segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Consumo de asfalto será 15% menor em 2011...e o ecológico?




Consumo de asfalto será 15% menor em 2011


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me1209201101.htm


MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br
A produção de asfalto deve quebrar um longo ciclo de alta neste ano no Brasil. O setor, que no ano passado superou 3 milhões de toneladas consumidas em obras, estima uma queda de 15% para 2011, segundo levantamento do grupo de vias da Fiesp e do Sinicesp (Sindicato da Indústria da Construção Pesada de São Paulo). O último dado, de julho, aponta um consumo de cerca de 248 mil toneladas, redução de 15,7% na comparação com o volume registrado 12 meses atrás. No ano passado, impulsionada, principalmente, pelas regiões Norte e Nordeste, o consumo de asfalto disparou no país. Sem ter como suprir a demanda, o país recorria a importação. "Nós passamos, em um curto período, de 2 milhões de toneladas para 3 milhões de toneladas. Agora voltaremos a patamares abaixo de 2,7 milhões", afirma Manuel Rossitto, coordenador do grupo de vias da Fiesp. O setor vivenciou, nos últimos meses, uma redução das contratações de obras, mas há perspectivas de recuperação no próximo ano, de acordo com Rossito. 

"O governo de São Paulo liberou a duplicação da Rodovia dos Tamoios. Nesta semana os governos federal e estadual assinam convênio para as obras do Rodoanel Norte, além da retomada das contratações pelo Ministério dos Transportes", afirma.

Explosão em central nuclear na França mata um; não há vazamento


12/09/2011 - 09h05

Explosão em central nuclear na França mata um; não há vazamento


Uma explosão na central nuclear de Marcoule, localizada na cidade de Chusclan, no sul da França, nesta segunda-feira matou uma pessoa e deixou vários feridos, relata o jornal francês "Le Monde". A central produz o combustível MOX, que recicla plutônio de armas nucleares, mas não possui reatores.

Dominique Faget-20.out.2003/France Presse
Vista da central nuclear de Marcoule, no sul da França, onde ocorreu uma explosão nesta segunda-feira

Os bombeiros e a prefeitura haviam indicado que existia o risco de vazamento radioativo, mas, pouco depois, o Comissariado de Energia Atômica do país disse que ainda não havia indícios de que isso havia ocorrido.
O veículo "Midi Libre" afirma que quatro pessoas ficaram feridas, sendo que uma delas foi levada em estado grave ao hospital Lapeyronnie, em Monpellier, em um helicóptero. Os demais foram encaminhados a outra instituição.
Ainda segundo o jornal, nenhuma medida de confinamento por causa da radioatividade foi colocada em prática nas cidades da região nem estabelecido um perímetro de segurança nas proximidades da usina nuclear. Apenas as portas do local teriam sido fechadas.
O "Le Monde", no entanto, afirma que se estabeleceu um perímetro de segurança, citando os bombeiros como fonte, que não deram um balanço mais preciso.