quarta-feira, 20 de abril de 2011

Lançada a cartilha “Roteiros” para promover a sustentabilidade do sector mobiliário

Lançada a cartilha “Roteiros” para promover a sustentabilidade do sector mobiliário

Folha da Europa

 

Autoria: Ana Ganhão (20-04-11)
No âmbito do Projecto Planet Design foi produzida a cartilha ''Roteiros'' (Roadmaps) para apoiar as empresas do sector mobiliário a alcançar os objectivos da eco-inovação.



Como resultado da segunda fase de pesquisa do projecto Planet Design, que envolve uma parceria de entidades Portuguesas (através da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários), Espanholas e Italianas foi produzida a cartilha Roteiros (Roadmaps) para empresas do sector mobiliário para alcançar os objectivos da eco-inovação.



O Planet Design tem o objectivo de revitalizar e potenciar a indústria do mobiliário através da inovação, estética e sustentabilidade ambiental.



A cartilha mostra diferentes direcções estratégicas que podem ser empreendedoras para as empresas de modo a alcançar os objectivos empresariais e ambientais em conjunto, para melhorar a competitividade obtendo sustentabilidade.



Com base em abordagens de eco-inovação (como os promovidos pelo OECD/2009 e pela UE Programa para a Competitividade e Inovação, 2007-2013), foram identificados seis roteiros diferentes de inovação, tais como:



• Selecção de materiais eco-inovadores

• Adoptar princípios de concepção ecológica

• Melhorar a sustentabilidade da unidade de produção

• Apresentação de estratégias orientadas para o mercado de rotulagem ecológica

• Em rede e parceria para a eco-inovação

• Re-oferta do serviço de elaboração do produto (Re-pensar o mercado)



Este livro contém uma descrição sintética de cada roteiro e as principais linhas de acção que podem ser activadas, incluindo estudos de casos e exemplos de boas práticas, bem como as ferramentas disponíveis e referências.



As empresas interessadas em receber a versão em Inglês da cartilha e nas actividades do projecto pode preencher o formulário de contacto no site do Planet Design e pedir os materiais.



As empresas interessadas em receber a versão em Inglês do livro poderão solicitá-lo à ANJE através do site do Projecto Planet Design, nesta página: http://www.planetdesignproject.org/pt/contact



Os interessados poderão aceder a informação adicional sobre esta iniciativa aqui http://www.planetdesignproject.org/pt