sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Bambu: 1001 utilidades!


USP cria fibrocimento mais resistente usando bambu

SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. USP cria fibrocimento mais resistente usando bambu. 07/09/2011. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=fibrocimento-resistente-polpa-bambu. Capturado em 09/09/2011. 

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2011
USP cria fibrocimento mais resistente usando polpa de bambu
Placa de fibrocimento reforçada com polpa organossolve de bambu, que mostrou alta resistência e padrão de absorção de água melhor que o exigido pela legislação.[Imagem: Ag.USP]

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram uma nova técnica para usar o bambu como matéria-prima para a produção de materiais de fibrocimento.
Até há poucos anos, telhas e caixas d'água, entre vários outros produtos, eram fabricados usando fibras de amianto, um material carcinogênico que vem sendo banido mundialmente. 

Organossolve
Viviane da Costa Correa e Holmer Savastano Junior demonstraram que é possível obter a polpa de bambu pelo método organossolve, uma técnica que utiliza reagentes orgânicos para retirar a lignina, um dos componentes do bambu.
A técnica tem a vantagem adicional de facilitar a recuperação dos solventes utilizados no processo, um elemento importante para a viabilização econômica e para evitar a geração de poluentes.
Viviane explica que a obtenção da polpa geralmente é feita por um processo denominado kraft, utilizado em larga escala industrial para a fabricação de papel a partir da madeira.
No processo kraft, são utilizadas diversas substâncias químicas que separam os seus componentes, como a lignina e a celulose.
No processo organossolve para obtenção da polpa de bambu, são utilizados solventes orgânicos, basicamente etanol e água, bem menos poluentes que os agentes químicos do processo kraft.
Vantagens do bambu
Uma das linhas de pesquisa do Laboratório de Construções & Ambiência, em Pirassununga (SP), envolve a adição, na matriz cimentícia, de fibras residuais da agroindústria, como bagaço de cana-de-açúcar e resíduo da produção de sisal, visando a produção de telhas e fibrocimento.
"Neste estudo utilizamos o bambu, porque ele apresenta a vantagem de ter um crescimento mais rápido que a madeira e suas fibras são bem resistentes", conta Viviane, que utilizou a espécie Bambusa tuldoides.
A polpa obtida pode ser adicionada diretamente à matriz de cimento, dando uma maior resistência às placas de fibrocimento, inibindo a propagação de fissuras e proporcionando uma maior absorção de impactos em relação à matriz sem fibras.
"Uma das constatações do estudo é a viabilidade do método organossolve para obtenção da polpa de bambu. Ele poderia ser usado por pequenos produtores para produções em baixa escala e a lignina extraída poderia ser comercializada," diz Viviane.
Outra vantagem do processo organossolve é a menor emissão de enxofre no ambiente.
Resistência e absorção de água
A segunda etapa do estudo avaliou a adição da polpa de bambu à matriz de cimento, em diferentes proporções, visando a fabricação de placas de fibrocimento.
A adição foi realizada na proporção de 6, 8, 10 e 12% de teores em massa seca, em relação à matriz cimentícia.
"Os testes que realizamos mostraram que a adição de 8% de polpa de bambu apresentou os melhores resultados," conta Viviane.
A pesquisadora comenta ainda que, nos testes de absorção de água, as placas de cimento reforçadas com polpa de bambu apresentaram um percentual máximo de 26%. "A norma para fibrocimento estabelece 37% como limite máximo de absorção, mostrando mais uma vantagem do produto."
A linha de pesquisas da USP que busca alternativas ao amianto já rendeu diversos produtos, entre os quais fibrocimentos à base de bagaço de cana, subprodutos da siderurgia e outros inspirado em vários materiais naturais.

Energia das ondas e das marés.


Energia das ondas: veja os projetos em implantação

Com informações da New Scientist - 08/09/2011

SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Energia das ondas: veja os projetos em implantação. 08/09/2011. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=energia-das-ondas. Capturado em 09/09/2011.

Na onda da energia

Cercada de mares revoltos, a Grã-Bretanha está saindo na frente na busca de formas de extrair energia das ondas e das marés.

Um estudo recente prevê que, até 2050, a energia das ondas poderá render até 190 gigawatts de eletricidade - isto é nada menos do que 3 vezes toda a energia elétrica produzida hoje no Reino Unido.
Com esse incentivo, mais de 100 empresas estão desenvolvendo novos dispositivos para coletar a energia dos mares.
Veja abaixo um levantamento das tecnologias mais promissoras que já estão em fase de implantação.
Energia das ondas: veja os projetos em implantação
[Imagem: Ocean Power Technologies]
Ponto Absorvedor
Algumas vezes, os projetos mais simples são os melhores. O Ponto Absorvedor é uma boia flutuante que sobe e desce com cada onda que passa, convertendo o movimento mecânico em eletricidade.
Conforme a boia vai para cima e para baixo, o movimento é usado para bombear um fluido hidráulico em um cilindro fixo, que se encontra abaixo da superfície.
O fluido pressurizado faz girar um gerador dentro do dispositivo, gerando eletricidade, que é transferida para a praia através de linhas de transmissão submarinas.
A Ocean Power Technologies, de Pennington, está testando sua PowerBuoy - que mede 41 metros de altura e 11 metros de diâmetro - na Escócia.
Espera-se que ela produza 150 kilowatts de potência contínua.
Energia das ondas: veja os projetos em implantação
[Imagem: Pelamis Wave Power]
O Atenuador
Atenuadores são longos dispositivos flutuantes posicionados perpendicularmente ao sentido das ondas, coletando energia da ponta à cauda.
Conforme as ondas passam ao longo do comprimento da máquina, seções individuais movimentam-se para cima e para baixo uma em relação à outra, criando um movimento mecânico que é convertido em eletricidade.
A Pelamis Wave Power, de Edimburgo, está atualmente testando a segunda geração do seu atenuador em escala comercial.
O dispositivo, conhecido como P2, tem 180 metros de comprimento, 4 metros de diâmetro, e produz 750 kW de eletricidade.
Os testes estão sendo feitos no Centro Europeu de Energia Marinha, perto de Orkney, na Escócia.
Energia das ondas: veja os projetos em implantação
[Imagem: Aquamarine Power]
Conversor oscilante de onda
Em vez de balançar para cima e para baixo, os conversores oscilantes de onda movimentam-se para frente e para trás com cada onda que passa.
Os dispositivos consistem de enormes abas com dobradiças, presas ao fundo do mar em águas rasas.
Conforme as ondas passam, o dispositivo fecha a aba. É assim que funciona o Oyster 800, construído pelo Power Aquamarine, de Edimburgo.
Mas, em vez de gerar eletricidade no mar, o dispositivo usa o movimento mecânico para bombear água pressurizada para uma instalação em terra.
Lá, a água aciona uma turbina hidrelétrica, cuja localização em terra facilita sua manutenção.
A Aquamarine vai começar brevemente a testar sua hidroelétrica marinha em escala comercial.
O Oyster 800, um dispositivo de 800 kW, tem 26 metros de largura e 12 metros de altura.
Energia das ondas: veja os projetos em implantação
[Imagem: Wello]
Energia das ondas por rotação
Essa forma bastante incomum de explorar a energia das ondas transforma o movimento de vai e vem da água do mar em um movimento circular.
A energia rotacional das ondas usa um excêntrico - um peso com um eixo fora do centro - selado dentro de uma boia ou casco de navio, que gira ao movimento do mar.
A empresa finlandesa Wello vai começar em breve a testar o seu Penguin, um dispositivo rotacional de energia das ondas de 500 kW.
O Penguin tem um casco assimétrico, que faz com que ele se movimente, a cada onda que passa, de forma muito parecida com o passo empolado de um pinguim.
O movimento é usado para acelerar um peso de 95 toneladas, que gira dentro do casco e aciona um gerador elétrico para produzir eletricidade.
Energia das ondas: veja os projetos em implantação
[Imagem: Voith Hydro Wavegen]
Coluna oscilante de água
As colunas oscilantes de água (OWCs: Oscillating Water Columns) aproveitam o sobe e desce das ondas que passam para comprimir grandes depósitos de ar, que acionam uma turbina para produzir eletricidade.
A máquina fica semi-submersa na superfície do oceano, com uma grande cavidade oca aberta ao mar abaixo da linha d'água.
As ondas que passam fazem o nível da água subir e descer no interior da cavidade, o que comprime e descomprime o ar aprisionado no interior da cavidade.
O ar flui para fora do dispositivo através de um respiradouro na superfície quando é comprimido, e volta através do orifício quando é descomprimido.
O ar em deslocamento gira uma turbina que produz eletricidade bidirecionalmente, independentemente do sentido do vento.
Como seu funcionamento é similar ao de um aerofólio, apenas projetado para funcionar na água, os engenheiros o chamam de hidrofólio.
Em julho deste ano, a Voith Hydro Wavegen, do Reino Unido concluiu a instalação de um OWC de 300 kW em Mutriku, na Espanha.
O dispositivo, que também atua como um quebra-mar, é o primeiro de seu tipo - um dispositivo de energia das ondas totalmente comercial que está conectado à rede e vendendo energia.
Energia das ondas: veja os projetos em implantação
[Imagem: Wave Dragon]
Dispositivo por queda
Esse dispositivo coleta energia das ondas fazendo com que a água caia de um ponto mais alto para um ponto mais baixo.
Conforme ondas mais altas se quebram nas laterais de um dispositivo de elevação, a água flui para um reservatório que temporariamente a mantém vários metros acima do nível do mar.
Essa água armazenada é então canalizada em um estreito vertedouro, girando uma turbina elétrica conforme flui de volta para o mar.
A empresa dinamarquesa Wave Dragon testou um dispositivo desses em pequena escala, capaz de produzir 20 kW de potência, entre 2003 e 2010.
Uma versão em larga escala poderá produzir 12 megawatts de eletricidade, mas vai exigir um enorme reservatório, com mais de 100 metros de diâmetro.

ECOENERGY: 1º Feira de Energias Limpas e Renováveis para Geração de Energia e Eficiência Energética





http://www.feiraecoenergy.com.br/


inscrições: http://www.inscricaofacil.com.br/cipa/ecoenergy/




Sustentabilidade - ECOENERGY: 1º Feira de Energias Limpas e Renováveis para Geração de Energia e Eficiência Energética acontecerá em Setembro, em São Paulo (SP)

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=48789:-sustentabilidade-ecoenergy-1o-feira-de-energias-limpas-e-renovaveis-para-geracao-de-energia-e-eficiencia-energetica-acontecera-em-setembro-em-sao-paulo-sp&catid=58:cat-eventos&Itemid=333

Altair AlbuquerqueObjetivo é apresentar os principais lançamentos e tecnologias desenvolvidas para o setor de geração de energia limpa, visando redução de custos ambientais, financeiros e sociais.
Acontece entre os dias 15 e 17 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes (SP), a primeira feira no Brasil focada em Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia – a EcoEnergy. O evento reunirá fornecedores de produtos e serviços relacionados à Geração de Energias Limpas e Renováveis bem como Eficiência Energética. “Queremos contribuir para uma melhor qualidade de vida com redução de custos sociais. A intenção é tornar o evento uma referência no País, além de fomentar o desenvolvimento de negócios nestes setores”, afirma José Roberto Sevieri, diretor de operações do Grupo Cipa Fiera Milano.
Durante os três dias empresas dos setores de energia limpa e renovável, eficiência energética, fabricantes de equipamentos, instituições financeiras, escritórios de projetos e engenharia, instituições de pesquisa e desenvolvimento, publicações e entidades dos setores mostrarão as novidades do setor para o público estimado de 2.800 visitantes. Segundo Sevieri, o objetivo é dar um panorama amplo ao visitante sobre as novas tecnologias e suas possibilidades. “Queremos mostrar que estas opções de energia limpa não são realidade apenas no futuro, mas sim do presente”, conclui.
A primeira edição da feira reunirá desde fornecedores de produtos e serviços voltados para a Geração, Transmissão e Comercialização de Energia, até setores inovadores na geração de energia como Biomassa (animal ou vegetal) incluindo-se biogás e biodiesel, Células a combustível, Energia Eólica, Hidráulica, Hidrelétrica (PCH, MCH, UCH), Solar e das Marés.

SERVIÇO

1ª EcoEnergy – Feira Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia
Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rod. dos Imigrantes Km 1,5 - São Paulo (SP)
Data: de 15 a 17 de setembro 2011, das 13h às 20h
ENTRADA FRANCA e transporte gratuito: Vans do metrô Jabaquara a cada 5 minutos (saída Rua Nelson Fernandes).
Mais informações: (11) 5585-4355

.................................




Chuvas já afetam mais de 550 mil pessoas em SC


09/09/2011 - 08h00

Chuvas já afetam mais de 550 mil pessoas em SC; uma morreu


As chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina desde a última quarta-feira (7) já afetaram mais de 550 mil pessoas, segundo dados divulgados pela Defesa Civil Estadual na manhã de hoje. Também foi registrada a morte de um homem de 66 anos na cidade de Guabiruba.


Dentre os afetados, estão 20.945 pessoas desalojadas, ou seja, estão em casas de amigos e parentes, e outras 1.623 desabrigadas (dependem de abrigos públicos).
Ao todo, foram tingidos 60 municípios, sendo que 14 deles decretaram situação de emergência. São eles:Angelina, Bocaina do Sul, Brusque, Caçador, Correia Pinto, Ituporanga, José Boiteux, Leoberto leal, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Tijucas e Witmarsum.
O nível do rio Itajaí-Açu, em Blumenau (157 km de Florianópolis), chegou a 12,48 metros, segundo medição realizada pela Defesa Civil do município às 7h desta sexta-feira. A previsão para as 12h é de que o nível suba para 12,8 metros.
A cidade de Blumenau é a mais afetada pelas chuvas, com cerca de 280 mil pessoas afetadas. Dessas, mais de 15 mil tiveram que deixar suas casas. As aulas foram suspensas na cidade até segunda-feira. O sistema de transporte público está prejudicado.

O tempo segue instável com céu encoberto e chuva de intensidade moderada a forte no Estado devido à presença de áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão.


Rogerio Pires/Secom

Morador observa a sua casa tomada pelas águas na cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí (SC)


Várias estradas estão com bloqueios devido à queda de barreiras ou alagamentos. Entre elas estão a BR-470 (nos km 114 e 115), a BR-282 (em vários pontos), BR-280 (km 91 e 93), BR-116 (no km 304,8 e no Km 108,3).
Em novembro de 2008, as fortes chuvas causaram deslizamentos e enchentes em Santa Catarina. O desastre provocou mortes em 16 cidades. Ao menos 62 municípios decretaram situação de emergência. No total, 135 pessoas morreram.

Não à corrupção!



Marcha contra Corrupção reúne 25 mil em Brasília

Organizado por meio das redes sociais, ato ocorreu sem incidentes durante o desfile de comemoração do 7 de Setembro

07 de setembro de 2011 | 12h 45


Leandro Colon e Rafael Moraes Moura, de O Estado de S.Paulo
Cerca de 25 mil pessoas, segundo cálculo do comando da Polícia Militar do Distrito Federal, participaram da Marcha contra a Corrupção na Esplanada dos Ministérios durante o desfile de comemoração do 7 de Setembro.
Organizado por meio de redes sociais na internet, o protesto atacou a absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), o voto secreto no Congresso, os recentes escândalos de corrupção no governo da presidente Dilma Rousseff, a aplicação da Lei da Ficha Limpa, e até o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.
A manifestação começou tímida na Catedral de Brasília, por volta de 9h, com duas mil pessoas, mas foi crescendo com a adesão de quem foi assistir ao desfile oficial do outro lado da rua. A marcha andou por toda a Esplanada, passou pela Praça dos Três Poderes, e terminou em frente ao Ministério da Justiça. "Nosso balanço é de pelo menos 25 mil pessoas, muita gente acabou aderindo", disse a major Ana Luiza, que faz parte do comando do efetivo da PM do DF no evento. Não houve incidentes.
Vestidos de preto e com narizes de palhaço, os manifestantes levaram instrumentos, faixas e cartazes com frases de protesto. Evitou-se o uso de referências partidárias. "Voto secreto, não, eu quero ver a cara do ladrão", era um dos gritos em referência à recente absolvição, em votação secreta, da deputada Jaqueline Roriz pelos colegas de Câmara. Ela sofreu processo por ser flagrada, num vídeo, recebendo dinheiro vivo do esquema de corrupção no DF. "A absolvição dela foi o estopim para essa marcha", disse o estudante Marcos Maia, 18, um dos organizadores do protesto.
A rede social Facebook foi a principal ferramenta de convocação do protesto, lembrou Luciana Kalil, 30, da organização da manifestação. Vestida de preto, a aposentada Alzerina Salles Pereira, 66, celebrou a marcha. "Aqui no Brasil o dinheiro sobra para poucos, enquanto muitos passam fome", disse.
São Paulo. Na capital Paulista, cerca de 500 pessoas participaram de ato também contra a corrupção. Os manifestantes se concentraram no Masp e, segundo a Polícia Militar, não houve incidentes.





  • Manifestantes se organizam por meio de redes sociais para realizarem a Marcha contra Corrupção
  • Manifestação pelos excluídos e pela moradia no Dia da Independência na Av. Paulista, SP
  • Marcha contra Corrupção reúne 25 mil em Brasília
  • Marcha contra Corrupção ocorreu sem incidentes durante o desfile de 7 de Setembro
  • Manifestantes do Grito dos Excluídos, cujo lema é
  • Manifestação
  • Marcha contra Corrupção atacou a absolvição da deputada Jaqueline Roriz
  • Grito dos Excluídos é organizado pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil
  • Voto secreto no Congresso e recentes escândalos no governo de Dilma Rousseff também foram abordados
  • Marcha contra a Corrupção pediu a aplicação da Lei da Ficha Limpa, em Brasília
  • Muitos que foram assistir ao desfile em Brasília aderiram à Marcha contra Corrupção
  • Marcha andou pela Esplanada, Praça dos Três Poderes, e terminou em frente ao Ministério da Justiça
Foto 1 de 12
Manifestantes se organizam por meio de redes sociais para realizarem a Marcha contra Corrupção
--->

Manifestantes se organizam por meio de redes sociais para realizarem a Marcha contra Corrupção



Foto: Wilson Pedrosa/AE


Água tratada: Reajuste de 6,83%! Você já pensou em alternativas para redução de consumo de água?


09/09/2011 06h37 - Atualizado em 09/09/2011 07h23

Sabesp reajusta conta d'água em 6,83% no domingo

Aumento é válido em todo o estado de SP com exceção de quatro cidades.
Segundo agência, reajuste é menor que inflação acumulada no período.


Do G1 SP
A Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) irá reajustar o valor da conta de água em 6,83% a partir de domingo (11). O reajuste é válido em todo o estado de São Paulo com exceção dos municípios de Lins, Magda e São Bernardo do Campo.
O aumento havia sido autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) em agosto. Segundo a Arsesp, o percentual aprovado é inferior à inflação acumulada no período de julho de 2010 a junho de 2011. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período ficou em 6,87%.