terça-feira, 24 de maio de 2011

Cinzas de vulcão islandês provocam cancelamento de voos na Escócia e na Noruega

Cinzas de vulcão islandês provocam cancelamento de voos na Escócia e na Noruega

autoria e fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/05/110524_cinzas_voos_atualiza_rw.shtml

Avião de pequeno porte voa próximo a nuvem de cinzas do vulcão Grimsvotn
Vulcão Grimsvotn entrou em erupção no último sábado

Dezenas de voos foram cancelados nesta terça-feira em aeroportos da Escócia e da Noruega em consequência do alastramento das cinzas do vulcão islandês Grimsvotn, que entrou em erupção no último sábado.
Empresas como British Airways, Easyjet e KLM decidiram suspender suas atividades na Escócia, e alguns voos transatlânticos foram adiados.
A ameaça de mais interrupções aéreas fez com que o presidente dos EUA, Barack Obama, adiantasse em um dia sua ida de Dublin (Irlanda) a Londres, as duas primeiras paradas de seu giro pela Europa nesta semana.
Na Noruega, a operadora aeroportuária Avinor anunciou nesta terça-feira “algumas restrições” ao tráfego aéreo na costa oeste do país como precaução pela chegada das cinzas do Grimsvotn ao país.
A agência europeia de controle aéreo, Eurocontrol, montou um grupo de gerenciamento de crise em antecipação ao possível alastramento das cinzas.
No ano passado, as cinzas de outro vulcão islandês, o Eyjafjallajokull, provocaram o cancelamento de cerca de 100 mil voos na Europa ao longo de quase um mês, provocando um prejuízo estimado em US$ 1,7 bilhão (cerca de R$ 2,75 bilhões).
Especialistas dizem, porém, que o Grimsvotn não deve causar tantos problemas: além de a erupção atual ter menor escala, suas cinzas têm partículas maiores e, por isso, caem mais rapidamente no chão.
Além disso, os estudos e análises realizados durante a crise do ano passado levaram as autoridades europeias a elevarem a concentração limite das cinzas para a permissão de voo em 20 vezes, reduzindo a possibilidade de restrições.
Cinzas concentradas
Segundo a Eurocontrol, a previsão é de que a nuvem de cinzas se espalhe pelo norte da Escandinávia e da Rússia nos próximos dois dias.
A agência estima, porém, que as cinzas mais concentradas, que provocam problemas para o tráfego aéreo, devem ficar limitadas à costa oeste da Escócia.
O serviço meteorológico escocês previu que a nuvem de fumaça vulcânica chegaria na noite desta segunda-feira ao país e a partes da Irlanda do Norte na manhã desta terça-feira. Segundo essa previsão, a Inglaterra não será afetada pelas cinzas.
Ainda assim, os meteorologistas disseram que o clima instável no norte da Europa nos últimos dias torna difícil prever qual direção a nuvem de fumaça tomará nos próximos dias.
As decisões sobre o cancelamento de voos ou fechamento de espaço aéreo são normalmente tomadas com uma antecedência inferior a 24 horas.
Os temores sobre as consequências da nova erupção vulcânica na Islândia sobre o tráfego aéreo na Europa provocaram fortes baixas em várias ações ligadas ao setor na segunda-feira.