segunda-feira, 31 de outubro de 2011

GPS: Ciclorrotas


31/10/2011 - 19h31

Veja mapa completo das rotas para andar de bike em SP


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Atualizado às 19h45.
Quem anda de bicicleta em São Paulo já pode traçar os melhores caminhos a partir da primeira versão do mapa de ciclorrotas do centro expandido. O estudo foi apresentado no sábado (28), mas a versão definitiva só deve ser disponibilizada na internet para download em dezembro --até lá ainda serão feitos alguns ajustes.
O mapa foi elaborado pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) com financiamento da Secretaria Municipal de Esportes.
O estudo, que começou em maio, aponta quais são os principais polos geradores de viagem da cidade (escolas, universidades, comércio, equipamentos culturais e estações de metrô, por exemplo) e define as rotas mais tranquilas para se andar de bicicleta.
O mapeamento ainda mostra as vias com maior inclinação, os caminhos com tráfico intenso, a direção das ruas e os trechos onde é recomendável descer do veículo e andar pela calçada.
Além de escolher o melhor caminho, o levantamento destaca as principais dicas de segurança para quem vai andar de bike: dar preferência ao pedestre, não pedalar muito próximo à guia, não andar na contramão, usar luzes e refletivos, além de andar com calma e não ultrapassar sem necessidade.
Arte/Folhapress

Setembro Verde!


31/10/2011 - 13h56

Desmatamento na Amazônia cai 43% em setembro


CLAUDIO ANGELO
DE BRASÍLIA

O desmatamento na Amazônia caiu 43% em setembro comparado com o mesmo mês do ano passado. Os dados são do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e foram divulgados nesta segunda-feira pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Segundo o sistema Deter, que detecta desmatamento em tempo real usando satélites, a devastação na região amazônica em setembro foi de 254 hectares, contra 448 hectares em 2010.
"É o menor [desmate em] setembro da história", disse a ministra, em alusão ao início da série de dados do Deter, em 2004. "Não tivemos um setembro negro, tivemos um setembro verde."
No acumulado de janeiro a setembro, o Deter viu empate técnico em relação ao mesmo período do ano anterior: 1.835 km2 em 2011 contra 1.862 km2 em 2010, uma queda de 1,5%. Mato Grosso e Rondônia foram os únicos Estados que mostraram uma elevação no período -- no caso matogrossense, de expressivos 72%.
A alta reflete a disparada no período de abril a maio, quando a perspectiva de uma anistia induzida pelo debate do Código Florestal na Câmara dos Deputados, aliada a uma lei de zoneamento benevolente em Mato Grosso, animou o setor produtivo a desflorestar.

EcoSP Encontro Ambiental de São Paulo: 3 a 5 de novembro