domingo, 9 de outubro de 2011

Myfuncity, a primeira rede social privada do mundo focada em cidadania

Uma rede em busca da cidadania

A Myfuncity tenta fazer com que o cidadão descubra uma maneira de atuar politicamente, sem a necessidade de agir dentro dos moldes da política tradicional

http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/uma-rede-em-busca-da-cidadania
 
Branca Nunes
Myfuncity
Em 19 de outubro, o aplicativo estará disponível para iPhones e iPads (Reprodução)
As estatísticas e o consolidado das avaliações são enviados a prefeituras, secretarias, jornais, emissoras de rádio, revistas ou qualquer outra entidade cadastrada
“Você se sente seguro na sua região?”, “As vias estão limpas?”, “O trânsito está fluindo?”, “Você está satisfeito com os parques”. Imagine opinar sobre questões como essas enquanto caminha pela cidade. Imagine se as respostas chegassem diariamente ao conhecimento do poder público. Imagine se o governo e a prefeitura passassem a levar essas informações em consideração no momento de decidir para qual direção ampliar as linhas de ônibus, onde instalar novas lixeiras ou em que lugar plantar uma árvore. É exatamente essa a proposta do Myfuncity, a primeira rede social privada do mundo focada em cidadania.
“É uma ferramenta de transformação para grandes e pequenas causas”, explica o publicitário Mauro Motoryn, um dos idealizadores do projeto, que deixou o cargo de CEO da agência 141 Soho Square para se dedicar em tempo integral à empreitada – que será exportada para os Estados Unidos e a Europa até o ano que vem. “Vamos conectar milhares de pessoas que compartilham opiniões e querem contribuir para mudar a cidade onde moram”.
A ideia é simples. Depois de se cadastrarem, os usuários são convidados a avaliar a região onde estão naquele momento. Também é possível deixar um comentário e colocar fotografias, que podem ser compartilhados via Facebook ou Twitter, de forma anônima ou abertamente. Entre os 12 temas abordados, limpeza pública, transporte, saúde, educação e lazer. Todos os dados ficam armazenados e disponíveis para serem consultados por outros usuários de internet que estejam num raio de um quilômetro daquele local. No fim do dia, as estatísticas e o consolidado das avaliações são enviados a prefeituras, secretarias, jornais, emissoras de rádio, revistas ou qualquer outra entidade cadastrada.
“É uma forma de usar a tecnologia como suporte da cidadania, a serviço da mobilização da sociedade”, acredita Oded Grajew, fundador da Rede Nossa São Paulo e um dos parceiros do projeto. “Embora o direito de se obter informação sobre a qualidade dos serviços públicos seja garantido por lei, diversos municípios brasileiros não cumprem essa determinação. Com esse aplicativo poderemos ter uma ideia melhor do que acontece na cidade sob o ponto de vista dos cidadãos”.
Outras mídias - Até agora, só é possível acessar o Myfuncity pelo Facebook. Em 19 de outubro, o aplicativo estará disponível para iPhones e iPads com um recurso de geolocalização que indicará automaticamente onde está o usuário. O dia também marca o lançamento em três cidades dos Estados Unidos. No fim do mês, será a vez dos celulares com sistema operacional Android, do Google.
O questionário tem 12 perguntas que mudam de hora em hora – a única que permanece a mesma é: “Qual é seu humor hoje”, para que se possa ter um “grau de confiabilidade” nas respostas. Até agora, foram elaboradas 96 questões. “Também será possível criar perguntas voltadas para uma cidade específica, caso alguma prefeitura tenha o interesse de saber a opinião da população sobre determinado tema”, explica Motoryn.
O objetivo principal do Myfuncity é possibilitar, através das novas tecnologias, que o cidadão descubra uma maneira de atuar politicamente, sem a necessidade de agir dentro dos moldes da política tradicional – tratada com repulsa por grande parte das novas gerações. “É hora de reinventar e inovar os moldes de ação”, acredita Alexandre Le Voci Sayad, diretor do Myfuncity. “O barateamento das tecnologias abriu caminho para uma geração de jovens antenados, com instrumentos capazes de promover uma verdadeira revolução . Embora banal, a pergunta ‘Que cidade você deseja?’ jamais foi feita ao cidadão. Nós queremos fazê-la. O Myfuncity abre um canal de expressão precioso para a construção de políticas públicas”.
O público e o privado - Além da maior interação com o poder público, a rede espera criar canais de diálogo entre os internautas, que poderão “curtir” – botão popularmente conhecido no Facebook que permite indicar um conteúdo – e “comentar” as opiniões dos usuários. “Pessoas que tenham interesses em comum poderão se comunicar e, por que não, organizar ações que efetivamente mudem a realidade daquela região da cidade”, anima-se Motoryn.
O projeto, que vem sendo desenvolvido há dois anos por Motoryn e Sayad, nasce com a parceria de mais de 700 entidades, por meio da Rede Nossa São Paulo, Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Cidade Escola Aprendiz, Catraca Livre e do Museu da Pessoa. A fonte de receita virá de anunciantes e, até o fim de 2012, o Myfuncity pretende reunir cerca de 10 milhões de usuários no Brasil e 50 milhões no mundo.
Embora na teoria o Myfuncity funcione bem, ainda é preciso saber o que acontecerá na prática. Para dar certo, é fundamental não só a participação de um grande número de pessoas, mas o bom uso dos recursos disponíveis para que o aplicativo não se transforme em mais um dos infinitos jogos criados diariamente nas redes sociais. As ferramentas estão postas na mesa. Resta descobrir o que será feito com elas.

Um exemplo para todos os parques! Sucesso do mutirão na 18ª ECOMOBILIZAÇÃO em Mairiporã.



fotos: Parques Sustentáveis




















Programa Ciclo Reciclar participa da 18ª Ecomobilização em Mairiporã
http://www.institutoholcim.org/index.php?option=com_content&view=article&id=146&catid=3&Itemid=21








Em outubro, aconteceu a 18ª Ecomobilização - mutirão de limpeza com coleta de materiais recicláveis a ser destinado ao Programa Ciclo Reciclar e plantio de mudas no entorno da represa Paiva Castro.


Promovida pela Sabesp, Projeto Navega São Paulo, Prefeitura de Mairiporã, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, esta edição da Ecomobilização fez parte das comemorações do Dia Mundial da Ecologia e teve como objetivo promover o uso consciente da represa.


Durante o evento foi retirado uma tonelada de entulhos e recicláveis, destinados à Associação de Catadores pelo Programa Ciclo Reciclar.


A 18ª Ecomobilização contou com a participação do prefeito Antonio Aiacyda, representantes da Sabesp, Holcim Brasil, Schwing Stetter, Programa Ciclo Reciclar, alunos das escolas públicas de Mairiporã, entre outros. 




Escócia anuncia pequeno vazamento radioativo em usina nuclear


08 de outubro de 2011 06h53 atualizado às 06h59 

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5400528-EI8142,00.html

A Agência de Proteção do Meio Ambiente da Escócia (Sepa, na sigla em inglês) informou neste sábado de um pequeno vazamento radioativo em uma antiga usina nuclear em Caithness, no nordeste escocês.
Segundo a Sepa, a radiação não chegou a vazar para fora da instalação de Dounreay, que está em processo de desligamento avaliado em 2,6 bilhões de libras.
A empresa Dounreay Site Restoration Limited, que opera a usina, indicou que o pequeno vazamento não representa um risco para a saúde. A central foi construída há cerca de 50 anos, mas não gera eletricidade desde 1994. Segundo os especialistas, às vezes este tipo de incidente acontece quando se limpa o reator e o equipamento nucleares.

SWU

06.10.2011

Fórum Global de Sustentabilidade SWU

http://pagina22.com.br/index.php/2011/10/forum-global-de-sustentabilidade-swu/

O 2º Fórum Global de Sustentabilidade SWU, que acontece entre os dias 12 e 14 de novembro em Paulínia (SP), anuncia a participação de mais quatro palestrantes: o escritor, professor e cineasta americano M.K. Asante; a educadora Dagmar Garroux, fundadora da Casa do Zezinho; a cientista Milena Boniolo, que ganhou o Prêmio Jovem Cientista (2006) com trabalho de tratamento de efluentes radioativos; e Manoel da Cunha, presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros.
Eles se juntam a um time de palestrantes que já conta com os músicos Neil Young e Bob Geldof, a Nobel da Paz Rigoberta Menchú, a ex-ministra Marina Silva e os ambientalistas Céline Cousteau e David de Rothschild, entre outros.
Em sua segunda edição este ano, o Fórum Global de Sustentabilidade SWU promove, mais uma vez, três dias de debates e discussões em torno de ideias, experiências e propostas para a sustentabilidade, contemplando os seus três pilares (social, ambiental e econômico). O evento acontece no Theatro Municipal de Paulínia, dentro da área onde será montado o festival SWU. O objetivo do encontro é fomentar debates em torno da sustentabilidade através do exemplo e da experiência de pessoas, empresas e organizações que já contribuem para um modo de vida mais sustentável.
M. K. Asante
O americano M.K. Asante é um premiado cineasta, escritor e professor, ganhador do 2009 Award Langston Hughes. Suas obras abordam os movimentos populares, o ativismo social, o hip hop e a cultura afro-americana.
Nascido no Zimbábue e criado na Filadélfia, Asante tem divulgado seu trabalho na África, Europa, América do Sul, Caribe e Estados Unidos. Seu último livro, “It’s Bigger Than Hip Hop”, foi classificado pelo jornal Los Angeles Times como “um livro poderoso capaz de movê-lo para a ação e questionar os problemas da América”. Seus outros dois títulos, “Beautiful. And Ugly Too” e “Like Water Running Off My Back”, são de poesia, sendo o último vencedor do Academy of American Poets Jean Corrie Prize.
Asante também escreveu, dirigiu e produziu o filme “The Black Candle”, narrado por Maya Angelou e vencedor de Melhor Documentário no Festival de Cinema Documentário Mundial da África. Escreveu e produziu ainda “500 Years Later”, vencedor de cinco prêmios internacionais: o prêmio de melhor documentário no Festival de Cinema Pan Africano, no Festival de Cinema de Bridgetown, no Festival de Cinema Internacional de Harlem, assim como o título de melhor filme no Festival de Cinema de Berlim e o prêmio Breaking the Chains, das Nações Unidas.
Asante estudou na Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, na Lafayette College e na UCLA School of Film and Television, em Los Angeles. É também professor de cinema e criação no Departamento de Inglês e Artes da Linguagem da Morgan State University, em Maryland.
Dagmar Garroux
Dagmar Garroux é educadora e criadora da Pedagogia do Arco Íris, uma pedagogia centrada em ideias de interesse social de pleno desenvolvimento humano para crianças e jovens da baixa renda. Em 1994, à frente de um grupo de educadores identificados com sua proposta, fundou a Casa do Zezinho em uma região de extrema violência na periferia da zona sul de São Paulo – o chamado “Triângulo da Morte”, área de entroncamento entre Capão Redondo, Jardim São Luiz e Jardim Ângela.
Desde a sua fundação, a organização não parou de crescer e hoje abriga 1800 jovens e crianças, com vários programas sociais que incluem as famílias. Com uma crença inabalável em uma educação de reciprocidade e de escuta, “Tia Dag”, como é chamada, reúne milhares de histórias nos 16 anos de existência da Casa do Zezinho.
Milena Boniolo Milena cursou Química nas Faculdades Oswaldo Cruz. Apesar da pouca idade, tem posições bastante firmes em relação ao universo acadêmico, que conhece bem de perto, e a necessidade da academia rever suas relações com a indústria, os setores produtivos e sociedade em geral. Reconhecida como pesquisadora de talento extraordinário, ganhou o Prêmio Jovem Cientista, edição 2006, na categoria graduados, com o trabalho “Uso da casca de banana para tratamento de efluentes radioativos”. Atualmente, é doutoranda em química pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos, no interior paulista).
Manoel da Cunha
Manoel da Cunha é presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros. Nasceu no Amazonas e até os 24 anos viveu em um regime de semi-escravidão, trabalhando como seringueiro na floresta amazônica. Foi um dos ativistas pelas mudanças nas condições do trabalho na região, através do Movimento de Educação de Base (MEB). Aprendeu a ler graças à própria força de vontade e nunca estudou. Em 1997, ele e um grupo de seringueiros criaram a primeira reserva extrativista do Estado do Amazonas, no Médio Juruá. Toda a produção da reserva é vendida por meio da associação de seringueiros ou da cooperativa. A comunidade já fornece de 15 a 20 toneladas de óleo diretamente para as grandes empresas do país.
Fórum 2011
Além de M. K. Asante, Dagmar Garroux, Milena Boniolo e Manoel da Cunha, o 2º Fórum Global de Sustentabilidade terá como palestrantes os músicos Neil Young e Bob Geldof; a ex-senadora Marina Silva; o professor José Eli da Veiga (especialista em desenvolvimento sustentável); John Rose (criador da ONG Waves4Water); Virgílio Viana (diretor geral da Fundação Amazonas Sustentável); Mario Mantovani (diretor da SOS Mata Atlântica); Julia Craik (ativista e diretora do estúdio de música sustentável Premises Studios); Anna Gabriel (filha do músico Peter Gabriel e uma das criadoras do Voice Project) e seu marido, Hunter Heaney; a estilista americana Donna Karan; William McDonough e Michael Braugart, da empresa de design sustentável Cradle to Cradle; Céline Cousteau (neta do historiador marítimo Jacques Cousteau e defensora dos oceanos e do meio ambiente); David de Rothschild, que comandou uma expedição pelo Pacífico com um barco feito 100% de plástico; o cientista israelense David Cahen (chefe do Departamento de Energia Alternativa do Instituto Weizmann de Ciências de Israel); o presidente da ONG britânica SolarAid, Steve Andrews; e a cineasta Lais Bodansky, entre outros.
Sobre o SWU
O SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento que convida a repensar atitudes, trazendo o debate sobre sustentabilidade para a esfera individual de ação – demonstrando como as nossas escolhas diárias podem contribuir para um mundo mais sustentável. Idealizado pelo Grupo Totalcom, de Eduardo Fischer, o movimento teve início em junho 2010 com uma plataforma de ações de comunicação e engajamento que teve como seu primeiro grande marco de celebração o SWU Music and Arts Festival.

Serviço

Data: 12 e 14 de novembro de 2011
Local: Paulínia, SP