terça-feira, 5 de julho de 2011

Telhas

Chega de pingos. É hora de trocar as telhas


Redação
autoria e fonte: http://londrina.odiario.com/imoveis/noticia/441465/chega-de-pingos-e-hora-de-trocar-as-telhas/

O inverno chegou praticamente junto com as chuvas. E só então você percebeu aquela goteira. Pois bem, é hora de trocar as telhas. Apesar da semana chuvosa, o inverno é o período ideal para realizar reformas, já que tradicionalmente é uma estação seca na região Sul. A diversidade de material, formato, cor e acabamento disponíveis no mercado podem gerar dúvidas na hora da compra.
Porém, uma boa telha oferece encaixes precisos, evitando a passagem de água ou vento, além de resistência e desempenho. O tipo e material adequados da telha dependem de fatores como incidência de chuvas, temperaturas médias da região, entre outros fatores que devem ser avaliados por um profissional da área de construção.


Divulgação
Chega de pingos. É hora de trocar as telhas. Divulgação
Telhado bom é resistente, durável e protege o ambiente
de infiltração


É aconselhável adquirir somente produtos que estão dentro dos padrões de qualidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Elias Alves, 42, trabalha com vendas de telhas há 28 anos. Segundo ele, as telhas de barro, uma das mais antigas e acessíveis, ainda é uma opção muito popular, que adequa-se muito bem ao clima tropical e oferece uma ótima relação custo-benefício.
As mais procuradas, conforme ele, são as esmaltadas. "Além de embelezar o telhado, elas são muito mais duráveis. Quando chove, ficam limpas como um piso", define, ao acrescentar que essas telhas impermeáveis saem de fábrica com garantia de 30 anos.
Para a impermeabilização, elas são produzidas a partir do mesmo material utilizado em telhas de cerâmica simples, sendo que no processo de produção recebem uma camada de esmalte (a temperaturas de 1000ºC), que se vitrifica na superfície da telha.Além do tom natural, esse tipo de cobertura está disponível nas cores cinza, marrom, marfim, preta e branca - que funcionam como um bom atrativo porque conferem mais beleza e personalidade ao imóvel.
As telhas de fibra sintética também têm um forte apelo comercial. Alves explica que, por serem mais leves, elas reduzem em até 50% o uso de madeiramento e são bem resistentes.
A cobertura do telhado com esse tipo de produto também é mais rápida e, de acordo com ele, as telhas de fibra sintética chegam a medir 2,44 metros de comprimento por 1,10 metro de largura. Porém, ele destaca o cuidado no manuseio do produto: "Qualquer telha molhada pode quebrar".

Ecológicas
Na onda da sustentabilidade, as coberturas produzidas a partir de fibras vegetais ganham mais espaço a cada dia. Além de ecologicamente corretas, possuem características superiores às demais no item resistência.
"Elas suportam até chuva de granizo", assegura Alves. Com três milímetros de espessura e dois metros de comprimento por um metro de largura, facilitam a cobertura e barateiam a mão de obra.
Por não agredir o meio ambiente, elas podem ser descartadas em aterro sanitários ou industriais, conforme orientação do próprio fabricante. A água utilizada na fabricação, geralmente, é reaproveitada e o consumo de energia é minimizado.
As telhas de amianto, antes largamente utilizadas, estão com as vendas proibidas há três anos por oferecerem riscos à saude. Segundo estudos, o amianto, quando inalado, está associado ao câncer de pulmão, ao mesotelioma (câncer de peito quase exclusivo a pessoas expostas ao amianto) e às doenças respiratórias.

Mais Populares
A argila queimada ou cozida atua como isolante térmico e acústico, porque inibe a propagação externa de sons aéreos. Graças à sua porosidade, absorve a umidade interior das coberturas nos dias úmidos e chuvosos. A expansão por umidade e térmica são reduzidas ao mínimo, quando se usa argilas bem processadas e submetidas à queima em condições controladas. As telhas de barro não devem ter fissuras, esfoliações ou rebarbas que prejudiquem o perfeito acoplamento entre as telhas. Queima adequada e uniforme, peso reduzido, impermeabilidade e baixa porosidade também são obrigatórios.
O esmalte deixa essas telhas vitrificadas, semelhante aos azulejos, e por isso não absorve água, o que reduz o peso por metro quadrado do telhado. Não escurecem com o tempo, pois os poros são fechados pela camada de esmalte.

Músico se torna ativista político em defesa do uso de bicicletas nas cidades. Inauguração da Bicicloteca


Músico se torna ativista político em defesa do uso de bicicletas nas cidades


Milênio (Milênio (Músico se torna ativista político em defesa do uso de bicicletas nas cidades (editar título)))


David Byrne é defensor do uso de bicicletas nas cidades



  • 04/07/2011
  • 22:44
  •    
Atualmente David Byrne é artista plástico e músico em carreira solo. Ele costuma levar sua bicicleta desmontável para os países onde realiza turnês. Em entrevista ele fala sobre seu livro, suas aventuras pelo mundo e sobre a relação com o Brasil.

..........................................................


Não deveriam divulgar esta prática que polui o nosso ar! Falta coerência: Globo X Globo Rural?

Conheça os procedimentos para colocar fogo no canavial

http://g1.globo.com/videos/economia/globo-rural/




03/07/2011 |03:30



A região Centro-Sul do Brasil está em plena safra da cana-de-açúcar. Benedito de Freitas Neto, de São Paulo, quer saber por que os agricultores queimam a cana antes da colheita. Conheça os procedimentos dessa prática.




1 / 33








Jornal Hoje

Estiagem agrava poluição do ar em São Paulo

Não chove há 11 dias e a poluição se acumula em carros e na pele das pessoas. Respirar material particulado pode causar vários problemas de saúde, como asma e bronquite.
3m32s







Radar SP

Lençol branco vai ajudar a medir grau de poluição do ar em SP

poluição do ar é formada por partículas minúsculas que entram no corpo e fazem um estrago. O quadro Respirar mostra que é possível ver de perto o ar poluído de São Paulo.
2m15s






SPTV 2ª Edição

Poluição do ar pode causar dificuldade para ter filhos

Segundo especialistas, a má qualidade do ar é uma das causas da infertilidade. Em São Paulo, por causa da poluição, os homens estão produzindo menos espermatozóides que carregam o cromossomo do sexo masculino.
2m2s






SPTV 2ª Edição

Poluição do ar gera prejuízos para a cidade

poluição agrava as doenças respiratórias e faz muita gente se afastar do trabalho. O prejuízo é milionário.
1m56s





SPTV 2ª Edição

Aprenda a conferir o nível de poluição do ar

Qualquer pessoa pode fazer uma experiência em casa. Basta pendurar um pano branco na janela, imprimir uma tabela na página de São Paulo do G1 para comparar a cor do pano.
0m53s





Cidades e Soluções

Cidades e Soluções mostra exemplos de outros países para reduzir a poluição do ar

Cidade e Soluções mostrou em duas edições, o quanto a poluição afeta a saúde humana. Com isso, o programa foi até a Cidade do México e de Bogotá, na Colômbia, para conferir as experiências bem sucedidas dessas cidades para conter a poluição.
23m52s
..............................................................................