segunda-feira, 9 de maio de 2011

Países ricos não cumprem acordo de apoio às nações em desenvolvimento

Países ricos não cumprem acordo de apoio às nações em desenvolvimento


Postado em 09/05/2011 ás 11h28

autoria e fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2501


O compromisso dos países desenvolvidos com a criação de um fundo de ajuda ao combate às mudanças climáticas parece não fazer parte do objetivo principal dessas nações. Prova disso foi o não cumprimento do prazo para a apresentação do plano de assistência às nações em desenvolvimento, definido pela ONU.
Conforme acordos feitos durante as Conferências Climáticas realizadas em Copenhague (2009) e em Cancun (2010), os países ricos tinham até o mês de maio, ou conforme especificado no site das Nações Unidas, até o dia dez de maio, para enviarem seus planejamentos de contribuição financeira ao secretário de Mudanças Climáticas da ONU.
O acordo estipulava que cem bilhões de dólares deveriam ser arrecadados das nações desenvolvidas, para mitigar os efeitos das mudanças climáticas nos países em desenvolvimento. O compromisso foi feito pelo fato de que, durante a Revolução Industrial, os países ricos foram os principais poluidores mundiais.
Até o momento, os únicos países a enviarem suas cartas às Nações Unidas foram Rússia e Ucrânia. Mesmo assim, a notícia não foi positiva. Os documentos apenas declaravam que as duas nações não “se sentem obrigadas” a contribuir com a arrecadação de verbas para o combate às mudanças climáticas.
“Os países desenvolvidos continuam a hesitar em honrar mesmo suas promessas mais modestas”, disse Cliffor Polycarp, do Instituto de Recursos Mundiais, em Washington, em declaração à agência de notícias Reuters. Mesmo assim, os especialistas ainda esperam que os relatórios dos outros países sejam entregues em breve, sob a alegação de que os prazos estipulados pela ONU costumam ser flexíveis.
Redação CicloVivo

Belo Monte e a censurra!


Consórcio de Belo Monte pede afastamento de procurador



09/05/2011 - 19h44


autoria: FELIPE LUCHETE
DE BELÉM



O consórcio Norte Energia, responsável pela construção da usina Belo Monte, no Pará, pediu no Conselho Nacional do Ministério Público o afastamento do procurador Felício Pontes Jr. de questões referentes à hidrelétrica.
Conforme documento divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério Público Federal, a Norte Energia diz que o procurador "age como incendiário" e apresenta "inegável parcialidade" por divulgar uma série de artigos contrários à obra em um blog (www.belomontedeviolencias.blogspot.com).
O consórcio pediu ainda que o link do blog fosse retirado do site da Procuradoria, criticando "a grosseria e a intolerância" contidas nos artigos e nos comentários dos leitores. "Seu discurso é direcionado a estimular a revolta dos índios e da sociedade", diz o documento.
Folha deixou recado com a assessoria do consórcio, mas não obteve resposta.
Pontes disse que o Ministério Público pode demonstrar posição porque é parte, não juiz, e que o site da Presidência da República tem link com o blog oficial do consórcio. Para ele, a atitude demonstra que as justificativas para a construção da usina não se sustentam. "Em vez de combater os argumentos dos textos, eles optaram pela não divulgação."