domingo, 2 de outubro de 2011

BOLETIM DE OCORRÊNCIA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO SEM VÍTIMAS

B.O. de acidente de trânsito poderá ser feito pela internet

DE SÃO PAULO 

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0210201120.htm

A partir de amanhã, os motoristas que se envolverem em acidentes de trânsito sem vítimas no Estado de SP poderão registrar a ocorrência pela internet.
Até agora, o responsável pelo veículo precisava ir até uma unidade da Polícia Militar para fazer o comunicado.
Em algumas unidades da PM, o motorista chegava a esperar dias para conseguir uma cópia do registro.
Será preciso registrar, no site www.ssp.sp.gov.br/bo, dados pessoais e um relato do que ocorreu.

SP 2040 propõe que todos os paulistanos tenham ao menos um parque a, no máximo, 15 minutos a pé de casa

Paulistanos poderão opinar sobre cidade ideal

Consulta pública vai de quinta a novembro
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0210201106.htm
DE  SÃO PAULO

Os paulistanos poderão opinar sobre sua cidade ideal. A partir de quinta-feira, a prefeitura começa uma consulta pública, pela internet, para a elaboração do plano SP2040, que pretende ser um manifesto por melhorias.
A primeira parte do plano considerou a opinião de especialistas brasileiros e estrangeiros sobre o tema. Agora, o projeto entra em uma nova fase: ouvir moradores.
Até o final de novembro, os paulistanos poderão opinar sobre questões relacionadas a ambiente, a transporte público e à habitação.
Por exemplo, o plano propõe que, até 2040, todos os paulistanos tenham ao menos um parque a, no máximo, 15 minutos a pé de casa.
Também propõe que ninguém deva levar mais do que 30 minutos de transporte público no caminho casa-trabalho. E que todos os rios da cidade sejam recuperados.
O projeto não fala quanto tudo isso vai custar, mas a intenção é aproveitar a valorização do patrimônio trazida pela qualidade. "A questão agora é saber como capturar parte dessa valorização de forma antecipada para fazer as obras necessárias", diz o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem.
Além da internet, a consulta pública será feita também pessoalmente. A partir do dia 20, tendas serão espalhadas pela cidade para receber sugestões ao plano.
Também serão feitas reuniões temáticas e debates em entidades da sociedade civil. Ontem foi no Secovi (sindicato do mercado imobiliário). Na quinta-feira será no movimento Defenda São Paulo.
O plano deve ser concluído até o início do ano. Bucalem diz que a ideia é que o SP2040 seja um projeto "encampado" pela sociedade, de forma que os futuros prefeitos se comprometam a implantar essas diretrizes.

(EVANDRO SPINELLI)

Inevitável: Turismo sustentável e a privatização nos parques naturais de São Paulo.


Alckmin privatiza turismo em parque, cachoeira e caverna

Programa de parcerias vai permitir que empresas e associações explorem atrações e cobrem ingressos

Em contrapartida, entidades terão que fazer manutenção, melhorar estrutura ou repassar parte de lucro
 
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0210201101.htm


Fotos Lalo de Almeida/Folhapress








Interior da Caverna do Diabo, que deve ser concedida à administração privada já em 2012 


VANESSA CORREA
ENVIADA ESPECIAL a ELDORADO

Parques que ofereçam, além de área verde, opções de lazer como arborismo e rafting, restaurantes e até lugar para se hospedar.
A partir de 2012, o turismo em cachoeiras, trilhas e cavernas deve mudar nos parques do Estado de SP, quando poderá ser privatizado.
Hoje, a Fundação Florestal, além de ser o órgão responsável pela gestão ambiental da maior parte das unidades de conservação (92 em todo o Estado), também tem que administrar atrações e restaurantes.
No próximo dia 6, quando o governador Geraldo Alckmin (PSDB) assina o decreto que cria o programa de parcerias, a fundação terá autonomia para transferir à iniciativa privada essas atividades em 33 parques estaduais.
Podem concorrer empresas, ONGs e associações.
Se a concessão tiver prazos extensos ou valores altos, a serem definidos, será preciso uma lei específica para isso.

CONTRAPARTIDA
Em troca do direito de explorar esses parques, que recebem cerca de 1,5 milhão de visitantes ao ano, as empresas terão de melhorar a infraestrutura, fazer obras de manutenção ou repassar parte dos lucros obtidos -ou uma combinação de tudo isso.
Os serviços a serem transferidos constarão de editais elaborados pela fundação após consulta aos conselhos gestores dos parques.
Segundo o diretor-executivo da fundação, João Gabriel Bruno, há muitas possibilidades de exploração: desde só uma trilha até toda a estrutura turística, permitindo a cobrança de ingresso.
Questionado se o novo modelo de gestão poderá levar a aumento no valor da entrada dos parques, cujo teto hoje é de R$ 6, o diretor-executivo respondeu "espero que não. A ideia é diminuir".
Uma empresa poderá também exibir sua marca, por exemplo, na fachada de um restaurante ou pousada dentro do parque. "Mas nunca vai se montar um resort."
Bruno diz esperar que, no futuro, a fundação se mantenha com receitas próprias e venha até a abrir mão do seu orçamento anual, de R$ 65 milhões, para outras áreas do governo, como a Saúde.
Segundo ele, as concessões devem ocorrer primeiro nos parques Intervales e da Caverna do Diabo, no Vale do Ribeira, já no início de 2012.
Neste, além do passeio tradicional de uma hora na caverna, com seus vários salões e estalactites, a fundação quer ampliar a estrutura e as atrações para os visitantes.
Hoje, há apenas restaurante, serviço de guias e loja. A ideia é conceder a uma empresa, além desses serviços, a construção e a exploração de uma pousada e também incluir atividades como tirolesa e novas trilhas.

COMUNIDADE
No Parque Estadual da Caverna do Diabo e em outros, moradores do entorno já se associam para explorar atividades, como a de guias.
Eduardo Rodrigues, 38, quilombola e membro da Amamel (Associação dos Monitores Ambientais do Município de Eldorado), trabalha como guia ali desde 1998.
Ele diz que a Amamel tem condições para vencer a concorrência em uma licitação, porque conhece bem o trabalho. "Pode até ser melhor."

Mais informações sobre os parques estaduais abertos à visitação podem ser obtidas no site da Fundação Florestal (www.fflorestal.sp.gov.br).

A jornalista VANESSA CORREA viajou a convite do governo do Estado

02/10/2011 - 08h08

Alckmin privatiza turismo em parque, cachoeira e caverna em SP

 
O turismo em cachoeiras, trilhas e cavernas deve mudar a partir de 2012 nos parques do Estado de São Paulo. As unidades que oferecem, além de área verde, opções de lazer como arborismo e rafting, restaurantes e até lugar para se hospedar poderão ser privatizados.
A informação é da reportagem de Vanessa Correa publicada na edição deste domingo da Folha. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.
De acordo com o texto, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) assina no próximo dia 6 o decreto que cria o programa de parcerias. Com isso, a Fundação Florestal --que é responsável pela gestão da maior parte das unidades de conservação-- terá autonomia para transferir à iniciativa privada essas atividades.
Ao todo, 33 parques estaduais poderão ter a administração transferida. Em troca do direito de explorar esses parques, que recebem cerca de 1,5 milhão de visitantes ao ano, as empresas terão de melhorar a infraestrutura, fazer obras de manutenção ou repassar parte dos lucros obtidos.

Lalo de Almeida/Folhapress
Interior da Caverna do Diabo localizado no Parque Estadual de Jacupiranga, na região sul do Estado de São Paulo
Interior da Caverna do Diabo localizado no Parque Estadual de Jacupiranga, na região sul do Estado de São Paulo