domingo, 11 de setembro de 2011

Combate a formigas de forma sustentável!

Empresa desenvolve produto que combate formigas em plantações

http://g1.globo.com/videos/economia/pegn/t/todos-os-videos/v/empresa-paulista-desenvolve-produto-que-combate-as-formigas-cortadeiras/1616980/


Empresa paulista desenvolve produto que combate as formigas cortadeiras03:57

Empresa desenvolve produto que combate formigas em plantações
ECCO CONTTROL
Alameda Dom Pedro de Alcântara, 618
Nova Petrópolis - São Bernardo do Campo – SP
Telefone: (11) 4125-6074
Site: www.eccoconttrol.com.br

Isso é sustentável?


Mulheres 'chipadas' preocupam médicos

Implantes sucutâneos liberam hormônios que queimam gordura e aumentam a massa muscular


10 de setembro de 2011 | 21h 40



Lígia Formenti, de O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - Dieta e rotina diária de exercícios já não bastam. Em busca de um corpo definido e com pouca gordura, muitas mulheres passaram a recorrer a implantes subcutâneos de hormônios.
Fernanda Falcão implantou um chip em 2007 - André Dusek / AE
André Dusek / AE
Fernanda Falcão implantou um chip em 2007
É nas academias de ginástica que a mania se espalha. Vendo no aparelho ao lado uma mulher com a imagem considerada ideal e com força de fazer inveja, inevitável perguntar a receita e ir atrás do milagre. Mas se a tática para algumas têm o efeito esperado, para outras traz consequências desastrosas.
"Virou uma febre: todas querem ter o corpo das chipadas, como são chamadas as mulheres que colocam os implantes", conta uma publicitária de Brasília de 22 anos que não quis ter seu nome revelado. Há um ano e meio, ela resolveu aderir à técnica. Nos primeiros meses, tudo correu como esperado: mais músculos, menos gordura. Mas bastou ela ter de fazer uma cirurgia para tudo desandar.
Passado um ano, ela estava às voltas como um grave problema de pele, queda de cabelo, vários quilos a mais e o rosto irreconhecível de tão inchado. Nesse meio tempo, duas idas ao médico responsável pela colocação do implante. "Ele pedia para eu ter paciência, mudou a dosagem, mas desisti de esperar. Tudo que ganhei nesse período foram três cicatrizes e muita dor de cabeça."

Sob a pele. Especialista em nutrição esportiva e metabolismo em Brasília, Clayton Neves Camargos diz ter aumentado o número de pessoas que chegam a seu consultório reclamando dos efeitos do hormônio. Principalmente mulheres. "O equilíbrio hormonal se rompe, problemas até então nunca imaginados aparecem. Além disso, não sabemos qual o efeito do uso dessas drogas a longo prazo", observa.
Inicialmente indicada por um grupo de médicos para mulheres que tentavam fugir da tensão pré-menstrual, a técnica consiste em colocar embaixo da pele pequenas cânulas que secretam uma dosagem de hormônios suficiente para provocar a interrupção do ciclo menstrual.

Depois de um tempo, notando que algumas mulheres ganhavam mais facilmente músculos e ficavam bem dispostas, a técnica passou a ser usada para estética. Entre os hormônios usados está a testosterona, conhecido como masculino, mas que também é encontrado, em menor quantidade, nas mulheres.

"O uso da testosterona é importante em casos específicos: mulheres com baixa produção, principalmente no período pós-menopausa", diz o ginecologista Jefferson Drezett. "Com finalidade estética, não recomendo. Os efeitos colaterais são muitos." Entre eles, alteração na voz e no sono e aumento de risco de doenças cardiovasculares.

Três tipos de implantes hormonais estão registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todos com finalidades precisas, longe da questão estética. O fato de um médico prescrever a droga apenas para ganho de massa muscular não caracteriza uma infração. Mas, segundo a agência, o uso off label (que vai além daquele determinado em bula) é feito por conta e risco do profissional que o prescreve. Se estiver incorreto, ele pode eventualmente caracterizar erro médico.

Rio+20


Conferência de Sustentabilidade Rio+20 em 2012

http://www.mundodastribos.com/conferencia-de-sustentabilidade-rio20-em-2012.html






266729 Conferência de Sustentabilidade Rio+20 em 2012 Conferência de Sustentabilidade Rio+20 em 2012
A Rio+20 será uma Conferencia de Sustentabilidade realizada, como o próprio nome já sugere, no Rio de Janeiro em 2012. O Evento recebe esse nome, pois se passaram 20 anos desde a maior Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida por Cúpula da Terra e ECO ou Rio 92, realizada no Rio de Janeiro em 1992.
Na Conferencia ficaram estipulados alguns projetos, medidas, agendas e muito mais, mas muito ficou por fazer nesses 20 anos. A nova reunião promete revisar tudo o que foi deixado para trás, o que não foi feito e o que há para fazer nos próximos anos. É um dos mais importantes eventos de Sustentabilidade da década, do mundo, e acontecerá no Brasil, país que está fortemente ligado ao assunto.

O evento está marcado para 4 a 6 de junho de 2012 (a edição de 92 teve 15 dias). Será a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável. Estarão presentes líderes de diferentes países, de todos os continentes. Entre os assuntos debatidos, a economia verde é o principal, ou seja, crescer economicamente sem prejudicar o meio ambiente. Possíveis acordos políticos estão sendo aguardados, principalmente entre os países que mais poluem atualmente.
266729 Conferência de Sustentabilidade Rio+20 em 20124 Conferência de Sustentabilidade Rio+20 em 2012
A conferência de sustentabilidade Rio+20 em 2012, diferentemente da Rio 92, deixa de ser reunião ambiental para discutir um novo paradigma de desenvolvimento econômico. Casar meio ambiente com o crescimento já é um clichê, todos sabem que isso é preciso. Na Rio+20 serão discutidos novos meios de se tornar isso uma realidade, uma nova forma de viver, de governar. A sustentabilidade é extremamente importante e está aí para ser levada à sério.
O movimento ambientalista ganhou força e as discussões sobre o futuro do planeta não estão mais restritas a organizações não governamentais ou grupos acadêmicos, o que também fará da Rio+20 uma conferência diferente da anterior. É quase que certo que os grandes poluidores não irão reduzir a emissão de gases poluentes, mas talvez novas medidas poderão ser tomadas ou aceitas.
A Conferência brasileira de Sustentabilidade em 2012 pode ser considerada muito mais importante do que a Copa de 2014 ou mesmos as Olimpíadas de 2016. São eventos esportivos, super importantes, mas não com um assunto tão sério quanto a sustentabilidade tratada na Rio+20. O evento irá reunir as personalidades mais fortes da politica mundial. A Rio+20 Brasil 2012 será um marco para a historia do país.



O Comitê de Sustentabilidade Ambiental do TJPE já implementou diversas ações que buscam assegurar a preservação do meio ambiente no âmbito do Poder Judiciário


Comitê de Sustentabilidade Ambiental do TJPE se reúne

http://www.colegiodepresidentes.jus.br/component/content/article/14-ultimas-noticias/566-comite-de-sustentabilidade-ambiental-do-tjpe-volta-a-se-reunir
Sex, 09 de Setembro de 2011 12:10
banner_sustentabilidadelegal

Entre as ações, estão coleta seletiva, uso de impressoras frente e verso e medidas pela qualidade do ar.



Ressaltar a importância do patrimônio público como um bem de todos, enfatizando o uso racional dos recursos naturais no âmbito do Poder Judiciário pernambucano. Com este objetivo, o Comitê de Sustentabilidade Legal do Tribunal de Justiça de Pernambuco se reuniu na última terça-feira (30), às 15h, na Diretoria Geral do Tribunal.

O Programa de Sustentabilidade Legal do TJPE foi instituído em 2009, na gestão do desembargador Jones Figueirêdo. Neste ano, a atual presidência do TJPE - que tem à frente o desembargador José Fernandes de Lemos -, modificou alguns itens do programa inicial levando em consideração as alterações efetivadas na estrutura organizacional do Tribunal. Entre os itens alterados, através da Portaria nº 30/2011, que foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico, o Comitê de Sustentabilidade Ambiental do TJPE passa a incluir em sua pauta o Planejamento Decenal do Judiciário pernambucano, que contém projetos estratégicos relacionados com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Na reunião da última terça-feira, estiveram presentes o secretário geral do TJPE, Leovegildo Mota; o secretário de administração Victor Marroquim; o chefe do Núcleo de Responsabilidade Social, Ayrton Rocha da Lapa; o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Alexandre Herculano; e as integrantes do Núcleo de Responsabilidade Social, Danielle Fortuna e Rita Borges. Na ocasião, foi apresentado o planejamento do Comitê, bem como sua missão, que é planejar, desenvolver, implementar e monitorar ações e práticas socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis no âmbito do Poder Judiciário de Pernambuco.

Conquistas - O Comitê de Sustentabilidade Ambiental do TJPE já implementou diversas ações que buscam assegurar a preservação do meio-ambiente no âmbito do Poder Judiciário. Dentre as ações, podemos destacar a coleta seletiva, a utilização de impressoras frente e verso, a racionalização dos procedimentos administrativos e as medidas em prol da conservação da qualidade do ar. Eventos como Semana do Meio Ambiente, e passeios ecológicos e feiras de produtos orgânicos, também têm sido promovidos pelo Comitê no Poder Judiciário ao longo desses dois anos de atuação.

Portaria nº 30/2011 - Objetivos e Metas

De acordo com a Portaria nº30/2011, os principais objetivos e metas do Comitê de Sustentabilidade Ambiental do TJPE compreende a ampliação da coleta seletiva no Judiciário. A utilização de papel reciclado e a inclusão de critérios socioambientais na aquisição de bens, materiais de consumo e demais serviços para o Tribunal também são metas que merecem destaque, bem como a construção, ampliação, reforma, manutenção ou utilização das edificações do TJPE considerando o tripé básico da sustentabilidade - ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.

Fonte: www.tjpe.jus.br.

“Dia mundial sem carro”: Uma ótima iniciativa do RJ!


Motorista que aderir ao Dia Mundial Sem Carro terá direito a embarcar de graça


http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/09/10/motorista-que-aderir-ao-dia-mundial-sem-carro-tera-direito-a-embarcar-de-graca/
Para incentivar os motoristas do estado do Rio a deixarem o carro e a moto em casa no próximo dia 22 de setembro, quando ocorre a campanha mundial “Na cidade sem meu carro”. Cinco mil motoristas que cadastrarem o Renavam do seu veículo no site da Fetranspor (www.fetranspor.com.br) entre os dias 9 e 14 de setembro vão receber em casa um RioCard com R$ 10 em passagens para usar nos ônibus.
A novidade será divulgada pela Fetranspor em anúncios nos jornais e nas rádios, e com campanhas nas redes sociais e nos terminais rodoviários com a distribuição de cem mil adesivos alusivos à data com o slogan “Dia Mundial sem Carro – Orgulho de participar”.
O evento “Na cidade sem meu carro” ou “Dia mundial sem carro” surgiu na França em 1997. Seu objetivo é conscientizar os cidadãos para os prejuízos do uso excessivo do transporte individual motorizado em detrimento de outros meios que promovem a sustentabilidade, como o transporte coletivo e a bicicleta.
- A Fetranspor não poderia deixar de apoiar a iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura. É uma oportunidade de promover o conceito de sociedade sustentável e mostrar que o transporte coletivo é a alternativa lógica ao uso do automóvel. O ônibus leva até 80 pessoas no mesmo espaço físico de três carros, que levariam no máximo 15 ocupantes. Ele não precisa de vagas para estacionar, que poderiam ser transformadas em praças e equipamentos comunitários – Defende Edmundo Fornasari, diretor de Marketing e Comunicação da Fetranspor.

Diesel de cana
Segundo Edmundo, o ônibus é injustamente responsabilizado pela poluição dos veículos individuais, pois gera 17 vezes menos emissões que um automóvel e 65 vezes menos que a motocicleta por passageiro transportado.
- Na Europa o diesel é entendido como um combustível cada vez mais limpo e é largamente utilizado. As emissões gasosas dos veículos diesel serão drasticamente minimizadas com as novas tecnologias de motorização Proconve 7, equivalente ao Euro 5, que os ônibus vão usar a partir de 2012 – acrescenta.
O diesel ainda pode ser “ecologicamente potencializado” pela adição de diesel de cana que está sendo testado pela Fetranspor nos ônibus do Rio. Ele pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em mais de 90%, além de serem compensadas totalmente pelo crescimento da cana de açúcar.
As empresas de ônibus do estado do Rio de Janeiro têm o mais amplo programa de acompanhamento de emissões realizado no Brasil, com aprovação de 96% da frota no Selo Verde, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

“Floresta em pé dá fruto – 2011”

10/09/2011 - 16h17
Comemorações pelo Dia da Árvore terão como foco a redução do desmatamento
Redação 24horasnews


http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=384401


Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendência de Educação Ambiental; o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) e o Instituto Ação Verde promovem de 21 a 24 deste mês, uma ação integrada voltada para a sociedade em geral e a comunidade escolar.
Com o tema “Floresta em pé dá fruto – 2011”, as comemorações acompanham as discussões internacionais neste que foi declarado pela Unesco como o Ano Internacional da Floresta.
“Entendemos que a floresta tem papel preponderante não só nas mudanças do clima, mas no desenvolvimento sustentável do Estado. Assim, como em todo o planeta, Mato Grosso trabalha pela conservação da nossa biodiversidade”, afirmou o secretário Estadual do Meio Ambiente, Vicente Falcão, ao falar sobre a importância da data.
O bioma amazônico ocupa uma área de 4.196.943 km2, ou seja, 40% do território nacional e, é constituído principalmente por floresta tropical. Passando pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, parte do território do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins, o bioma é formado por diferentes ecossistemas como florestas densas de terra firme, estacionais, de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras.
Mesmo sendo o bioma brasileiro mais preservado, cerca de 20% de sua área, segundo estudiosos, já foram devastadas pelo desmatamento, pelas queimadas e outras ações criminosas.
As queimadas além de matar animais, empobrecer o solo e provocar doenças na população são responsáveis por destruir as árvores liberando dióxido de carbono, gás que provoca o aquecimento global. Em relação aos desmatamentos, os cientistas estimam que 20% do carbono liberado na atmosfera provem do desmatamento.
“O governo do estado vem por meio de diversas ações trabalhando incessantemente para o monitoramento e controle do desmatamento e das queimadas, e também na responsabilização daqueles que praticam crimes ambientais”, destacou Vicente Falcao.
Em 2010, a Sema emitiu 495 Licenças Ambientais (LAU), o que corresponde a 1.245.725,075 hectares; 3.753 Cadastros Ambientais Rurais (CAR), totalizando 5.684.124,806 hectares. Foram monitorados por meio do Sisflora, 4.085.995,53m3 de madeira e 160 Planos de Manejo Florestal Sustentável foram licenciados em 151.107,18 hectares.
Também no ano passado foram fiscalizados 1.449.470,9804 hectares de propriedades rurais, sendo autuados 53.033,502 hectares, por desmatamento.
Em relação a 2011, só para se ter uma idéia, de janeiro a julho, a Sema emitiu 229 LAU’s, totalizando uma área equivalente a 548.852,78 hectares e, foram feitos 5.169 Cadastros Ambientais Rurais (CAR).
“Assim estamos conseguindo reduzir a curva do desmatamento no estado, especialmente na floresta”, destacou o secretário.
Segundo a superintendente de Educação da Sema, Lívia Mondin, foi justamente em razão da prioridade estabelecida pelo governo, na contenção do desmatamento e das queimadas (este ano, no período proibitivo, houve redução de 79% do número de focos de calor em relação a 2010), que foi escolhido o tema das comemorações deste ano. “A Floresta em pé dá fruto – Alternativas para redução do desmatamento”.
Confira a Programação do Dia da Árvore
Data: 21 a 24 de setembro
Local: Parque Mãe Bonifácia, Auditório da Fiemt e Hospital do Câncer
Outras informações na Assessoria de Imprensa da Sema, pelo telefone (65) 3613 7359
21 de Setembro (quarta-feira) – Abertura
8 horas – Local: Hospital do Câncer, na Avenida do CPA
Apresentação Cultural
Plantio simbólico de mudas de arvores nativas
Curso de Capacitação para Recuperação de Áreas Degradadas
09:30 às 18 horas - Local: Auditório da Fiemt
Peça Teatro – História sem fim
08:00 horas (apresentação teatral I) e 09:00 horas (apresentação teatro II)
Local: Parque Mãe Bonifácia (Concha Acústica)
Peça Teatro – História sem fim
14:00 horas (apresentação teatral I) e 15:00 horas (apresentação teatral II)
Local: Parque Mãe Bonifácia (Concha Acústica)
22 de Setembro (quinta-feira)
Curso de Capacitação para Recuperação de Áreas Degradadas
08:00 horas às 16:30 horas - Local: Auditório da Fiemt
Peça Teatro – História sem fim
08:00 horas (apresentação teatral I) e 09:00 horas (apresentação teatral II)
Local: Parque Mãe Bonifácia (Concha Acústica)
Peça Teatro – História sem fim
14:00 horas (apresentação teatral I) e 15:00 horas (apresentação teatral II)
Local: Parque Mãe Bonifácia (Concha Acústica)
23 de Setembro (sexta-feira)
Peça Teatro – História sem fim
08:00 horas (apresentação teatral I) e 09:00 horas (apresentação teatral II)
Local: Parque Mãe Bonifácia (Concha Acústica)
Peça Teatro – História sem fim
14:00 horas (apresentação teatral I) e 15:00 horas (apresentação teatral II)
Local: Parque Mãe Bonifácia (Concha Acústica)
24 de setembro (Sábado)
Peça de Teatro – História sem fim
16:00 horas (aberta a comunidade de Cuiabá e Vázea Grande)
17 horas – Encerramento
DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS
21 de setembro
Locais:
Fiemt
Parques Estaduais Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flor
Secretaria de Estado de Educação (Seduc)
Shopping Pantanal
Praça Alencastro
Grupo SAGA – Cuiabá
Escola Estadual Professora Arlete Maria da Silva, em Várzea Grande
Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Jr, em Várzea Grande
Fórum da Capital
Supermercado Modelo
22 e 23 de setembro
Locais:
Fiemt
Parques Estaduais Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flor

Exposição “Da Costa – O último desenhista de humor”, com 36 cartuns do desenhista santista Osvaldo da Costa, que prioriza o meio ambiente em cada traço


Meio ambiente é tema predominante em exposição de cartuns

Mostra conta com 36 desenhos produzidos por Osvaldo da Costa

10/09/2011 - 11:00

http://eptv.globo.com/piracicaba/variedades/NOT,1,5,367942,Meio+ambiente+e+tema+predominante+em+exposicao+de+cartuns+salao+humor+piracicaba.aspx

EPTV.com - Suzana Amyuni
Alterar o tamanho da letra A+A-
Para compor o vasto leque de mostras paralelas ao 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes recebe, até dia 2 de outubro, a exposição “Da Costa – O último desenhista de humor”, com 36 cartuns do desenhista santista Osvaldo da Costa, que prioriza o meio ambiente em cada traço.
Premiado em importantes eventos de humor no Brasil e no mundo, Costa reuniu desenhos produzidos ao longo de 10 anos para expor em Piracicaba. “Com a paralela, o trabalho fica documentado nesse momento bem característico em que a cidade gira em torno do salão, eu estive em Piracicaba e vi o movimento das pessoas”, disse o artista.
Como uma variação aos temas políticos predominantes nos desenhos de humor, Costa optou por utilizar sua habilidade para despertar a consciência a respeito dos cuidados com meio ambiente. “Devemos ficar atentos a esse assunto, até porque podemos fazer muitas coisas com pequenos gestos”, observa Costa.
Sem usar legenda, o artista prioriza traços simples para que a linguagem possa ser compreendida também pelas crianças. “O riso nas crianças é mais espontâneo e elas podem atuar tanto no meio ambiente, quanto cobrando os adultos para que sejam responsáveis”, destaca.
Costa acredita muito na capacidade de reflexão que o humor desperta nas pessoas. Para o artista e para a diretora do museu, a visibilidade com esta exposição pode ter resultados animadores.
“Já recebemos paralelas do Salão de Humor no ano passado e o balanço é sempre muito positivo, já que contamos com uma parceria com escolas públicas de toda a região, por meio da qual, muitos adolescentes e jovens visitam o espaço”, afirma a diretora do museu, Antonieta Mendes.
“E é fantástico, pois temos a oportunidade de mostrar outros segmentos das artes, que é umas das propostas dos museus modernos”, complementa Antonieta.
Carreira
Osvaldo da Costa nasceu em São Paulo e mora em Santos desde 1996. Seu currículo conta com trabalhos publicados em livros, revistas e em diversos jornais como O Pasquim 21, O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Folha de S.Paulo, Folha da Tarde, O Pasquim, Jornal da USP, Diário do Povo (Campinas), A Tribuna (Santos).
Costa é ainda professor de Produção Digital, Representação Gráfica, Tipografia e Cor na Licenciatura em Artes Visuais na Unisanta (Universidade Santa Cecília), em Santos.
Serviço
O quê: Exposição Da Costa – O Último Desenhista de Humor
Quando: até 2 de outubro - de terça a sexta-feira, das 9h às 17h
Onde: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, 641, Centro)
Quanto: gratuito
Informações: (19) 3422-3069