segunda-feira, 23 de maio de 2011

Seminário Internacional discute Projeto “NOVA LUZ”, no CCBB-SP – 24 a 26/05

Seminário Internacional discute Projeto “NOVA LUZ”, no CCBB-SP – 24 a 26/05


Veja mais no Agito SP, acesse www.agitosp.com.br

Seminário internacional “Políticas culturais, intervenção urbana e patrimônio edificado: perspectivas para as metrópoles contemporâneas: O Projeto “Nova Luz”
Seminário Internacional acontece entre os dias 24 e 26 de Maio no CCBB em São Paulo
Com participação de agentes públicos e privados, nacionais e internacionais, programação joga luz e amplia o debate sobre a importância das políticas culturais no processo de re-qualificação do espaço público, nas metrópoles contemporâneas
Região da Nova Luz – Centro – São Paulo
Realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil, com coordenação geral da Agenda Projetos Culturais e curadoria da Profa. Dr. Herta Franco, o Seminário Internacional: Políticas Culturais e Intervenção Urbana traz para São Paulo, pela primeira vez e a nível internacional o debate sobre o papel das políticas culturais no processo de recuperação de áreas urbanas antigas, bem como as relações entre cultura, espaço e cidadania na definição de dinâmicas nas metrópoles contemporâneas.
Partindo da atualidade da discussão do Projeto “Nova Luz”, conduzido pela Prefeitura Municipal de São Paulo, o Seminário tem como objetivo trazer uma abordagem interdisciplinar da questão. “Pensar nas dimensões – social, cultural, econômica – que envolvem o processo de intervenção urbana, a partir dos pontos de convergência e conflito. O objetivo não é pensá-las separadamente, mas em perspectiva.”, reflete Marcelo Mendonça, gestor do CCBB São Paulo.
Em três dias de evento, seis palestras, oito debates e exibição de quatro filmes, os temas abordados vão de balanços a perspectivas.
No primeiro dia, a discussão se dará em torno do Projeto “Nova Luz”. Serão duas mesas e duas palestras que irão analisar as ações que vem sendo implementadas no centro da cidade de trinta anos pra cá – sobretudo na região da Nova Luz – e de que forma os incentivos às manifestações culturais contribuíram ou não para a revitalização do espaço.
Serão também discutidas aqui as propostas específicas de intervenção urbana que fundamentam o Projeto “Nova Luz”, a fim de prever os desdobramentos possíveis do projeto uma vez aplicado. Lourenço Gimenes, escritório de arquitetura FGMF e José Bicudo, da Cia City – ambas participantes do consórcio que desenvolveu e implementará o projeto – ministrarão palestra, seguida de debate com o Prof. dr. Fernando de Mello Franco (Universidade Mackenzie e MMBB), Dra. Rovena Negreiros (Emplasa) e Dr. Jorge Wilheim (Jorge Wilheim Consultores Associados).
O segundo dia de seminário terá seu norte na avaliação de modelos alternativos nacionais e internacionais, bem como na atuação de orgãos preservacionistas. A intenção é colocar a experiência da metrópole paulistana em relação à experiência de outras cidades do Brasil e do mundo e ampliar, dessa forma, as referências locais que ditam caminhos e escolhas para São Paulo.
Na sexta-feira, acadêmicos, membros da sociedade civil e representantes de órgãos culturais e de movimentos sociais irão discutir os horizontes possíveis, a partir do questionamento dos impactos reais de políticas de intervenções urbanas na vida dos diversos segmentos sociais presentes no espaço.
Quais são os limites e quais devem ser as bases de uma intervenção urbana que pretende não a reprodução de um modo de vida excludente, mas a construção de cidades mais humanas que tornem o espaço lugar de pleno exercício da diversidade cultural e social?
São a essas perguntas para as quais o Seminário busca respostas.
“Discutir as cidades e o modo como são feitas as intervenções em seus espaços hoje é refletir sobre a cidade que queremos construir para o século XXI. E isso é muito mais que um exercício profissional. É o exercício da cidadania”, completa a Profa. Dr Herta Franco, curadora do Seminário.
Já estão confirmados para o Seminário Carlos Augusto Calil (Secretário Municipal de Cultura), o Prof. Dr. José Tavares de Lira (Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo / CPC – USP), Kazuo Nakano (Arquiteto do Instituto Polis), Paula Ribas (Presidente da Associação de Moradores dos bairros da Luz e Santa Ifigênia ) e ainda, Antônio Carlos de Moraes Sartini (Museu da Língua Portuguesa), Sergio Machado (Cineasta, diretor do longa Cidade Baixa), a Profa. Dr. Regina Meyer (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP / FAU-USP)e o Prof. Dr. José Teixeira Coelho Neto (Diretor do Museu de Arte Moderna de São Paulo / MASP e da Escola de Comunicação e Arte da USP), entre outros.
Olivier Mongin (Revue Esprit – França) e o Prof. Dr. Josep Maria Montaner (Universitat Politécnica da Catalunya – Espanha) são os convidados internacionais.
Espaço Urbano, Cultura e Cinema
Como parte da programação do Seminário, serão exibidos quatro filmes nacionais que de tem a cidade como ponto de convergência da narrativa. São eles: Soberano (Kiko Mollica e Ana Paula Orlandi), O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla), Madame Satã (Karim Ainouz) e Cidade Baixa, seguido de debate com o diretor do filme Sérgio Machado.
SERVIÇO:

O Seminário é totalmente gratuito.
As atividades acontecem entre os dias 24 e 26 de Maio, das 10h30 às 20h30
Local: Auditório da AASP – Rua Álvares Penteado, 151
(346 Lugares).

Haverá inscrições prévias pelo telefone 11 3113-3600 / 3113-3712ou retirada de senha n a bilheteria do CCBB , a partir de uma antes de cada atividade.
Todos que comparecerem a 70% da grade do Seminário, receberão, ao final, Certificado de Participação.

É GUERRA: Exército brasileiro atuará nas ações de combate ao desmatamento

Exército brasileiro atuará nas ações de combate ao desmatamento

AUTORIA E FONTE: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2587

Postado em 23/05/2011 às 15h15

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou a entrada do Exército, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal nas ações de contenção do desmatamento na região amazônica.(imagem: pbrasil.wordpress.com)
Após o anúncio do aumento de 80% do desmatamento em Mato Grosso, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou a entrada do Exército, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal nas ações de contenção do desmatamento na região amazônica.
A decisão ocorreu após o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciar o grande aumento nas áreas devastadas na Amazônia Legal, em relação ao mesmo período, março e abril, de 2010. Para tratar esse problema a ministra anunciou a criação do “gabinete de crise”, que em sua primeira reunião contou com a participação dos ministros Fernando Bezerra, Nelson Jobim e José Eduardo Cardoso, responsáveis pela Integração Nacional, Defesa e Justiça, respectivamente.
Segundo a ministra, as ações de contenção do desmate serão pautadas pela inteligência, portanto não é possível divulgar detalhes. Mesmo assim, ela explica que a decisão partiu da própria presidente Dilma Rousseff e garante que os resultados deverão aparecer em breve.
Como parte da estratégia, outros municípios que obtiveram altos índices de destruição das florestas serão incluídos nas listas dos maiores desmatadores, já que para Izabella, essa situação é “inadmissível”, tendo em vista o desenvolvimento tecnológico e os incentivos oferecidos para limitar essa prática.
Além dos agentes policiais federais, a proposta conta com o apoio da Força Nacional e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) dos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, que farão parte da análise cujo objetivo é identificar o foco e a causa deste problema. Com informações do G1.
Redação CicloVivo

Luminária em formato de frasco captura, armazena e utiliza a energia do sol

Luminária em formato de frasco captura, armazena e utiliza a energia do sol  

AUTORIA E FONTE: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2562/luminaria_em_formato_de_frasco_captura_armazena_e_utiliza_a_energia_do_sol/

A luminária Solar Sun Jar é uma alternativa eficiente, ecologicamente correta e barata para a iluminação convencional. O produto é considerado um sistema renovável de energia, por não depender de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão,  e usar somente a energia do sol, uma fonte inesgotável de energia e que não polui. 
O conceito é simples: basta colocá-la sob o sol durante o dia e aproveitar a energia estocada, durante a noite. 
A jarra, totalmente portátil, é de fácil manuseio. Para que funcione corretamente, ela deve ser deixada exposta ao sol com a tampa aberta para que o painel solar, localizado na parte interna da tampa, capture esta energia e a armazene em uma bateria. 
Dentro do frasco há uma lâmpada de LED, azul ou amarela, que acende automaticamente quando o ambiente está escuro ou quando o painel solar localizado na tampa é coberto. Assim, a tecnologia da jarra aproveita ao máximo a capacidade da natureza em fornecer energia limpa. 
A luz que brilha através do frasco é ideal para acampamentos ou para decorar jardins e vias, pois o equipamento é a prova d’água e fácil de limpar. Ele pode ser usado também para iluminar o interior de um cômodo ou varanda.  De acordo com o fabricante, três horas de carga equivalem a cinco horas de uso. 
A jarra é certificada por não conter substâncias tóxicas em sua composição e possui o selo de garantia ROHS - Restriction of the Use of Certain Hazardous Substances (Restrição de Certas Substâncias Perigosas). O produto custa cerca de 80 reais e está à venda na internet



DIGNIDADE PARA A POPULAÇÃO DE RUA

C40: São Paulo será a sede de evento mundial que debaterá as mudanças climáticas

São Paulo será a sede de evento mundial que debaterá as mudanças climáticas



20 de Maio de 2011 - 19:45


A partir do próximo dia 31, o Município receberá a abertura da C40 São Paulo Summit, uma reunião de prefeituras de grandes cidades que apresenta projetos de combate à mudança climática e promove o desenvolvimento sustentável.


A cidade de São Paulo está em contagem regressiva para se tornar o centro mundial das discussões ambientais. A partir do próximo dia 31, o Município receberá a abertura da C40 São Paulo Summit, idealizada pela Rede C40 de Grandes Cidades (C40 Large Cities Climate Leadership Group), reunião de prefeituras de grandes cidades que apresenta projetos de combate à mudança climática e promove o desenvolvimento sustentável. A quarta edição do evento internacional reunirá prefeitos e representantes de prefeituras de cinco continentes no Sheraton São Paulo WTC Hotel, no Itaim Bibi, Zona Sul da Capital.


O Comitê Organizador da C40 São Paulo Summit vem definindo os últimos detalhes antes da abertura da conferência. A realização da conferência da Rede C40 em São Paulo é parte da meta 173 da Agenda 2012 - o caderno de metas e compromissos firmados pela administração municipal - e prevê a exposição de três plenárias e 20 sessões. Coube à Prefeitura sugerir os temas a ser debatidos. Segundo o coordenadorexecutivo do Comitê Organizador da C40 São Paulo Summit, a convenção internacional será um marco histórico para a Cidade. “Esse é o maior evento organizado com ações da Prefeitura. Nunca o Município reuniu num só momento tantas autoridades trocando informações a respeito de suas experiências ao lidar com as mudanças climáticas. Por tudo isso, o mundo estará voltado para a cidade de São Paulo”.



A capital paulista ganhou essa oportunidade por causa de uma série de medidas voltadas à sustentabilidade, como a lei da Política Municipal para Mudanças Climáticas, aprovada em 2009, pioneira entre as cidades da América Latina, além de projetos importantes como captura de gás nos aterros São João e Bandeirantes; expansão de áreas verdes; construção de ciclovias; adoção da inspeção veicular; e criação de programa de substituição de combustíveis fósseis por renováveis na frota de ônibus.



O diretor-executivo da C40, Simon Reddy, se diz satisfeito com a organização da Cidade para a edição de 2011 da conferência. “São Paulo possui uma representação ativa dentro da Rede C40 e diversas ações voltadas à coleta de lixo e ao combate à poluição dos veículos. Também tem investido na criação de áreas verdes. Logo, São Paulo tem informações e experiências a compartilhar com outras cidades do mundo”, afirma Reddy.



Conscientização



Paralelamente à C40, ocorrerão vários eventos. “Discutiremos congestionamentos de trânsito, meios de transporte, poluição, lixo, entre outros assuntos. É o primeiro congresso da C40 no Hemisfério Sul e o primeiro em que o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, dirigirá os trabalhos. Por isso, é um evento importante para a rede C40 e espero que seja importante também para a cidade de São Paulo e para o Brasil”, observou o diretor-executivo da C40.



Nas 20 sessões previstas, os palestrantes abordarão temas como Eficiência Energética em Construções Existentes, Arborização e Florestas Urbanas, Gestão Integrada de Resíduos e Cidades Compactas, entre outros. Farão parte das pautas Táxis Inteligentes, Pedágios Urbanos, Drenagem Urbana e Adaptação, Captura de Gás em Aterro Sanitário e Geração de Energia. De acordo com o coordenador-executivo da C40 São Paulo Summit, durante os dias do evento o Município estará voltado para a questão de sustentabilidade. “Além do plantio de árvores como forma de compensação ambiental, temos o compromisso de não gerar o desperdício de papéis durante o período do evento. Isso servirá como modelo e exemplo para as cidades, pois, além de abordar ações sustentáveis, gera economia”.



Pela primeira vez, o Hemisfério Sul receberá o congresso das grandes cidades



Depois de ser realizada em Londres (2005), Nova York (2007) e Seul (2009), a reunião da Rede C40 de Grandes Cidades ocorre pela primeira vez no Hemisfério Sul. Criada em 2005 em uma iniciativa do então prefeito de Londres, Ken Livingstone, a Rede C40 tem como objetivo incentivar a cooperação internacional entre as grandes cidades, para reduzir as emissões de carbono, e promover ações entre as instituições privadas e governos nacionais para suavizar os efeitos do aquecimento global.



Participam da Rede C40 atualmente 40 cidades e 19 afiliadas, distribuídas nos seis continentes. O Comitê Diretor da C40 é formado pelas cidades de São Paulo, Delhi, Berlim, Johanesburgo, Londres, Los Angeles, Nova York, Toronto e Tóquio. Esse grupo lidera as atividades da Rede e desenha a estratégia internacional da C40.