sábado, 15 de outubro de 2011

Encontro Nacional de Tecnologia da Informação




http://www.softwarepublico.gov.br/

No dia 20 de outubro estarão encerradas as inscrições para o mais importante evento de Tecnologia da Informação do Brasil. Representantes do setor público, privado, academia, terceiros setor, movimentos sociais e entidades representativas do setor de TI estarão debatendo temas de extrema relevância para a tecnologia da informação, com foco especial no setor público.

O formulário de inscrição estará disponível até o dia 20 de outubro para todos os membros do Portal SPB. Para realizar a sua inscrição basta acessar o endereço http://www.softwarepublico.gov.br/pesquisas/instructions?assessment_id=38970531

Durante os dias 25, 26 e 27 de outubro, vários especialistas do setor de TI estarão presentes para compartilhar suas experiências em governança, dados abertos, produção colaborativa, desenvolvimento e qualidade de software e inúmeros casos de sucesso do setor público.

Os detalhes do evento podem ser obtidos no endereço:
http://www.softwarepublico.gov.br/ii-encontro-spb

A primeira versão da programação pode ser verificada no endereço:
http://programacao.softwarepublico.gov.br/papers/pub/?language=pt-br

Ajude na divulgação do evento passando o assunto e o link abaixo para sua rede de contatos.
Abertas as inscrições para o Encontro Nacional de Tecnologia da Informação
http://www.softwarepublico.gov.br/news-item220

O evento será realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, em Brasília. Os interessados em participar do evento devem fazer sua inscrição no portal do Software Público, que é administrado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.

O encontro nacional tem por objetivo reunir gestores municipais, usuários de soluções de Tecnologia da Informação (TI) e desenvolvedores e prestadores de serviços do portal do Software Público para debater e divulgar inovações na área de TI.

Para isto, o evento englobará outras seis atividades paralelas: II Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os Municípios; II Encontro Nacional do Software Público Brasileiro; II Encontro Nacional de Qualidade de Software; I Encontro de Governança em Tecnologia da Informação; I Encontro Nacional de Dados Abertos; e Pré-Conferência Nacional de Governo Eletrônico.

De acordo com o diretor de integração e sistemas de informação da SLTI, Corinto Meffe, o evento estimula a troca de experiências entre as organizações públicas e privadas.

Para Meffe, ao participar do encontro, as instituições ampliam a sua rede de compartilhamento de soluções. “Quem participar do evento poderá resolver problemas ou atender demandas da área de TI”, ressalta o diretor.

Para se inscrever no evento, é necessário acessar o endereço http://www.softwarepublico.gov.br/ii-encontro-spb. Após o cadastro, os interessados devem confirmar a inscrição disponível no ambiente virtual. Em caso de dúvidas, os participantes podem entrar em contato com a organização pelo seguinte endereço eletrônico: admin@softwarepublico.gov.br

O evento, uma parceria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) com o Ministério das Comunicações, Ministério das Cidades, Secretaria de Relações Institucionais e Telebrás, será realizado Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília.

Fonte: Portal do Ministério do Planejamento
http://www.planejamento.gov.br/noticia.asp?p=not&cod=7672&cat=94&sec=7
 
 
 
 
Lista de Softwares Públicos

Selecione o software que deseja conhecer clicando no nome da solução na lista abaixo

Comunidades

Prefeitura Livre (6886 membros)

O PREFEITURA LIVRE é uma solução de gestão municipal completamente livre e com suporte comercial de uma rede de empresas especializadas. Você não precisa pagar qualquer valor referente a licença de software para utilizar esta solução, basta baixar o código-fonte e configurá-lo adequadamente com os diversos SOFTWARES LIVRES que compõem a solução. O PREFEITURA LIVRE é a única solução de gestão municipal que implementa os principais conceitos associados ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e ao Geoprocessamento Corporativo. Sendo um SOFTWARE LIVRE desenvolvido sob um framework estruturado em 3 camadas (MVC), ele pode ser adaptado rapidamente a qualquer nova demanda.

e-Nota (4016 membros)

O e-Nota é um sistema informatizado para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas de Serviços, visando a modernização da Gestão Tributária de ISS/ISSQN. O e-Nota foi desenvolvido para auxiliar o fiscal de ISS da Prefeitura, bem como interagir com o contribuinte de ISS e o tomador de serviços. Além de contar com ferramenta de fácil utilização para gestão das informações pertinentes a emissão de NFe de Serviços.

SGA LIVRE - Sistema de Gerenciamento do Atendimento (6118 membros)

SGA LIVRE significa Sistema de Gerenciamento do Atendimento, versão Livre. É desenvolvido pela DATAPREV, totalmente baseado em tecnologias de software livre e de código aberto.Através do SGA é possível gerenciar filas e fluxo de atendimento em quaisquer tipos de empresas ou organizações que prestam serviço de atendimento presencial à pessoas.
O SGA oferece o controle de filas de atendimento através de emissão de senhas e chamada das mesmas através de painéis. As filas de atendimento podem conter um único serviço ou um grupo de serviços. Os painéis podem chamar um, vários ou todos os serviços. Uma unidade de atendimento pode ter vários painéis.
O SGA é mais do que um sistema de controle de filas. Ao gerenciar o fluxo de atendimento, o sistema apresenta uma série de recursos que auxiliam na gerência e administração das unidades de atendimento.
Fornece uma diversidade de informações gerenciais preciosas, através de relatórios, estatísticas e gráficos avançados sobre atendimentos de uma unidade, de um grupo de unidades ou de todas elas. É possível obter estatísticas e tempos médios de atendimento por atendente, por período e por unidade, entre outras. Pode-se obter dados detalhados ou agregados.
As informações gerenciais fornecidas pelo SGA possibilitam aos gestores planejar, acompanhar, monitorar, otimizar e agilizar o atendimento aos clientes.

Minuano (3861 membros)

A Solução MINUANO – Transmissão de Áudio e Vídeo totalmente em Software Livre CAIXA, trata-se de um sistema de captura, processamento, compactação e distribuição do sinal digital para a intranet ou Internet, ao vivo e ou download. Solução com foco nas comunicações organizacionais e aplicação para Setor Público, Privado e Governo, em especial pelas características continentais do nosso Pais, possibilitando uma extrema agilidade nas comunicações e informações com drástica redução de custos.
Solução certificada pelo Programa de Racionalização de Gastos e Eliminação de Desperdícios CAIXA.

Demoiselle (879 membros)

Demoiselle Framework é uma API Java para desenvolvimento de aplicações JEE, criada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em 2008 e disponibilizada como software livre em abril de 2009. O Demoiselle Framework surgiu da necessidade do Serpro de:Padronizar o desenvolvimento de aplicações (com relação a construção de código);
Gerar código reutilizável;
Desenvolver software de forma colaborativa;
Integrar diferentes instituições e tecnologias.
O princípio fundamental do Demoiselle Framework é que a arquitetura de software resolve quatro problemas: ela provê uma estrutura básica para um projeto, indica as tecnologias a serem adotadas, define os padrões de implementação e ajuda nas decisões de projeto.

CMS - Controle de Marcas e Sinais (858 membros)

Bem vindo!O Marcas e Sinais é um software que auxilia o registro e consulta por marcas e sinais utilizados por produtores rurais.
Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Bagé, o sistema foi criado a partir da dificuldade de armazenagem e problemas ocasionados pelo manuseio de registros físicos.
O sistema é utilizado através da plataforma web, tornando mais fácil o acesso e sua a atualização.

e-ISS (2015 membros)

O e-ISS é um sistema informatizado que visa a modernização da Gestão Tributária de ISS/ISSQN. O e-ISS foi desenvolvido de maneira a auxiliar o fiscal de ISS da Prefeitura, bem como interagir com o contribuinte de ISS e o tomador de serviços. Além de contar com ferramenta de fácil utilização.

GP-Web (4699 membros)

O sistema integrado de gestão de projetos GP-Web, tanto na parte de gerenciamento de projetos e práticas de gestão, quanto na tramitação interna de mensagens e documentos protocolados, se propõe a ser uma solução completa e integrada para qualquer organização. Roda via Web, tendo sido criado na linguagem PHP e banco de dados MySQL.O GP-WEB é composto por um conjunto de módulos. Alguns destes módulos, bem como elementos do núcleo do sistema, são derivados do dotProject. Outras funções foram aperfeiçoadas a partir do Software Público SPED, conforme detalhes a seguir:
Módulo de E-mail corporativo com assinatura eletrônica, criptografia, aviso de leitura, controle de agenda, dentre outras funcionalidades; Módulo de criação e envio de documentos, tal qual o SPED, mas mais fácil e flexível;
Módulo de gerenciamento de projetos completo, inclusive podendo importar do MS Project e dotProject, contendo também WBS;
Módulo de Gestão da Excelência, com controle de indicadores, práticas de gestão, relatório de gestão, com as réguas de 250, 500 e 1000 pontos do Gov. Federal (PQGF) e da Fundação Nacional da Qualidade, assim como a régua de 500 pontos do Exército;
Módulo de agenda coletiva e lista de atividades à realizar, integrada ao demais módulos, com funcionalidades semelhantes ao Lotus Notes e Google Agenda.

GGAS (323 membros)

O sistema GGAS (lêia-se: "Gê Gás") é o Sistema de Gestão Comercial de Gás Natural que visa atender, de forma abrangente, as necessidades inerentes à Área comercial de uma empresa distribuidora de gás natural e possibilita a gestão dos cadastros, da medição, dos contratos, do faturamento (incluindo emissão das NF-e's), da cobrança, da arrecadação além de disponibilizar dados para a integração com sistemas da área contábil, financeira, operacional e gerencial.

Cocar (10909 membros)

O CONTROLADOR CENTRALIZADO DO AMBIENTE DE REDE ­ COCAR foi desenvolvido pelo DERE com o
objetivo de disponibilizar, para todos os escritórios, uma ferramenta para monitoração do tráfego nos circuitos da
rede de acesso e fornecer alarmes informativos de queda de performance nestes circuitos com o armazenamento
dos dados coletados.

Ginga (11664 membros)

Ginga é a camada de software intermediário (middleware) que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso (set-top boxes).Resultado de anos de pesquisas lideradas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ginga reúne um conjunto de tecnologias e inovações brasileiras que o tornam a especificação de middleware mais avançada e, ao mesmo tempo, mais adequada à realidade do país.
O Middleware Ginga pode ser dividido em dois subsistemas principais, que permitem o desenvolvimento de aplicações seguindo dois paradigmas de programação diferentes. Dependendo das funcionalidades requeridas no projeto de cada aplicação, um paradigma possuirá uma melhor adequação que o outro.

Cortex (1146 membros)

Cortex é um framework para desenvolvimento de aplicativos desktop multiplataforma em C++. Ele se baseia na composição de Sinapses (bibliotecas dinâmicas) em tempo de execução e sugere fortemente sua modelagem como serviços em uma Arquitetura Orientada a Serviços. É calcado em princípios SOA, o que não implica necessariamente em web services. Entretanto, já foi implementada uma solução híbrida de serviços web e desktop operando em conjunto, a qual deve ser em breve disponibilizada como parte do framework.
Cortex foi desenvolvido pelo Exército Brasileiro como solução de modularidade para facilitar o reuso e a extensibilidade no contexto do desenvolvimento de uma família de aplicativos voltados para a área de Defesa, tendo sido utilizado com sucesso por aproximadamente dois anos. Entretanto, é uma ferramenta de propósito genérico e não se restringe a este tipo de aplicação.

Xemelê (5029 membros)

Este grupo busca compartilhar soluções para fomento da comunicação interativa e dos processos colaborativos utilizando a plataforma Internet. Estamos falando de ferramentas para gerenciamento de sites, blogs, chats, wikis, e também de ambientes para integração de serviços de e-mail, agenda, workflow, etc. Para o código (até o momento) utilizamos HTML, PHP, JavaScript, Jquery, e banco de dados MySql. Entretanto é importante destacar que a comunidade Xemelê busca atender ao público que não domina código, mas ainda assim deseja explorar o potencial de comunicação interativa e colaboração da Internet.

Amadeus (5120 membros)

Sistema de gestão de aprendizagem para Educação a Distância baseado no conceito de blended learning (uma mistura de aulas a distância com presenciais). O Amadeus permite ampliar as experiências para diversas plataformas como Internet, desktop, celulares, PDAs e TV Digital, de forma integrada e consistente, permitindo a execução de novas estratégias de ensino e de aprendizagem orientadas por teorias construtivistas ou sócio-interacionista do desenvolvimento humano.

Medical - BR (500 membros)

Bem-vindo ao GNU Health - BR!GNU Health é um Sistema de Informação Hospitalar que é parte do projeto GNU.
O projeto GNU Health é mantido pela Fundação GNU Solidário.
Objetivo: Proporcionar um ambiente informatizado multiusuário, estável, seguro, escalável e de qualidade alta num Sistema de Informação Hospitalar abrangente, baseado em Software Livre, disponível para médicos e organizações de todo o mundo e também acessível para países em desenvolvimento.
Projeto GNU Health
http://health.gnu.org
Fundação GNU Solidário
http://www.gnusolidario.org/

SNEP PBX IP (2651 membros)

Software de Telecomunicação para Configuração de Centrais Telefônicas PBX IP. Baseado em Asterisk e GNU/Linux o SNEP é capaz de rodar em pequenos hardwares com uma boa performance. Possui diversos recursos de administração que darão flexibilidade, agilidade e produtividade na comunicação de voz das empresas. Pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada negócio. Possui todas as funcionalidades de uma central telefônica de grande porte: Voice mail, gravação, roteamento avançado de ligações, cadeado, ilimitados ramais e muitas outras .

e-cidade (7616 membros)

O e-cidade destina-se a informatizar a gestão dos Municípios Brasileiros de forma integrada. Esta informatização contempla a integração entre os entes municipais: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Autarquias, Fundações e outros.A economia de recursos é somente uma das vantagens na adoção do e-cidade, além da liberdade de escolha dos fornecedores e garantia de continuidade do sistema, uma vez apoiado pelo Ministério do Planejamento.

SGF (4091 membros)

Otimização do controle da frota municipal em todos os órgãos da administração pública de Fortaleza em um ambiente único baseado em Software Livre.
O sistema foi elaborado visando a transparência, agilidade no acesso às informações, diminuição dos gastos públicos e a construção de uma alternativa ecologicamente viável ao uso do papel.
Objetivos específicos:
- Sistematizar e controlar todo o processo de abastecimento, utilização da frota, veículos nas oficinas e abastecimento de combustível;
- Reduzir o consumo de papel;
- Reduzir os atrasos no resgate das informações.

SPED - Sistema de protocolo eletrônico (13055 membros)

O Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos (SPED) é um sistema WEB que surgiu da necessidade de integrar o controle na troca de documentos internos e externos das Organizações Militares do Exército. A partir desta necessidade o sistema foi desenvolvido pelo Exército para controlar o protocolo de documentos.

i-Educar (12303 membros)

O i-Educar é um software de gestão escolar. Centraliza as informações de um sistema educacional municipal, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionalizando o trabalho do servidor público.O i-Educar foi desenvolvido inicialmente pela prefeitura de Itajaí-SC e fora disponibilizado como software livre através de uma parceria tecnológica com a Cobra Tecnologia.
Com o i-Educar é possível controlar todo o cadastro de alunos, com seus dados pessoais, familiares e pedagógicos. Funcionalidades como: matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões, quadro de horários e relatórios gerenciais são realizados de forma integrada. O sistema conta também com um módulo de biblioteca que faz a gestão de bibliotecas de cada escola.

Sagu – Sistema aberto de gestão unificada (2865 membros)

O SAGU é uma solução livre criada para auxiliar no gerenciamento de instituições de Ensino. Seu funcionamento de forma modularizada, proporciona aos gestores um conjunto de ferramentas que integra e otimiza os processos dos diferentes setores da instituição.

ERP5 BR (6792 membros)

O ERP5 BR é uma solução para Sistemas Integrados de Gestão (ERP) que proporciona transparência, flexibilidade e evolução para seus usuários. Com a utilização dos modelos de negócio (Business Templates) existentes hoje, o ERP5 cobre as áreas de contabilidade, relacionamento com os clientes, comércio, gestão de armazém, expedição, faturas, gestão de recursos humanos, design de produto, produção, gerenciamento de projetos, entre muitas outras.O ERP5 é utilizado como base de pesquisa pelo Núcleo de Sistema de Informação (NSI), Instituto Federal Fluminense (IFF), desde 2002. Desenvolvido na plataforma Python/Zope, o ERP5 é utilizado e customizável através de um navegador web. O ERP5 possui ferramentas embutidas para desenvolvimento web, que possibilitam desenvolver desde pequenas alterações em formulários até mudanças de workflow e inserção de novas classes.

Sigati (3325 membros)

O Sigati é uma ferramenta gráfica que consolida em uma única interface a administração de serviços de diretório distribuído baseados no OpenLDAP, permitindo a administração de objetos, partições, réplicas, esquemas e listas de controle de acesso.
Diferentemente de outras ferramentas livres existentes, que geralmente provêem apenas administração de objetos, o Sigati permite um gerenciamento mais amplo, facilitando a execução de atividades complexas e evitando que o administrador tenha que editar manualmente os arquivos de configuração do diretório.
Desenvolvedor: Universidade Católica de Brasília (UCB).
Linguagem: Java.

Fila - Sistema de Atendimento (5055 membros)

O Fila - Sistema de Atendimento é a solução de software e hardware desenvolvida pela Oktiva [http://www.oktiva.com.br] para gerenciamento do atendimento ao público.No Fila a senha é solicitada pelo usuário através de uma interface simples e intuitiva. Ao apertar o botão capacitivo (como o de alguns elevadores) correspondente à categoria de atendimento desejada, a senha é emitida em impressora térmica com indicações do local, categoria e data/hora.
O sistema suporta diferentes categorias de atendimento, com o estabelecimento individualizado de prioridades e tempos máximos de espera e atendimento distintos para cada categoria.
Cada categoria de atendimento pode ser associada a determinados guichês. Isso permite, por exemplo, que os atendimentos preferenciais sejam direcionados apenas para guichês com acessibilidade adequada. Permite também que o supervisor realoque categorias e guichês para atender melhor à demanda.
O painel de chamada de senhas dispõe de sinalização visual e sonora e está integrado à TV, o que mais do que economizar um display, mantém a atenção dos usuários concentrada no painel de senhas.

LightBase - Banco de Dados Textual Multimídia e Soluções de GED. (4400 membros)

A solução LightBase é um banco de dados textual multimídia e reúne um ambiente de desenvolvimento rápido de aplicações e um servidor tridimensional para recuperação textual, possibilitando um rápido acesso a qualquer informação da base de dados. A ferramenta foi disponbilizada em conjunto com o GoldenDoc.O GoldenDoc fornece um conjunto de frameworks para a implantação de soluções voltadas para Gestão Documental em formato eletrônico, com base em informações estruturadas ou não. Integrada com outras soluções de digitalização, o GoldenDoc possibilita a implantação de todo um processo de captação de documentos: Preparação, Digitalização, Controle de Qualidade, Indexação e disponibilização das imagens e índices para consulta na Web.
A implantação do GoldenDoc possibilita ainda um retorno imediato no uso da quantidade de documentos em papel, na gestão integrada da informação e descentralização e redução do espaço físico (arquivo).
As duas soluções foram disponibilizadas pela empresa Light Infocon Tecnologia no Portal do Software Público.

Sisau-Saci-Contra (5322 membros)

Software de atendimento aos usuários, Sistema de gerenciamento de Portais e de controle de acesso.
Desenvolvedor: Ministério do Desenvolvimento Agrário
Linguagem: PHP
Banco de Dados: PostgreSQL

EdiTom (3997 membros)

Para permitir que iniciantes pudessem ter uma ferramenta para criar sons, representá-los em forma gráfica, escrever músicas e ouvir efeitos sonoros, era necessário um software voltado para atender estas facilidades.Este software de edição de partituras é sem similar mundial. Possui todas as características de um editor de partitura convencional, acrescido de facilitadores em vários níveis, visando sempre permitir ao iniciante partir de ações reais, para o mundo técnico da música.

EducatuX (3534 membros)

O EducatuX é um moderno método educacional que foi concebido com finalidade de promover uma integração pedagógica entre computadores e educação utilizando software livre. O projeto visa a construção de materiais didáticos para professores e alunos do ensino fundamental que auxiliem na integração das aula à tecnologia. Também temos como objetivo a construção de oficinas práticas que serão aplicadas nas escolas tendo como público alvo os professores e pedagogos da escola.

OASIS (7248 membros)

O OASIS permite o acompanhamento das ações da área de TI como Rede de Computadores, Banco de Dados, Modernização, Desenvolvimento de Sistemas e Sítios, entre outros. O objetivo é acompanhar os projetos desenvolvidos pelas áreas de TI, no que diz respeito ao seu ciclo de vida (solicitação de proposta, execução de proposta, solicitação de manutenção, execução de evolução, histórico, pessoal envolvido, gerenciamento e documentação, demanda e execução de serviços). Com a ferramenta também é possível realizar o acompanhamento gerencial dos tempos e custos, através de métricas, favorecendo a criação de indicadores de desempenho e a consequente melhoria na qualidade das atividades desenvolvidas pelas áreas de TI. Também é possível controlar e acompanhar os contratos com as empresas terceirizadas, incluindo informações do contrato, dos serviços, dos projetos previstos, das infrações e penalidades.

Sagui (2346 membros)

O SAGUI gerencia todas as estações GNU/Linux. Com ele é possível executar scripts (seqüência de comandos em linguagem de computador) de correção, customização ou coleta de informações de forma centralizada. Através de patches, é possível ainda definir o escopo de aplicação: se em toda a rede ou parte dela. Sua implementação aumentou a produtividade dos Centros de Especialização do Serpro (estruturas ligadas à Superintendência de Tecnologia da Informação, com capacidade para atender tecnicamente qualquer demanda em TIC e suporte às áreas de infra-estrutura)

Geplanes (5887 membros)

O Geplanes é um software de gestão estratégica elaborado para empresas públicas ou privadas. Ele é utilizado na fase de elaboração do planejamento estratégico e na execução das ações. Fazendo uso do Geplanes é possível gerenciar as medidas, as metas e seus desdobramentos, os indicadores e as anomalias. Através de relatórios, de gráficos e do painel de controle os gerentes, coordenadores, diretores e presidentes têm uma visão dos indicadores e da instituição.

Gnuteca (3947 membros)

O Gnuteca é um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. O sistema foi criado de acordo com critérios definidos a validados por um grupo de bibliotecários e foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, onde está em operação desde fevereiro de 2002.O Gnuteca é um software livre, o que significa que o mesmo pode ser copiado, distribuído e modificado livremente.
O software é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (LOC - Library Of Congress).
Por ter sido desenvolvido dentro de um ambiente CDS/ISIS, o Gnuteca prevê a fácil migração de acervos deste tipo, além de vários outros.
O sistema pode ser utilizado tanto na gestão de pequenos acervos particulares, como para acervos de mais de 100 mil exemplares. Por ser um software livre, e utilizar como base apenas outros softwares livres, não há limite prático no número de estações de atendimento, ilhas para consulta ou acesso através da Internet.

MDArte (1892 membros)

O MDArte tem como propósito a criação de um novo referencial de software público, com o uso de tecnologias modernas, redução do custo total dos serviços de tecnologia da informação e da dependência de soluções proprietárias. Estes objetivos serão alcançados através do uso, evolução e disponibilização de uma infra-estrutura MDA (Model Driven Architecture) open source. A aplicação de uma abordagem de arquitetura orientada a modelo (MDA) permite dentre outras vantagens a padronização da arquitetura da aplicação, a aplicação e reuso de melhores práticas de programação e a sincronia entre os modelos que documentam o sistema e a implementação. A evolução do framework será direcionada no sentido de se obter uma infra-estrutura MDA voltada para o desenvolvimento de softwares de governo a ser disponibilizada como software público.O MDArte compreende um conjunto de cartuchos AndroMDA com diversas soluções de projeto e arquitetura incorporadas nos procedimentos de transformação de modelos seguindo a abordagem MDA.

Banco de Talentos (4063 membros)

O Banco de Talentos foi desenvolvido no intuito de mapear os talentos da Câmara dos Deputados e identificar o potencial humano da Instituição, de modo a facilitar uma análise contínua da evolução funcional, por meio da disponibilização de informações prestadas pelos próprios servidores.Ele foi elaborado com base em um meta-modelo de dados que permite a sua adequação à realidade das mais diversas organizações.
A Câmara dos Deputados está disponibilizando o Banco de Talentos à comunidade por meio do Portal do Software Público, sem ônus financeiro, visando a sua evolução e a melhor utilização dos recursos públicos.

WebIntegrator - Produtividade Java WEB (6981 membros)

Webintegrator é um ambiente de alta produtividade para o desenvolvimento de aplicações Web em plataforma Java, que cria facilidades de uso e acelera o aprendizado técnico dos desenvolvedores.

Koruja (6178 membros)

O projeto nasceu devido a necessidade de empresas públicas e privadas em administrar, gerenciar, controlar e auditar configurações em ambientes de TI a partir de um único ponto de vista. Dentro dessa perspectiva surge a ideia de criar um mecanismo de automação de coleta de configuração dos recursos tecnológicos (servidores, roteadores, switches, estações de trabalho, etc.) do ambiente de TI sem utilizar agentes (AgentLess) e integrado às funcionalidades de um ambiente de colaboração Wiki.Funciona a partir do desenvolvimento e acoplamento de “plugins/drives” específicos para cada recurso tecnológico existente no ambiente de TI.
Esses “plugins/drivers” tem a tarefa de fazer a coleta das informações dos recursos tecnológicos e enviá-los para camada de apresentação em ambiente Wiki.

Jaguar (1938 membros)

O JAGUAR é um framework Java EE que traz uma arquitetura de software de alto nível, reutilizável e extensível, baseada na integração de dezenas de frameworks de base (matéria prima Open Source), líderes em seus segmentos e aplicando generalizações OO em uma arquitetura MVC2 que resultam em solução com alto nível de abstração, pouco código Java e utilizando recursos como IoC, DI e AOP, de forma natural e padronizada. Além disso, produz aplicações Java EE 5 Full-Complient, incluindo interfaces Web 2.0 com alta usabilidade e aderente aos padrões de mercado.O JAGUAR é uma contribuição da Powerlogic à comunidade de software livre que agora passa a ter um framework de integração de última milha, gratuito em licença GPLv2, criada a partir do software jCompany Developer Suite de propriedade da Powerlogic.

Pandorga (4619 membros)

O Pandorga GNU/Linux é uma distribuição educacional criada em 2006 especialmente para crianças, pré-adolescentes e escolas de ensino infantil e fundamental.

Seu propósito é fazer do laboratório de informática um ambiente de segurança, diversão e aprendizado, com muitos jogos e programas que exercitem a mente sem perder o prazer em estudar.

Querida pelos educadores, pais e alunos, a distribuição educacional Pandorga tem uma trajetória de sucesso, realizações, trabalho e diversão garantida desde o desenvolvedor até o usuário final, os alunos!

e-Proinfo (7276 membros)

O Ambiente Colaborativo de Aprendizagem - e-ProInfo é um software público, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância - SEED do Ministério da Educação - MEC e licenciado por meio da GPL-GNU, Licença Pública Geral.

Ressaltamos que o e-ProInfo é software público e possui licenciamento específico. O contrato segue às regras da Licença Pública Geral - GPL e deve ser conhecida pelas Instituições que pretendem utilizá-lo. Para obter informações referentes as regras o usuário deverá acessar o link GNU GPL.Equipe e-ProInfo.

ASES (2442 membros)

O ASES é uma ferramenta que permite avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sítios e portais, sendo de grande valia para os desenvolvedores e publicadores de conteúdo.Algumas funcionalidades:

* Avaliador de acessibilidade (e-MAG e WCAG);
* Avaliador de CSS;
* Avaliador de HTML (4.01 e XHTML);
* Simuladores de leitor de tela (tempo) e Baixa visão (daltonismo, miopia, catarata);
* Ferramenta para selecionar o DocType, conteúdo alternativo, associador de rótulos, links redundantes, corretor de eventos e preenchimento de formulários.

KyaPanel (2812 membros)

O KyaPanel é um sistema de gestão para servidores de e-mail que utilizam Postfix, LDAP e Courier.Além da gerência comum ele também está integrado com o Egroupware quando utilizado com Postgres, permitindo a seleção dos aplicativos disponíveis na mesma interface do KyaPanel.
Desenvolvido em camadas, o seu core está desenvolvido em Shell Script e sua interface em PHP, que executa o core através de um daemon próprio. Esta estrutura permite que outras interfaces sejam desenvolvidas sem afetar o comportamento do sistema. Em sua nova série o KyaPanel esta 100% integrado ao LDAP, MySQL e PostgreSQL. Basta selecionar a base que melhor lhe atender.
Abaixo estão todas as características do KyaPanel.

REDECA (967 membros)

REDECA é um software voltado para o auxílio na formação de redes sociais de proteção à criança e ao adolescente. Tem como premissa o compartilhamento e a troca de informações em um ambiente, a segurança das informações e a agilidade de comunicação entre os atores de uma rede. Seu nome deriva das palavras REDE e ECA (Estatuto da Criança e Adolescente).

Apoena (2821 membros)

Apoena é um Software Livre que surgiu da necessidade de facilitar a Democratização da Informação nos telecentros do Banco do Brasil. A ferramenta elabora Clippings de notícias. Funciona como uma agência de notícias coletando e processando informações de mais de 300 fontes informativas.Desenvolvedor: Banco do Brasil S.A.
Linguagem: Shell Script, Java, PHP
Banco de Dados: Mysql

InVesalius (5335 membros)

InVesalius é um software público para área de saúde que visa auxiliar o diagnóstico e o planejamento cirúrgico. A partir de imagens em duas dimensões (2D) obtidas através de equipamentos de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, o programa permite criar modelos virtuais em três dimensões (3D) correspondentes às estruturas anatômicas dos pacientes em acompanhamento médico. O software tem demonstrado grande versatilidade e vem contribuindo com diversas áreas dentre as quais medicina, odontologia, veterinária, arqueologia e engenharia. O programa foi desenvolvido pelo antigo CenPRA atual CTI(Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer), unidade do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através das linguagens de programação Python e C++. Atualmente opera em GNU Linux (Ubuntu, Fedora e OpenSuse já foram testados) e Windows (XP e Vista), sendo que é licenciado pela CC-GNU GPL (Licença Pública Geral) versão 2 (em português).

i3GEO (8286 membros)

O i3Geo é um software para internet baseado em um conjunto de outros softwares livres, principalmente o Mapserver. O foco principal é a disponibilização de dados geográficos e um conjunto de ferramentas de navegação, geração de análises, compartilhamento e geração de mapas sob demanda.

SGD - Sistema de Gestão de Demandas (13133 membros)

O SGD foi desenvolvido dentro da filosofia de software livre para atender as necessidades da TI, transformando as demandas internas em projetos que são controlados pelo escritório de projetos, melhorando conseqüentemente a qualidade do atendimento do serviço público. Contudo, por sua flexibilidade, a ferramenta pode ser utilizada por qualquer área, órgão público ou empresa que deseje o efetivo controle de suas demandas. O sistema apesar de empregar técnicas voltadas a orientação de objetos, adoção de linguagem de programação livre e a arquitetura do sistema estruturada em três camadas, tem a preocupação da adoção de padrões abertos, bem como a aderência com a política de software livre do governo federal.

Provinha Brasil (1441 membros)

A Provinha Brasil, criada em consonância com o objetivo do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do MEC, é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental. Ela auxilia professores e gestores escolares, pois atua como um instrumento diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos, permitindo a correção e reorientação da aprendizagem em leitura e escrita, melhorando a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecido às crianças. Essa avaliação diferencia-se das demais que vêm sendo realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pois se trata de um instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias.
Em Guarulhos, a aplicação da Provinha Brasil ocorre desde 2008. No primeiro ano de aplicação, as escolas enviaram os gabaritos dos testes do primeiro e segundo semestres para a Secretaria de Educação. Após o trabalho de alguns meses, essas respostas foram inseridas em um banco de dados e iniciou-se um processo de confecção de relatórios com esses dados. Em 2009 houve uma melhoria nítida no processo de aplicação da Provinha. Tal avanço foi nitidamente percebido pela rede, pois o relatório da primeira fase do teste de 2009 foi entregue às escolas junto com o relatório dos dois testes de 2008. Esse progresso no tempo de confecção dos relatórios ocorreu porque a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Educação, desenvolveu um Sistema on-line para inserção e armazenamento das respostas da Provinha. Além do desenvolvimento desse sistema, a Secretaria de Educação ainda se responsabilizou pelo suporte, manutenção, atualização e aprimoramento contínuo do mesmo. A equipe escolar ficou responsável pela inserção das respostas de cada aluno e das observações descritivas dos educadores que acompanham esses alunos no processo ensino-aprendizagem.
Dessa forma, o sistema Provinha Brasil facilitou o tratamento dos dados, viabilizando a produção de relatórios que, ao subsidiar ações pedagógicas, são capazes de unir a Secretaria de Educação, a Equipe Escolar, alunos e pais.

OpenACS (2128 membros)

O Sistema de Arquitetura de Comunidades Aberto (OpenACS) é um framework de desenvolvimento Web para construir aplicações que suportam comunidades virtuais. O OpenACS fornece uma infra-estrutura robusta, construída em cima dos seguindes componentes padrão: a linguagem de programação Tcl, um banco de dados PostgreSQL ou Oracle para armazenar os dados da aplicação, o servidor AOLServer para o serviço HTTP e sistemas operacionais *nix ou Windows. Como outros frameworks modernos, o OpenACS dá suporte a:

* Sistema de template para separar a lógica da apresentação;
* Internacionalização para apresentar a interface de acordo com a linguagem do usuário;
* Um sistema de pacotes modular para criar aplicações dependentes;
* Um sistema de papéis e permissões;
* Um repositório de conteúdo (content repository) para armazenar todos os tipos de conteúdo e manter um histórico de versões.

Curupira (6693 membros)

Solução corporativa em Software Livre, desenvolvida pela equipe da CAIXA, utilizando código aberto e executado sob o sistema operacional Linux, que permite o gerenciamento dos processos de impressão através da gestão racional dos elevados custos, volumes de impressão, insumos, permissões e eficiência do uso em redes corporativas.

GSAN (3015 membros)

Sistema integrado de gestão de serviços de saneamento. O GSAN é um sistema, desenvolvido com ferramentas de software livre, de Gerência de Operações Comerciais e de Controle da execução de serviços internos, disponível gratuitamente para prestadores dos serviços de saneamento brasileiros e para atendimento de seus usuários.
O GSNA foi criado com o objetivo de elevar o nível de desempenho e de eficiência das empresas de abastecimento de água e coleta de esgotos, e pode ser adaptado a empresas de pequeno, médio e grande portes.

PW3270 (3016 membros)

O pw3270 é um emulador de terminal 3270 totalmente livre, com recursos avançados e uma interface amigável (elaborada em GTK), comparável às melhores ferramentas do mercado.Disponível para Linux e Windows.

Linux Educacional (4865 membros)

O Linux Educacional é uma solução de software que colabora para o atendimento dos propósitos do ProInfo de forma a favorecer ao usuário final no que se refere ao uso e a acessibilidade da mesma, bem como ao responsável pelo laboratório no que se refere a manutenção e atualização da solução.A versão 3.0 do Linux Educacional, foi baseada em uma distribuição GNU/Linux chamada Kubuntu, com uma identidade visual simples e atrativa, aplicativos educacionais personalizados, ferramentas de acesso e busca dos conteúdos educacionais, repositório Debian de conteúdos educacionais mantido pelo MEC e ferramentas de produtividade.

CACIC - Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (31876 membros)

Primeiro Software Público do Governo Federal, resultado do Consórcio de Cooperação entre a SLTI - Secretaria de Logística Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG e a DATAPREV - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, desenvolvido pelo Escritório Regional da DATAPREV no Espírito Santo.


O Cacic é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. Também pode fornecer informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.


Desenvolvedor: DATAPREV - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência SocialLinguagens de Programação: Php, Perl, Python e Delphi
SGBD: MySQL
 

Película solar


http://eco4planet.uol.com.br/blog/2011/10/3m-apresenta-pelicula-solar-para-janelas-comuns/
 
 

“Occupy”


Movimento “Occupy” chega ao Rio e a SP

Por Camilo Rocha

Protestos estão programados para diversas cidades do mundo neste sábado, 15
SÃO PAULO – Sábado, 15, foi escolhido como dia da deflagração de vários protestos a la Occupy Wall Street pelo mundo, incluindo o Brasil.
O Occupy Rio acontecerá na Cinelândia, a partir das 13h. O Twitter do evento conclama: “Vamos preparar nossas mochilas, dia 15 está aí”.
—-
• Siga o ‘Link’ no Twitter e noFacebook
Em São Paulo, a concentração será no largo São Bento e foi marcada para mais cedo, às 10 da manhã.O evento já conta com mais de 2.750 membros no Facebook.
Os eventos estão sendo promovidos pelo Democracia Brasil Real, uma organização social que “não está vinculada a nenhum partido político, sindicato ou empresa”.
Há uma certa desorganização na comunicação das manifestações, dispersa por eventos e páginas individuais no Facebook, sites e Twitters.
Fora do Brasil, eventos “Occupy” estão marcados para Amsterdam, Londres, Taipei, Paris, Tóquio, Estocolmo, Roma e Sydney, entre diversos outros lugares.

No Obelisco não tem morro e nem córrego...não é área de risco!


14/10/2011 - 23h43

Manifestantes devem passar a noite no Obelisco do Ibirapuera (SP)

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/991118-manifestantes-devem-passar-a-noite-no-obelisco-do-ibirapuera-sp.shtml

Um grupo de manifestantes se reuniu na noite desta sexta-feira no Obelisco do Ibirapuera, zona sul de São Paulo, e deve dormir no local.
O grupo protesta contra a pobreza e as condições precárias de moradia no país.

Luiza Sigulem/Folhapress
Grupo se reúne e deve passar a noite no Obelisco do Ibirapuera
Grupo se reúne e deve passar a noite no Obelisco do Ibirapuera

"Property - not for sale"...Souvenir de hospital???


15/10/2011 - 05h31

Lixo hospitalar dos EUA é vendido no Nordeste

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/991146-lixo-hospitalar-dos-eua-e-vendido-no-nordeste.shtml

FÁBIO GUIBU
ENVIADO ESPECIAL A SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE (PE)

 


Lençóis com nomes de hospitais dos EUA --iguais aos apreendidos pela Receita Federal no porto de Suape e classificados como lixo hospitalar-- são vendidos por quilo em uma das principais vias de Santa Cruz do Capibaribe, cidade de 87,5 mil habitantes de Pernambuco, relata o repórter Fábio Guibu em reportagem publicada na Folha (disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Receita aciona Procuradoria contra lixo hospitalar em PE

Fiscalização encontra mais um contêiner de lixo hospitalar em PE
Contêiner com lixo hospitalar é apreendido em porto de PE
A Folha comprou nove peças (4 kg) na loja Império do Forro de Bolso. Parte delas tinha manchas e referências e unidades de saúde dos EUA, como Baltimore Washington Center ou Medline Industries Inc.
Amontoados no chão, os lençóis e fronhas eram vendidos a R$ 10 o quilo.
Funcionários alegaram problemas no sistema para não fornecer nota fiscal ou recibo e, depois da ligação por celular, fecharam a loja.
Tecidos de hospital só podem ser reaproveitados após rigorosa desinfecção.
A Receita não confirmou o nome do importador de lixo hospitalar.

Lençol de lixo hospitalar dos EUA é revendido no Brasil

Loja em Pernambuco oferece material com nomes de instituições americanas

Roupa de cama é semelhante à que foi encontrada em dois contêineres onde havia também seringa usada


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1510201101.htm


Divulgação

Lençóis importados dos EUA apreendidos no porto de Suape 

FÁBIO GUIBU
ENVIADO ESPECIAL A SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE (PE)


Lençóis com nomes de hospitais dos EUA, semelhantes aos encontrados nesta semana pela Receita Federal no porto de Suape e classificados como lixo hospitalar, são vendidos por quilo em Santa Cruz do Capibaribe, a 205 km de Recife, em Pernambuco.
A Receita apreendeu dois contêineres, na terça e na quinta, com 46 toneladas de resíduos hospitalares vindos dos EUA que eram descritos em documentos como "tecido de algodão com defeito".
Nos compartimentos, no entanto, foram encontrados lençóis manchados de sangue e seringas entre outros.
O material é proibido de entrar no país e oferece risco à saúde. Especialistas dizem que lençóis só podem ser reaproveitados após rigoroso processo de esterilização.
Neste ano, a mesma importadora já havia trazido para Pernambuco outros seis carregamentos, que não foram retidos na fiscalização.

SALDÃO NO AGRESTE
A Folha esteve ontem na cidade do agreste pernambucano para onde seriam levados os detritos importados apreendidos. Lá, comprou na loja de tecidos e retalhos Império do Forro de Bolso, sem se identificar, nove lençóis.
Três peças têm nomes de hospitais ou entidades americanas impressos no tecido. Uma tem a mesma origem de parte do material apreendido no porto, o Hospital Central Services Cooperative.
No total, a Folha comprou 4,1 kg de lençóis, a R$ 10 o quilo. Funcionários da loja alegaram "problemas no sistema" para não entregar nota fiscal nem recibo. Depois de conversarem ao celular, eles fecharam o local.
A loja fica em uma das principais avenidas de Santa Cruz do Capibaribe, cidade com 87,5 mil habitantes em 2010, segundo o IBGE. Os lençóis e fronhas estavam amontoados no chão. Tecidos para fazer forros de bolso eram vendidos, a R$ 8,75 o quilo.
Várias peças das roupas de cama tinham manchas.
Um dos lençóis comprados pela Folha traz a inscrição "Baltimore Washington Medical Center University of Mariland Medical System".
Outro tem inscrição dizendo que não pode ser vendida: "Property - not for sale".
Entre os lençóis sem inscrição, quatro têm etiquetas do fabricante. Dois deles são da americana Medline Industries Inc.. Há lençóis fabricados em outros países.
Após verificar a mercadoria, às 11h20, a Folha voltou à loja, mas ela continuava fechada. À tarde, ninguém atendeu ao telefone. A Receita diz que visitará a cidade, mas não especificou a data.