quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sustentabilidade não é só a embalagem! É também a conservação da água, transporte, economia...A PMSP já adotou!

Água na Jarra já evitou o descarte de 100 mil garrafas PET

Motivo principal da ação é atrair consumidores, restaurantes e empresas a pensarem no impacto causado pelas embalagens descartáveis

SXC.hu

Desde que foi fundada, a Água na Jarra conseguiu a adesão de 13 restaurantes e já evitou que mais de cem mil garrafas PET fossem descartadas
São Paulo - Há 18 meses as consultoras em sustentabilidade e finanças Maria Fernanda Franco e Letycia Janot decidiram criar a iniciativa Água na Jarra, com a proposta de incentivar as pessoas a usarem a água filtrada, ao invés da água engarrafada.
O motivo principal da ação é atrair consumidores, restaurantes e empresas a pensarem no impacto causado pelas embalagens descartáveis, que poderiam ser evitados pela simples substituição pelo uso da água tratada. “Existem algumas ações que são simples e podem ser feitas pelas pessoas em seu dia a dia, sem exigir grandes sacrifícios e promovem efetivamente uma melhoria ambiental”, explica Letycia.
Desde que foi fundada, a Água na Jarra conseguiu a adesão de 13 restaurantes e já evitou que mais de cem mil garrafas PET fossem descartadas. O feito é bastante representativo, pois no Brasil ainda existe a cultura do uso da água engarrafada, ao contrário do que ocorre em outros países. “Se você vai à Europa ou aos Estados Unidos, você é servido de ‘Água da Torneira’. Nos restaurantes e em suas casas as pessoas costumam usar a água filtrada”, declara a consultora.
Letycia ainda explica que a água que é tratada pelas concessionárias nacionais passa por análises e normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), portanto são de boa qualidade e próprias para o consumo. Mesmo assim, a iniciativa solicita sempre o uso dos filtros, para evitar qualquer tipo de contaminação que possa ocorrer até que a água chega às torneiras.

 

Metano...


A cada ano, uma quantidade de energia suficiente para abastecer cerca de 18 milhões de residências é jogada no lixo. Literalmente. De acordo com o levantamento realizado pela consultoria Andrade & Canellas, durante este período, o Brasil deixa de gerar entre 3.050 e 3.600 GWh de energia com origem na decomposição do lixo urbano.
A afirmação foi feita com base nas estimativas divulgadas pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), que apontam que em 2010 os lixões e aterros sanitários receberam cerca de 61 milhões de toneladas de resíduos provenientes de cidades de grande e médio porte.
Considerando o potencial do biogás, composto principalmente por metano, cada tonelada poderia gerar entre 50 e 60 KWh de energia elétrica, desde que fossem armazenadas e aproveitadas corretamente.
De acordo com a gerente do núcleo de Energia Térmica e Fontes Alternativas da Andrade & Canellas, Monica Rodrigues de Souza, o desperdício desta forma de energia não é aceitável tanto do ponto de vista estrutural, uma vez que a demanda pelo produto é cada vez maior, quanto pelo risco que representa. “O acúmulo no interior de edificações eventualmente construídas sobre os aterros pode causar explosões (caso do Shopping Center Norte, na Zona Norte de São Paulo)”, aponta Monica.

Gás metano proveniente do lixo polui a atmosfera e pode causar explosões/Foto: EcoD

O metano é mais danoso para a atmosfera que o gás carbônico e pode amplificar o efeito em cerca de 20 vezes se comparado com o CO2. Uma das soluções para reduzir o risco de explosões é instalar um sistema de captação de gás no terreno. Desta forma é possível encontrar dois destinos para o metano: a queima simples, que impede a liberação no ar, e a produção de energia.
O grande entrave para a materialização deste sistema é o alto custo e o retorno em longo prazo. Tendo em vista o potencial do lixo gerado e com o objetivo de mudar o panorama, o governo oferece desconto de 100% na tarifa de transmissão para a energia gerada por usinas desse segmento, no entanto, a falta de políticas públicas para a área e inexistência de linhas de financiamento continuam atrapalhando o desenvolvimento.
“A gestão de resíduos está sendo discutida nas três esferas de poder. Essa é uma ótima oportunidade para regulamentar ações de incentivo à instalação de usinas que permitam aproveitar o potencial de geração de energia a partir do metano. Não podemos nos dar ao luxo de ignorar essa fonte de energia”, encerra Monica, da Andrade & Canellas.


Via Redação EcoD // Foto: Greentimes

A estação Tucuruvi do Metrô, na zona norte de São Paulo, contará, a partir hoje com um posto de recolhimento de lixo eletrônico

Metrô de SP terá coleta de lixo eletrônico

• Quarta-feira, 12 de outubro de 2011 - 13h54
Getty Images

São Paulo - A estação Tucuruvi do Metrô, na zona norte de São Paulo, contará, a partir hoje com um posto de recolhimento de lixo eletrônico, onde poderão ser entregues televisores, monitores, computadores, notebooks, videocassetes, aparelhos de som, câmeras fotográficas, filmadoras, telefones celulares, eletrodomésticos de pequeno porte, fitas, CDs e DVDs.
A entrega do lixo eletrônico no posto de coleta poderá ser feita diariamente, entre 6h e 18h, até o dia 26 de outubro. O posto de descarte será instalado na área livre (não paga) do mezanino. Ações simultâneas estão previstas para os metrôs das cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.
Em apoio ao Dia Nacional do Consumidor Consciente, comemorado no próximo sábado, dia 15, a ação na capital paulista faz parte da campanha "Mês do Consumo Sustentável", que pretende conscientizar a população sobre consumo e descarte responsáveis de equipamentos eletrônicos.

O caminho do silêncio...

Tecnologia reduzirá barulho no Santos Dumont

• Sexta-feira, 07 de outubro de 2011 - 10h30
 
Rio de Janeiro - O Departamento de Controle do Espaço Aérea (Decea) vai usar, a partir do início do ano que vem, uma tecnologia de última geração que reduzirá sensivelmente o ruído nas operações de pouso e decolagem no Aeroporto Santos Dumont, minimizando os transtornos para os moradores dos bairros próximos.
As informações foram dadas à Agência Brasil pelo coronel Júlio César de Souza Pereira, chefe de Planejamento Estratégico Operacional do Decea, órgão vinculado ao Ministério da Defesa e que tem a incumbência de planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas com o controle do espaço aéreo brasileiro.
Segundo o coronel Pereira, a tecnologia está sendo testada, inicialmente, em parceria com a Gol Linhas Aéreas, e “permitirá que as aeronaves possam voar em uma trajetória bem mais precisa, em descida contínua, constante e com menos utilização dos motores”. Segundo o militar, isso que reduzirá de forma considerável, os ruídos que tanto incomodam os moradores de bairros como Flamengo, Santa Teresa, Urca e Glória.
O coronel adiantou, ainda, que a nova tecnologia - que já foi utilizada experimentalmente na semana passada – também permitirá às aeronaves realizar operações de pouso e decolagem “em condições meteorológicas adversas, evitando o fechamento constante do terminal aeroportuário e reduzindo os transtornos para os passageiros”.
O chefe de Planejamento Estratégico Operacional do Decea confirmou que algumas das medidas já começam a ser testadas a partir do dia 20, como havia antecipado ontem (5) a presidenta do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio, Marilene Ramos.
“Embora a segunda fase do programa só comece a ser implementada no início do próximo ano, ainda em outubro nós daremos início à primeira fase do planejamento desenvolvido pelo Decea com vistas a reduzir os ruídos no Santos Dumont”. O coronel Pereira explicou que, na primeira fase, a Decea passará a adotar uma nova trajetória para a chamada Rota 2, na qual os aviões vão poder reduzir o uso dos motores sem o comprometer a estabilidade.
“Hoje, com a tecnologia atual, na Rota 2, a aeronave obrigatoriamente tem que voar muito baixo por um longo período, o que causa o excesso de ruídos Como o voo é nivelado muito baixo, isto faz com que a aeronave tenha que usar mais um motor para manter o avião estabilizado. O que nós estamos buscando é, com a tecnologia já existente, adotar uma trajetória que possa fazer o pouso da melhor maneira possível e que atenue ao máximo o nível de ruídos”.

Mudanças climáticas...


Clima de Marte já foi parecido com o da Terra, aponta estudo

Suposto meteorito marciano surgiu em temperatura de 18,4 ºC, dizem pesquisadores

12 de outubro de 2011 | 17h 38
 
 
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,clima-de-marte-ja-foi-parecido-com-o-da-terra-aponta-estudo,784538,0.htm

Mais quente e úmido. Assim era o clima da superfície de Marte em um passado remoto, segundo estudo inédito realizado por cientistas do California Institute of Technology (Caltech), nos Estados Unidos. Os pesquisadores chegaram à conclusão após análise de minerais de carbonato do meteorito ALH 84001, que supostamente se formou em Marte há quatro bilhões de anos e que foi encontrado na Antártida em 1984. O corpo celeste caiu na Terra há cerca de 13 mil anos após se desprender da superfície do planeta depois de uma colisão com outro meteorito. 
 
De acordo com os cientistas, a temperatura de 18,4 °C na qual o meteorito se formou indica que o Marte, cuja temperatura atual é de aproximadamente -61 ºC, era muito mais quente antigamente. “O mais interessante é que essa temperatura não é particularmente quente nem fria”, comenta Woody Fischer, professor assistente de geobiologia e co-autor do artigo, publicado na edição online da revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS). 
 
A pesquisa revela também que o meteorito se formou no meio líquido: "Você não pode desenvolver minerais de carbonato de 18,4 graus fora de uma solução aquosa", explica John Eiler, co-autor do estudo. Segundo os pesquisadores, porém, é incorreto afirmar que a água quente e úmida tenha criado condições à vida uma vez que ela levou apenas algumas horas ou dias para secar e, logo, não criou condições suficientes para um organismo crescer e se desenvolver. 
 
Apesar disso, os resultados mostram que houve um ambiente parecido com o da Terra em Marte por um curto período de tempo. “É a prova de que, no início da história de Marte, pelo menos um lugar no planeta foi capaz de manter um clima parecido com a Terra por ao menos algumas horas ou dias”, afirma Eiler. O maior desafio dos autores é saber se essa descoberta é representativa para a história marciana ou apenas uma ocorrência isolada.

PARQUES MUNICIPAIS OFERECEM RECREAÇÃO E ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DIA DAS CRIANÇAS




06/10/2011 17h14




O feriado do Dia das Crianças será uma oportunidade para pais e filhos aproveitarem o dia em um dos 80 parques municipais espalhados pela cidade. Alguns deles programaram brincadeiras e também atividades de educação ambiental, tudo gratuitamente, para divertir e também ensinar aos pequenos sobre como viver em mundo melhor, preservando a natureza.






No Parque Ibirapuera, um dos mais famosos da Zona Sul da cidade, a novidade que aguarda a criançada é uma rede tridimensional, estruturada com cordas e que simula escalada em árvores. A estrutura possibilita a descoberta de novas formas de subida e passagens de um lado para o outro, desafiando a coragem, a flexibilidade e a Inteligência dos pequenos. A novidade pode ser desbravada por crianças de 5 a 12 anos, e ficará próxima do playground.






Os brinquedos de mola também voltaram para o parque e aguardam as crianças em um playground novo, que foi ampliado e cercado, com indicação de faixa etária de 0 a 6 anos. Os brinquedos de mola exercitam a força, o impulso e o equilíbrio das crianças e aguça também o imaginário e a percepção de espaço.










No extremo da Zona Sul, no Parque Jardim Herculano, estarão à disposição jogos e brincadeiras infantis como ciranda, bambolê, bola de gude, barra manteiga, caça ao tesouro e esconde-esconde.






O Parque Alfredo Volpi, no Morumbi, optou por uma atividade saudável onde as crianças serão bem-vindas acompanhando os pais – uma Caminhada Ecológica também em uma ação em prol do Dia Mundial de Combate a Obesidade. Além dos monitores que devem orientar as atividades, a caminhada contará com a animação de malabaristas e palhaços.






No Parque Vila dos Remédios, Zona Oeste da cidade, será organizada uma Caça ao Tesouro Ambiental. As crianças devem seguir orientações e localizar as pistas do tesouro, que estarão escondidas em árvores e equipamentos do parque. Os participantes serão estimulados a identificarem espécies de árvores e animais até chegarem ao tesouro surpresa. Haverá também uma oficina para construção de brinquedos utilizando como matéria-prima diversos tipos de sucata.






Na Zona Leste, o Parque do Carmo vai aproveitar o feriado para comemorar o Dia das Crianças e também o aniversário de 35 anos do Parque. Por isso a administração, em parceria com a comunidade e organizações do entorno, organizou uma série de atividades que ficarão concentradas em frente ao Bosque da Leitura. Serão montadas tendas com teatro, filme, dinâmicas, pinturas, danças, brincadeiras, contação de histórias e apresentações musicais.






À tarde as crianças e freqüentadores participarão de um coro coletivo de parabéns ao parque, com distribuição de bolo, algodão doce e pipoca. No fim da tarde, a escola Leandro de Itaquera se apresentará aos freqüentadores.






Na Zona Norte, o Parque Vila Guilherme-Trote promoverá brincadeiras, gincanas, distribuição de brinquedos e guloseimas no dia do feriado. O ponto de encontro será em frente ao Salão de Eventos do Parque.






Também na Zona Norte, o Parque Lions Clube Tucuruvi antecipou a comemoração para o dia 11. A principal atração será uma atividade voltada para estimular a consciência ambiental das crianças, com a realização de um plantio coletivo de árvores dentro do parque. Os integrantes da atividade também ganharão sementes de girassol, recebendo orientação de onde e como plantá-las, além de uma revista de colorir. A atividade será finalizada com um piquenique.






Na região Centro-Oeste, o Parque Trianon vem desenvolvendo o projeto de educação ambiental “Conhecendo a Mata Atlântica”, que acontece todas as quartas-feiras, inclusive no dia 12. A atividade está disponível para crianças e adultos e tem como objetivo falar de consciência ambiental (teoria dos três R – reduzir, reutilizar e reciclar ) e também sobre conservação da natureza. A importância da preservação da Mata Atlântica para a qualidade de vida dos paulistanos será abordada em um passeio nas trilhas do parque. É uma boa dica de atividade para ser realizada por pais e filhos. No Parque Benemérito Brás, também na região Centro-Oeste, as atividades acontecerão nos dias 13 e 14 de outubro, em parceria com a ONG Pró-Diversidade. Serão organizadas gincanas, atividades recreativas, contação de histórias e palestras sobre a prática esportiva e seus benefícios a partir das 8h.


SERVIÇO:



DIA DAS CRIANÇAS NOS PARQUES MUNICIPAIS

LOCAIS:

PARQUE IBIRAPUERA
Av Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana
Informações: 5574-5177

Atividades
Brinquedos permanentes no playground

PARQUE JARDIM HERCULANO
Estrada da Riviera, 2282 – Jardim Herculano
Informações: 5833-7351

Atividades
Brincadeiras e jogos – das 10h às 15h;

PARQUE ALFREDO VOLPI
Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 - Morumbi
Informações: 3031-7052

Atividades
Caminhada Ecológica – 08h30 às 10h

PARQUE VILA DOS REMÉDIOS
R. Carlos Alberto Vanzolini, 413 – Vila dos Remédios
Informações: 3625-1419

Atividades
Caça ao Tesouro Ambiental – 9h às 11h e 14h às 16h;
Oficina de Brinquedos de Sucata: 11h às 13h e 16h às 18h;


PARQUE DO CARMO
Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera
Informações: 2748-0010/ 2746-5001

Atividades
11h – Contação de histórias;
13h – Apresentação musical e parabéns ao parque, com distribuição de bolo e doces;
16h – Apresentação da escola Leandro de Itaquera;

PARQUE VILA GUILHERME-TROTE
R. São Quirino, 905
Informações: 2905-0165

Atividades
Brincadeiras, gincanas e distribuição de guloseimas – 13h às 17h;

PARQUE LIONS CLUBE TUCURUVI
Rua Alcindo Bueno de Assis, 500 – Tucuruvi
Informações: 2203-5837

Atividades
Plantio de árvores, distribuição de sementes de girassol, distribuição de revistas de colorir e piquenique - das 14h às 17h

PARQUE TENENTE SIQUEIRA CAMPOS – TRIANON
R. Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César
Informações: 3289-2160

Atividades
Monitoria ‘Conhecendo a Mata Atlântica’ – às 9h30 às 11h e às 14h às 15h30

PARQUE BENEMÉRITO JOSÉ BRÁS
R. Piratininga 365 – Brás
Informações: 3207-4706

Atividades
Brincadeiras e gincanas – 8h às 17h
 


11/10/2011 08h13 - Atualizado em 11/10/2011 17h09

Veja dez sugestões para aproveitar o Dia das Crianças com a família em SP

Cidade oferece uma seleção especial para curtir a data.
Entre os destaques está show gratuito da Palavra Cantada, no Ibirapuera.




Graziela SalomãoDo G1 SP
A cidade de São Paulo tem muitas opções para quem quer aproveitar o feriado do dia 12 de outubro de uma forma diferente com as crianças. Entre programas gratuitos e pagos, o G1 fez uma seleção dos dez passeios mais divertidos ao ar livre e em locais fechados para os pais fazerem com os filhos. Entre os destaques está um show da dupla Palavra Cantada, no Auditório do Ibirapuera, na Zona Sul da cidade, e uma miniviagem de maria fumaça na Vila de Paranapiacaba, na Grande São Paulo.
Ao ar livre
show_palavracantada (Foto: Rodrigo-Schmidt/Divulgação)(Foto: Rodrigo-Schmidt/Divulgação)
Ao som da Palavra Cantada
A dupla Palavra Cantada, formada por Paulo Tatit e Sandra Peres, apresenta para a plateia externa do Auditório do Ibirapuera, na Zona Sul, um grande show do novo discoBrincadeiras Musicais. No repertório, sucessos da dupla, tais como “Sopa” e “Criança Não Trabalha”, e várias canções inéditas, entre elas “Tá Combinado” e “O Caramujo e a Saúva”. A proposta é que crianças e adultos entrem no universo da música através da experimentação corporal, gestual e com os próprios instrumentos musicais.
Brincadeiras Musicais – Palavra Cantada
Às 10h
Auditório Ibirapuera
Av Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana
Informações: 3629-1075
Entrada gratuita
parque_ibirapuera (Foto: Divulgação/SVMA)(Foto: Divulgação/SVMA)
Escalada em árvores
No Parque do Ibirapuera, na Zona Sul, um dos mais famosos da cidade, a novidade que aguarda a criançada é uma rede tridimensional, estruturada com cordas e que simula escalada em árvores para crianças de 5 a 12 anos. Os menores podem se divertir nos brinquedos de mola que voltaram para o parque e ficam no playground, recém-ampliado.
Parque Ibirapuera
Av Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana
Informações: 5574-5177
Entrada gratuita
parque_volpi (Foto: Divulgação/SVMA)(Foto: Divulgação/SVMA)
Caminhada ecológica
O Parque Alfredo Volpi, no Morumbi, na Zona Sul, optou por uma atividade saudável para a família e vai promover a Caminhada Ecológica. A ação também é em prol do Dia Mundial de Combate à Obesidade. Além dos monitores que devem orientar as atividades, a caminhada contará com a animação de malabaristas e palhaços.
Caminhada EcológicaDa 8h30 às 10h
Parque Alfredo Volpi - Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 – Morumbi
Informações: 3031-7052
Entrada gratuita
parque_carmo (Foto: Divulgação/SVMA)(Foto: Divulgação/SVMA)
Bolo, pipoca e algodão doceO Parque do Carmo, na Zona Leste, vai aproveitar o feriado para comemorar o Dia das Crianças e o aniversário de 35 anos do parque. Em parceria com a comunidade e organizações da região, o parque organizou uma série de atividades com teatro, filme, pinturas, danças, brincadeiras, contação de histórias e apresentações musicais. As tendas ficarão concentradas em frente ao Bosque da Leitura. À tarde, o parabéns ao parque vai ter bolo, algodão doce e pipoca e uma apresentação da escola Leandro de Itaquera.
Comemoração Parque do Carmo11h - Contação de histórias;
13h - Apresentação musical e parabéns ao parque;
16h - Apresentação da escola Leandro de Itaquera
Parque do Carmo - Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 - Itaquera
Informações: 2748-0010/ 2746-5001
Entrada gratuita
foto_mariafumaça (Foto: Beto Garavello/Divulgação)(Foto: Beto Garavello/Divulgação)
Nas trilhas da maria fumaça
Uma estação ferroviária construída pelos ingleses no fim do século 19 é uma das atrações da pequena Vila de Paranapiacaba, na Grande São Paulo. As crianças podem passear de maria fumaça dentro da estação, percorrendo um trecho de 1km. A saída acontece da passarela que liga a Parte Alta à Parte Baixa da Vila.
Passeio de maria fumaçaDas 10h às 16h
Rua da Estação, s/n – Parte Baixa – Vila de Paranapiacaba
Telefone: 4439-0237
Ingressos: R$ 5
foto_dinossauro (Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)
Dinossauro em São Paulo
Ir ao Zoológico de São Paulo, na Zona Sul, sempre é divertido. Desta vez, além dos animais, a criançada vai se encantar com a reprodução de uma cabeça e pescoço de um braquiossauro, um dos maiores dinossauros conhecidos. A peça de 14 metros de altura foi criada com resina e uma armação metálica, obra do artista plástico Eduardo Srur, e fica no local até o dia 30 de outubro, no lago do Zoológico.
ZoológicoDas 9h às 17h
Avenida Miguel Stéfano, 4241 - Água Funda
Telefones: 5073-0811
Ingressos: R$ 16 (adultos), R$ 6 (crianças de 5 a 12 anos), grátis (crianças até 4 anos)
Em espaço fechado
foto_planetario (Foto: Divulgação/SVMA)(Foto: Divulgação/SVMA)
Uma aventura pelo sistema solar
Uma viagem interplanetária pelo sistema solar, junto com outras crianças e um computador muito inteligente. É isso que propõe essa atividade no Planetário, na Zona Sul da cidade, que levará as crianças a conhecer os principais astros do sistema solar. A atividade é recomendada para crianças a partir de 5 anos.
Uma aventura pelo Sistema Solar
Planetário
Às 14h
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Informações: 5575-5425 / 5575-5206
Ingressos: R$ 5
foto_parlapatoes (Foto: Caetano Barrera/Divulgação)(Foto: Caetano Barrera/Divulgação)
Os clássicos do circoO espetáculo Parlapatões - Clássicos do Circo reúne números cômicos e circenses de diversos espetáculos da trajetória de 20 anos dos Parlapatões. Um grande show de variedades festeja o repertório do grupo em números para crianças de 4 a 12 anos, mas com diversão garantida para os adultos.
Parlapatões - Clássicos do circoGinásio Vermelho do SESC Consolação - Rua Dr. Vila Nova, 245 - 2º andar
Às 11h
Telefone: 3234-3000
Entrada gratuita. Ingressos com 1h de antecedência na bilheteria do Teatro Anchieta.
foto_sitiodopicapauamarelo (Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)
Brincadeiras com a turma do SítioSeis espaços inspirados nos personagem de Monteiro Lobato formam o circuito do Sítio do Picapau Amarelo, no Morumbi Shopping, na Zona Sul. As crianças de 3 a 12 anos poderão vivenciar experiências como usar um caleidoscópio ou uma lupa para ver plantas e insetos e debulhar milho. O circuito de atividades tem capacidade para 30 crianças e termina no dia 12 de outubro.
Circuito Sítio do Picapau Amarelo
Das 13h às 19h30
Atrium do Morumbi Shopping
Av. Roque Petroni Jr., 1089 – Morumbi
Entrada gratuita
foto_contação_catavento (Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)
No mundo dos origamis
No Catavento Cultural e Educacional, no Centro, além de visitar o museu, as crianças podem participar de outras atividades propostas pelo espaço. Uma delas é a contação de história que acontece às 14h e às 15h30. Arquimedes e o Reino de Siracusanarra a vida do filósofo e pesquisador grego Arquimedes e mostra suas principais descobertas, como o parafuso de Arquimedes e o raio mortal. A outra dica é a oficina de origamis que ensina técnicas simples de dobradura, desenho e pintura. A atividade acontece das 9h às 16h.
Catavento Cultural e EducacionalDas 9h às 17h
Palácio das Indústrias - Parque Dom Pedro II, Centro
Telefone: 3315-0051
Ingressos: Crianças até 12 anos não pagam no dia 12/10. Adultos pagam R$ 6. As atividades dentro do museu são gratuitas.