sábado, 4 de junho de 2011

Banheiro espacial que faz parte da Virada Sustentável não era neste sábado!

Caros seguidores,




Minhas desculpas por divulgar este post.
A data e o horário estavam de acordo com a programação da organização da virada sustentável!



14:30h
15:30h
Palestra: No Banheiro Espacial
Parque do Ibirapuera



Fui hoje até o Ibirapuera  e me informaram que o evento banheiro espacial é amanhã!


Que erro grosseiro da virada!


Aliás, pouca gente sabia da virada...


Amanhã continua! Vamos prestigiar!




fotos: parques sustentáveis




Poucas crianças... hoje às 14h no Parque do Ibirapuera





Espaço Eco criança





Faltou uma divulgação adequada. Que pena!


03/06/2011 - 18h06

Banheiro espacial faz parte da Virada Sustentável neste sábado




Planetário do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, depois da reforma
Planetário do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, depois da reforma

Silvia Zamboni/Folhapress



Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/925090-banheiro-espacial-faz-parte-da-virada-sustentavel-neste-sabado.shtml


O uso racional da água não está restrito aos limites do planeta Terra, mas avança também para o espaço. E é esse o tema da palestra "No Banheiro Espacial", que acontece neste sábado (4), a partir das 14h30, como parte da Virada Sustentável em São Paulo.






A tecnologia de reciclagem utilizada pelos astronautas será explicada no Planetário do Ibirapuera para adultos e crianças.
Para participar, é necessário retirar ingresso com uma hora de antecedência ao início do evento.


03/06/2011 - 12h06

Mais de 300 eventos acontecem na Virada Sustentável em SP


DE SÃO PAULO



Programação especial com mais de 300 atividades culturais e educativas acontece neste sábado e domingo na cidade de São Paulo como parte da primeira Virada Sustentável, que coincide com o Dia Mundial do Ambiente, no dia 5.
Os eventos para o publico infantil e o adulto são todos gratuitos e há opções para serem aproveitadas ao ar livre ou não.







No sábado, a virada começa às 8h e termina à meia-noite. No domingo, é reiniciada às 8h e o encerramento será às 20h.
Ao contrário da Virada Cultural, que toma a região central, a Sustentável ocorrerá em pontos diferentes pela cidade --programe-se aqui.
Sob o tema sustentabilidade, os participantes podem escolher entre ioga e meditação em parques, exibição de filmes, exposições, oficinas e workshops, peças e shows de música.


Pesquisa energética

Pesquisa energética


01 de junho de 2011

A Fundação CERTI, em parceria com o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da UFSC e conveniada com a Eletrobras em projeto para desenvolvimento de organismo de inspeção em eficiência energética de edificações, está realizando pesquisa com o objetivo de conhecer as demandas e expectativas do setor de Arquitetura e Construção Civil com relação aos serviços de etiquetagem para eficiência energética de edificações.

O prazo final para participação é 05/06. Para responder a pesquisa, basta clicar aqui. Respondendo ao questionário, os profissionais poderão participar do Seminário de Eficiência Energética em Edificações e Perspectivas para o Mercado Brasileiro, que acontece no segundo semestre deste ano, em Florianópolis.

Fonte: PROCEL.

http://www.agendasustentavel.com.br/NoticiaDetalhe.aspx?id=4065




PESQUISA DO SETOR DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES NO BRASIL

Fonte: http://fs2.formsite.com/ArthurFreitag/oi3e/index.html?utm_source=newsl&utm_medium=newsl&utm_campaign=newslprocelinfo


Essa pesquisa, é parte de projeto em parceria entre a  Fundação CERTI, Eletrobrás e o LABEEE. A pesquisa tem abrangência nacional e tem por objetivo conhecer as demandas e expectativas dos profissionais do setor de Arquitetura e Construção Civil com relação aos serviços de etiquetagem de edificações quanto à eficiência energética.
Ao concluir sua participação na pesquisa você estará convidado a participar do evento exclusivo Seminário de Eficiência Energética em Edificações e Perspectivas para o Mercado Brasileiro (Para mais detalhes clique aqui) a ser realizado este ano.

Entre os respondentes serão sorteados 50 
kits contendo publicações sobre Eficiência Energética de Edificações.
Para maiores informações sobre o que é etiquetagem de eficiência energética em edificações veja essa matéria do jornal nacional, ou consulte o site do Programa Procel e Inmetro.
 





Lista de publicações que compõe o kit:
  • 15 Cadernos de Boas Práticas: Shopping Centers; Edificações de Saúde; Hospedagem; Edificações Esportivas e de Lazer; Edificações Unifamiliares; Edificações Multifamiliares; Ecovilas; Edifícios Educacionais; Universidades; Edificações Comerciais; Edificações Culturais; Edificações Industriais; Edificações Administrativas; Transportes; Conclusões e Perspectivas;
  • RTQ-C Requisitos Técnicos da Qualidade para a Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas;
  • RAC-C Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas;
  • RTQ-R Regulamento Técnico da Qualidade para a Eficiência Energética de Edificações Residenciais;
  • RAC-R Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Eficiência Energética de Edificações Residenciais;
  • Eficiência Energética em Habitações de Interesse SocialCaderno 9.




Você no Parlamento: Vamos priorizar o meio ambiente

Você no Parlamento


03 de junho de 2011

Fonte: http://www.agendasustentavel.com.br/NoticiaDetalhe.aspx?id=4072









Do dia 15 de junho a 15 de agosto de 2011, toda a população de São Paulo será convidada a escolher as prioridades do setor público em 2012. A Rede Nossa São Paulo e a Câmara Municipal de São Paulo lançarão a campanha “Você no Parlamento”, com o objetivo de fortalecer a relação entre a sociedade e o poder legislativo.

Durante a campanha, a população terá acesso a um questionário (impresso e online) para elencar as prioridades em diversas áreas (meio ambiente, saúde, educação etc.) utilizando como ponto de partida os Indicadores de Referência de Bem Estar no Município - IRBEM. Os resultados irão pautar as ações dos vereadores em 2012, sendo divididos em 3 categorias:

- Prioridades eleitas para tornarem-se Projetos de Lei;

- Propriedades eleitas que se tornarão Emendas ao Orçamento de 2012;

- Prioridades eleitas que podem transformar-se em Ações Legislativas de Fiscalização do Poder Executivo.

Esta campanha foi criada visando direcionar os esforços dos gestores públicos para as áreas de interesse real da sociedade que os elegeram e, com isso, oferecer à população a oportunidade de interagir, acompanhar, fiscalizar e colaborar com o legislativo.

Clique aqui para acessar o site da campanha Você no Parlamento (que inicia no dia 15 de junho).

Green Goal na ZL: Corredor de ônibus na Radial Leste

Corredor da Radial 'roubará' 120 mil passageiros


Objetivo de faixa para ônibus é aliviar o metrô e o trem na zona leste. Primeira fase das obras começa neste ano

04 de junho de 2011 | 0h 00



Autor: Caio do Valle - O Estado de S.Paulo
Aposta da Prefeitura para desafogar o transporte público na Copa de 2014 na região do futuro estádio do Corinthians, o corredor de ônibus que será construído na Radial Leste deverá tirar 120 mil pessoas por dia das saturadas linhas de metrô e trem que atendem a zona leste - 3-Vermelha, 12-Safira e 11-Coral.
Estimativa da São Paulo Transporte (SPTrans) aponta que 20% dos passageiros do corredor, que deve começar a ser construído neste ano, virão da rede sobre trilhos. A expectativa é que o número de pessoas usando o corredor chegue a 600 mil por dia, levando-se em consideração a readequação viária da Avenida Aricanduva, onde terminará o trajeto inicial das faixas exclusivas.
O projeto está dividido em dois trechos. O primeiro, com 8 km e que será executado a partir deste ano, sairá do Terminal Parque D. Pedro, no centro. Serão 12 paradas, três delas ao lado de estações de metrô: Pedro II, Belém e Tatuapé. Esta etapa, que está em processo de licitação, custará R$ 150 milhões, mas o valor pode variar "de acordo com novas necessidades".
O trecho seguinte, que ainda não tem data definida para começar a ser construído, vai de Aricanduva até as imediações da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô. As faixas dos ônibus serão construídas no canteiro central da Radial Leste. Os coletivos também terão áreas de ultrapassagem, o que implicará mais uma faixa exclusiva. A SPTrans não informou se a via perderá faixas atualmente usadas por outros veículos. O trecho final será feito em um percurso bem mais estreito da via.
Para o engenheiro e consultor de trânsito Sergio Ejzenberg, o corredor deve ser visto como uma solução paliativa. "O resultado final, ainda que positivo, não vai se traduzir em alívio definitivo da lotação. O metrô tem pelo menos três vezes mais capacidade do que os ônibus. Por que então não fazer uma segunda linha paralela à 3-Vermelha, de forma a drenar metade do fluxo da região?", questiona.
Alternativa. A superlotação das linhas de metrô e trem na zona leste faz com que os passageiros já usem os ônibus como alternativa. Essa foi a opção da professora de espanhol Daniela Cristina da Silva, de 28 anos, que mora na Cidade Tiradentes e trabalha no centro. Ela gasta cerca de 1h30 de ônibus entre seu bairro e o Terminal Parque D. Pedro. "Da última vez que peguei o trem foi na Estação Guaianases. Fiquei amarrotada dentro do vagão no horário de pico. Não pego mais", disse.
O consultor de trânsito Horácio Augusto Figueira aprova a ideia do corredor na Radial, mas defende uma solução provisória enquanto ele não ficar pronto. "Poderiam usar a faixa reversível da Radial Leste para implantar linhas expressas de ônibus."
Estudos apontam que Itaquera, Cidade Tiradentes, São Mateus, Carrão, Tatuapé, Belém e Mooca serão as principais origens das viagens do corredor e o centro, o principal destino. 



Alto nível de radiação é detectado no reator 1 de Fukushima


Alto nível de radiação é detectado no reator 1 de Fukushima


04/06/2011 - 03h32




A Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima, detectou radiação de até 4 mil milisievert por hora no edifício do reator 1, o que representa o nível mais alto confirmado até o momento no ar da central, informou a agência Kyodo neste sábado.
A medição foi feita na sexta-feira por meio de um robô enviado ao interior da unidade do reator 1, detalharam fontes da Tepco.
O robô registrou os dados perto de um encanamento que emite vapor que, segundo os técnicos, poderia proceder de água contaminada acumulada na câmara de supressão que se encontra sob o edifício.
A Tepco assegurou que por enquanto os operários da central não planejam trabalhar nessa área, embora nesta sexta-feira nove deles tenham entrado no edifício para instalar um indicador de pressão na estrutura de contenção.
Esses trabalhadores receberam uma radiação de 4 milisievert, indicaram os responsáveis, frente aos 100 milisievert considerados normalmente o máximo em situações de emergência.
Para o caso específico de Fukushima, no entanto, o governo japonês autorizou a elevação desse limite a 250 milisievert perante a gravidade da situação.
Na noite de sexta-feira, a Tepco admitiu que dois dos operários da central receberam uma radiação superior a esses 250 milisievert e não descartou que haja mais trabalhadores na mesma situação, pelo que planeja fazer análise de 150 funcionários que realizaram tarefas similares.
Os funcionários de Fukushima trabalham dia e noite para controlar a situação na central, cujos sistemas de resfriamento ficaram danificados pelo terremoto e o devastador tsunami de 11 de março.
Seus esforços são dificultados pela água radioativa que se acumula nas instalações, que se calcula em mais de 105 mil toneladas e que impede sua passagem a várias zonas.
A Tepco prevê ativar novos sistemas para descontaminar a água a partir de 15 de junho, embora tenha advertido que, em caso de chuvas torrenciais antes dessa data, o líquido radioativo pode desbordar ao exterior.