINICURSO CONSTRUÇÃO DE MAQUETE

03, 08,10, 17, 22,24 E 29  de NOVEMBRO - (TERÇA  E QUINTAS- feiras) das 9às 12h Público: acima de 16 anos

Coordenador do Projeto e responsável pela atividade: Lisa Barros e Selene Capito - IPESA

Esta atividade integra o PROJETO CIRCUITO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL financiado pelo FEMA 7.

 

4ª CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR  E NUTRICIONAL NACIONAL  SALVADOR BA  (atividade EXTERNA)

Lema “Alimentação adequada e saudável: direito de todos”

07, 08, 09 e 10 de  novembro

Público: membros da gestão compartilhada do CRSANS, indicados como delegados eleitos na Conferência Estadual (setembro de 2011)

Objetivo geral da 4ª. Conferencia é construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável, previsto no art. 6º da Constituição Federal e promover a soberania alimentar por meio da implementação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas esferas de governo e com a participação da sociedade.



OFICINA AMPLIADA – ESTUDO DO MEIO PQ. RAPOSO  TAVARES

23 de NOVEMBRO - (QUARTA FEIRA) das 13h30 às 15h30

Objetivo: discutir e refletir sobre a problemática de resíduos sólidos e a temática de SAN.

Coordenador do projeto: Mariana Romão- POLIS Público: a todos que estejam interessados

Responsável pela atividade: NGD- CO1- equipe de Educação Ambiental - René Costa

Esta atividade integra o PROJETO CIDADANIA ALIMENTAR, financiado pelo FEMA 8.



MOSTRA CULTURAL  - Atividades do CCA Clarisse Ferraz Wey

26 de NOVEMBRO  (sábado) – das  9h ás 16h  público:  aberto a todos os interessados

Objetivo: Apresentar o projeto estação das brincadeiras, propiciando uma maior aproximação das famílias.

Coordenador e responsável pela atividade Maria do Carmo e Maria Elvira.


OFICINA ENFEITE NATALINOS

Material necessário (garrafa Pet, jornal, sobra de:  fitas, retalhos, enfeite de natal etc)

24 de NOVEMBRO - (quinta - feira) das 10h às 12h Guirlanda de PET      Público: a partir de 16 anos

28 de NOVEMBRO - (segunda - feira) das 10h às 12h Guirlanda de JORNAL      Público: a partir de 16 anos

Objetivo: construção de enfeites natalinos focando reaproveitamento de materiais descartados no lixo.

Coordenador e responsável pela atividade (Membros da Gestão Compartilhada CRSANS)

 Solange C. S Redolfi (pedagoga/nutricionista) e Márcia Alarcon Rosa (arte educadora)- NGD- CO-1



 OFICINA FAXINA ECOLÓGICA

Materiais necessários: vasilhames plásticos tipo: garrafa Pet, detergente, potes.   Limpos e sem rótulo

29 de NOVEMBRO - (TERÇA - feira) das 10h às 12h Público: ADULTO

Objetivo: Reflexão sobre os impactos dos produtos de limpeza no ambiente e produção de materiais  de baixo impacto.

Coordenador e responsável pela atividade (Membros da Gestão Compartilhada CRSANS)

Susana I. Basualdo- NGD- CO-1- Wandercy de Fátima



OFICINA COLETA SELETIVA NO ESPAÇO INTERNO DO  CRSANS

29 de NOVEMBRO - (terça - feira) das 14h às 16h  Público:a todos os interessados



VISITAÇÃO CRSANS

29 de novembro  das 14h ás 16 h

Divulgação e apresentação do espaço para os visitantes

LIGUE PARA FAZER SEU AGENDAMENTO FONE     (3731 71 26)



Atividades em andamento (inscrições encerradas)


OFICINA DE CULINÁRIA – 01,03 08,10, 22, 24, 29,   novembro  (terças feiras e  quintas feiras )  das 14h ás 17h

Objetivo: Criar receitas que posteriormente possa ser comercializado, trabalhar com os participantes a idéia de produção e confecção de alimentos que  sigam os preceitos de segurança alimentar e economia solidária, gerando renda e inclusão social.

Coordenador: Mariana de Mello Beisiegel, Aline Queiroz e Werner Regenthal – ITCP/USP

Público:  Centro de Atenção Psicossocial do Butantã ( CAPS -BT) , CECCO Previdência e interessados


INCUBAÇÃO DE GRUPO PRODUÇÃO  “MÃOS NA MASSA”

Encontros de PRODUÇÃO 2ªs feira dias  07, 14,21,28  novembro das 9h30 ás 16h

Encontros de  FORMAÇÃO 03,10,17, 24  novembro, das 9h30 ás 12h (5ª feiras)      

 Objetivo: Acompanhar a produção e formar os integrantes do empreendimento econômico solidário que produz barrinhas de cereais a partir dos  conceitos de Segurança    Alimentar e Nutricional Sustentável e Economia Solidária

Coordenador: Nadir Moraes; Werner Regenthal – ITCP/USP 
Público: adultos a partir de 18 anos



PROJETO CIDADANIA ALIMENTAR – CURSO
09,16,23, 30 novembro - (quarta - feira) das 14h às 17h 

Objetivo: Contribuir para a inserção da temática da agricultura urbana, na ótica da segurança alimentar e nutricional e da economia  solidária, junto a organizações  sociais e   famílias moradoras no Jardim Jaqueline e entorno, através de processo de capacitação e troca de  experiências;

Coordenador: Mariana Romão POLIS, Projeto  financiado pelo FEMA 8.
Público: a todos que estejam interessados


Atividade permanente – Sala de leitura

(Atividade Livre) 2as feiras e 3as feiras das 9h às 12h

Ações pedagógicas, educacionais e construtivas como: elaboração de jogos, Leitura, desenho.


CRSANS-BT
Rua Nella Murari Rosa, nº 40,
Jd. Jaqueline. Entrada pela rua Basílio Levi
alt. km 14,5 da Rod. Rap. Tavares - Próximo ao ponto final do ônibus Santo Amaro - Jaqueline (746H-10) 
 Fone: 3731 – 7126  - crsans-bt@gmail.com