sábado, 12 de março de 2011

Tragédia ambiental 2: Governo japonês retira 200 mil moradores de regiões próximas a usinas nucleares

Governo retira 200 mil moradores de regiões próximas a usinas nucleares



Técnico procura sinais de radiação em garoto que vive perto da usina de Fukushima



Autoria e fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110312_japao_terremoto_usinas_mdb.shtml



Cerca de 200 mil pessoas estão sendo retiradas das regiões próximas às duas usinas nucleares no Japão que foram danificadas pelo terremoto de sexta-feira, que devastou a costa nordeste do país.



A situação mais grave é em Fukushima Daiichi, a 250 quilômetros ao norte de Tóquio, que foi atingida por uma explosão cerca de 20 horas após o tremor.



Clique Leia mais na BBC Brasil Explosão atinge usina nuclear japonesa danificada por terremoto



Apesar de o governo ter afirmado que não há risco de vazamento nuclear, já que o reator principal não foi danificado, autoridades estão retirando os cerca de 170 mil moradores que vivem em um raio de 20 quilômetros da usina.



Segundo a TV japonesa NHK, três pessoas estão sob tratamento médico por terem sido expostas à radiação.



Eles foram escolhidos aleatoriamente entre 90 pessoas para serem testadas. O grupo estava esperando em uma escola, para ser resgatado por um helicóptero. Elas não apresentam sintomas de radiação, segundo fontes médicas.



Na tarde de sábado, um correspondente da BBC foi impedido por um policial de passer por uma Estrada a 60 quilômetros da usina. O policial alegou que era perigoso demais viajar por ali.



Já na usina de Fukushima Daini, cerca de 30 mil pessoas estavam sendo retiradas de um raio de 10 quilômetros da instalação.



Autoridades japoneses classificaram o acidente em Fukushima Daiichi como de nível 4, ou seja, “com consequências locais”. Na escala, que vai de 0 a 7, o desastre de Chernobyl, ocorrido na Ucrânica em 1996, foi qualificado como de nível 7.



Desaparecidos



O tremor de 8,9 de magnitude seguido por um tsunami atingiu a costa de Honshu, a cerca de 400 quilômetros a nordeste de Tóquio, na tarde de sexta-feira e ocorreu a uma profundidade de cerca de 24 quilômetros.



As equipes de resgate japonesas começaram a chegar na região mais atingida pelo terremoto na manhã deste sábado e, com isso, a escala real do desastre começa a ser revelada.



O governo teme o terremoto e o tsunami tenham matado bem mais de mil pessoas. Apenas na cidade de Rikuzentakada, que ficou praticamente submersa, cerca de 400 corpos foram encontrados. Já em Minamisanriku, metade da população, cerca de 10 mil pessoas, estão desaparecidas.



Uma autoridade local da cidade de Futuba, na região de Fukushima, afirmou que mais de 90% das casas em três comunidades costeiras foram levadas pelo tsunami.



"Olhando do quarto andar da prefeitura da cidade, não vejo nenhuma casa", teria dito ele segundo a agência de notícias japonesa Kyodo.




 
Japão enfrenta emergência em segundo reator de usina nuclear




Antes, explosão ocorreu em outro reator da usina Fukushima Daiichi por falha em resfriamento

12 de março de 2011
20h 45

Estadão.com.br
 

Autoria e fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,japao-enfrenta-emergencia-em-segundo-reator-de-usina-nuclear,691139,0.htm?S


Oficiais em área próxima à usina Fukushima Daiichi


TÓQUIO - A agência japonesa de segurança nuclear reportou emergência em um segundo reator localizado na mesma usina atômica onde mais cedo ocorreu uma explosão. Segundo a Agência de Segurança Nuclear a Industrial do Japão, a unidade 3 da usina Fukushima Daiichi teve falhas em seu sistema de resfriamento. As informações foram recebidas da Tokyo Electric, que opera a usina.


O reator número 1 da Fukushima Daiichi, no nordeste do Japão, liberou radiação neste sábado após um forte terremoto e do tsunami no nordeste do Japão na sexta, que danificou o sistema de refrigeração. O operador foi forçado a liberar pressão que se tinha acumulado no reator. Uma explosão foi registrada.



De acordo com a BBC, cerca de 200 mil pessoas estão sendo retiradas das regiões próximas às duas usinas nucleares no Japão. Apesar de o governo ter afirmado que não há risco de vazamento nuclear, já que o reator principal não foi danificado, autoridades estão retirando os cerca de 170 mil moradores que vivem em um raio de 20 quilômetros da usina.



Segundo a TV japonesa NHK, três pessoas estão sob tratamento médico por terem sido expostas à radiação. Eles foram escolhidos aleatoriamente entre 90 pessoas para serem testadas. O grupo estava esperando em uma escola, para ser resgatado por um helicóptero. Elas não apresentam sintomas de radiação, segundo fontes médicas.



Autoridades japoneses classificaram o acidente em Fukushima Daiichi como de nível 4, ou seja, "com consequências locais". Na escala, que vai de 0 a 7, o desastre de Chernobyl, ocorrido na Ucrânica em 1996, foi qualificado como de nível 7.





Cycloclean, a bicicleta que purifica água é lançada no Japão

Cycloclean, a bicicleta que purifica água é lançada no Japão



Seg, 21 de Fevereiro de 2011 12:55
 
Autor: Hide
 
Fonte: http://www.portalnippon.com/novidades/
 
 
 
Imagem/Reprodução: Inhabitat




A empresa Nippon Basic apresentou na semana passada uma bicicleta que purifica a água, chamada de Cycloclean. A novidade é uma das atrações da feira de tecnologia sustentável de Kawasaki, Kanagawa, que inicialmente pode ser aplicada em áreas que tenham sido atingidas por desastres naturais e para aldeias remotas.



De acordo com o site Inhabitat, o sistema de purificação de água da bicicleta é suficientemente poderoso para ir buscar água até cinco metros de profundidade e a bicicleta pode mudar a vida de milhões de pessoas de todo o mundo que por muitas vezes, a água que se tem acesso está contaminada.




Tragédia ambiental: Explosão atinge usina nuclear japonesa de Fukushima. ATENÇÃO: REDE DE UTILIDADE PÚBLICA NO JAPÃO ATRAVÉS DO BLOG "LOST IN JAPAN"

Explosão atinge usina nuclear japonesa


Autoria e fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110312_japao_explosao_fn.shtml


Fumaça foi vista na usina de Fukushima além de destroços






Uma grande explosão atingiu uma usina nuclear do Japão que já tinha sido danificada pelo grande terremoto de sexta-feira.



A grande nuvem de fumaça foi vista saindo da usina nuclear de Fukushima.



Imagens da televisão japonesa mostraram uma grande explosão em um dos prédios da usina Fukushima 1, a cerca de 250 quilômetros a nordeste de Tóquio. Além da nuvem de fumaça, também podiam ser vistos destroços atirados para longe da construção.



O canal de televisão japonês NHK mostrou imagens da usina antes e depois do terremoto. Estas imagens parecem mostrar que a estrutura mais externa de uma das quatro construções da usina tinha desabado depois da explosão.



A Companhia Elétrica de Tóquio, operadora da usina, informou que quatro funcionários ficaram feridos.



Ainda não se sabe exatamente em que parte da usina ocorreu a explosão e qual foi sua causa. Mas, o secretário do Gabinete de Governo do Japão, Yukio Edano, informou que os especialistas estão tentando determinar os níveis de radiação no local.



O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, declarou estado de emergência em Fukushima 1 e 2, enquanto os engenheiros tentam confirmar se houve um derretimento em um dos reatores de uma das usinas.



Este é um procedimento automático depois que reatores nucleares são desligados em caso de terremoto, o que permite que as autoridades tomem medidas mais rápidas.



A usina nuclear de Fukushima foi uma das muitas instalações do Japão danificadas pelo forte terremoto e tsunami que atingiram o país.



Cidades e vilarejos inteiros foram destruídos pelo tremor de 8,9 de magnitude e por ondas de até 7 metros. Mais de mil pessoas morreram devido ao terremoto.



Mais de 200 mil pessoas estão em abrigos de emergência. Dezenas de milhares de soldados japoneses e centenas de navios e aeronaves foram enviados para os trabalhos de resgate.



Clique Leia mais na BBC Brasil: Forte réplica atinge Japão



Sistema de resfriamento



O estado de emergência nuclear foi declarado pelo governo japonês após o sistema de resfriamento de cinco usinas falhar e provocar o risco de um vazamento.



A Agência Nuclear do Japão informou neste sábado que foram detectados césio e iodo radioativos perto do reator número um da usina Fukushima 1. A agência informou ainda que isto pode indicar que os recipientes com combustível de urânio dentro do reator podem ter começado a derreter.



Na sexta-feira, o governo japonês tinha informado que os níveis de radiação dentro da usina aumentaram quatro mil vezes.



A pressão dentro de um dos seis Reatores de Água Fervente (BWRs, na sigla em inglês) na usina aumentou após o sistema de refrigeração ter sido danificado pelo terremoto. No portão da usina, a radiação aumentou oito vezes.



O calor produzido pela atividade nuclear dentro do núcleo do reator necessita ser dissipado, mesmo após seu desligamento.



Ar e vapor com radioatividade foram liberados de vários reatores das duas usinas para tentar aliviar os altos níveis de pressão. Mas, segundo o primeiro-ministro, Naoto Kan, os níveis de radioatividade no ar e vapor liberados eram "minúsculos".



Milhares de pessoas receberam ordens para se retirar da região em um raio de 20 quilômetros da usina de Fukushima. O correspondente da BBC na região Nick Ravenscroft foi parado pela polícia a 60 quilômetros da usina.



A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que está tentando conseguir mais informações a respeito da situação na usina.





Evacuation area expanded to 20km radius





The prefectural government of Fukushima has expanded the evacuation area around Fukushima Number 1 Power Station from an earlier established 10-kilometer radius to a 20-kilometer radius.



The decision was made at the instruction of the prime minister's office shortly before 6:30 PM, local time, at a nuclear disaster task force meeting on Saturday.



The prefectural government is working to determine which towns and villages fall under the new evacuation order.



It is maintaining an evacuation instruction for a 10-kilometer radius around the Number 2 Power Station.



Saturday, March 12, 2011 20:14 +0900 (JST)





ATENÇÃO: REDE DE UTILIDADE PÚBLICA NO JAPÃO ATRAVÉS DO BLOG  "LOST IN JAPAN"








Terremoto no Japão






http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/terremoto-no-japao


O Governo brasileiro acompanha, com preocupação, os desdobramentos após o terremoto e o consequente tsunami que atingiu a costa do Japão na tarde do dia 11 de março.





11/03/2011 - O Governo brasileiro acompanha, com preocupação, os desdobramentos após o terremoto e o consequente tsunami que atingiu a costa do Japão às 14h46 (horário japonês) na tarde do dia 11 de março.



O Governo e o povo brasileiro manifestam sua solidariedade e mais sinceras condolências pelas perdas humanas causadas pelo abalo sísmico de mais de 8 pontos na escala Richter, um dos maiores tremores já registrados na história do Japão.



A Embaixada do Brasil no Japão e os Consulados Gerais em Tóquio, Nagoia e Hamamatsu até o momento não têm notícia de mortos ou feridos brasileiros.



A comunidade brasileira no Japão é de 254 mil habitantes, sendo que a maior concentração de nacionais situa-se na região centro-sul do país, área menos atingida pelo terremoto.



A Embaixada do Brasil em Tóquio está trabalhando em regime de plantão 24 horas e solicita que pedidos de informação sejam dirigidos ao endereço eletrônico comunidade@brasemb.or.jp, já que há dificuldades de comunicação por telefone, especialmente em linhas de celular.



O Núcleo de Atendimento a Brasileiros (NAB), que está em contato com a rede consular no Japão, colocou linhas de atendimento à disposição do público: (61) 3411 6752/6753/8804 (de 8h às 20h) e (61) 3411 6456 (de 20h às 8h e finais de semana). Consultas poderão ainda ser dirigidas ao endereço eletrônico dac@itamaraty.gov.br.



******



Earthquake in Japan







The Brazilian Government has been following with concern the aftermath of the earthquake and the ensuing tsunami that struck the coast of Japan at 14h46 (Japan time) in the afternoon of 11 March.







The Government and the people of Brazil convey their solidarity and their heartfelt condolences for the human losses brought about by the seismic shift that exceeded 8 points on the Richter scale, one of the most severe tremors ever recorded in the history of Japan.







The Brazilian Embassy in Japan and the Consulates-General in Tokyo, Nagoya and Hamamatsu have not received any news about deceased or injured Brazilians.







The Brazilian community in Japan comprises 254,000 people, with the largest concentration of citizens in the south-center region, an area that was less affected by the quake.




Watch NHK World Live TV from Japan




Info about NHK World: Short English spoken news updates: