sexta-feira, 4 de março de 2011

Empresário britânico lança serviço de táxi para apenas um passageiro

Empresário britânico lança serviço de táxi para apenas um passageiro



Postado em 03/03/2011 ás 09h00

Autoria e fonte:http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2124



Todos os veículos da frota do Cab4one podem transportar apenas um passageiro e suas bagagens. l Imagem: Divulgação / Cab4one

Táxis convencionais e veículos de aluguéis, gastam a maioria do seu tempo levando apenas um passageiro. Isso os tornam ineficientes e mais agressivos ao meio ambiente em termos de emissões de carbono.



Pensando nisso, a empresa britânica Cab4one (Taxi para um), criou um serviço diferenciado para passageiros solitários; todos os veículos da frota podem transportar apenas um passageiro e suas bagagens.



Justin Martin Ott, fundador da empresa, teve a ideia do serviço depois de constatar que a maioria dos veículos que transportavam passageiros de aeroportos carregavam apenas um passageiro. Em 2010, a empresa começou a operar no aeroporto de Stansted, próximo a Londres.



O veículo escolhido pela empresa foi o “Smart Passion Fourtwo”, que segundo a empresa, é considerado o veículo convencional menos poluente no Reino Unido atualmente. O Smart é movido a diesel e emite apenas 89 gramas de dióxido de carbono por quilômetro, além de ter apenas a metade do tamanho de um táxi convencional. Ott explica que a utilização de carros elétricos ainda não é viável em Londres, devido ao intervalo de recarga das baterias.



O veículo tem capacidade para três malas grandes, mais bagagens de mão, o que é mais do que uma pessoa pode carregar em um avião. O mini taxi ainda possui conexão wi-fi e tomadas para carregar todos os tipos de equipamentos dos usuários. Assim, os passageiros podem trabalhar enquanto viajam.



Ott diz que a reação dos passageiros quando se deparam com o mini taxi é de surpresa, mas que após utilizar o serviço, acabam gostando e percebem que não precisam de carros enormes poluindo ainda mais o meio ambiente.



Para encorajar a população a andar mais de bicicleta, a Cab4one também criou o Bike Rescue. O serviço oferece socorro aos ciclistas. Eles buscam o ciclista e sua bike onde quer que estejam, e os levam em segurança para sua casa, ou destino final. A empresa também carrega um kit de primeiro socorros, para casos de emergências.



Segundo o empresário, a economia de combustível do veículo deixa seus táxis com preços muito competitivos. A Cab4one tem planos de expandir seus serviços para outras cidades do Reino Unido e para o Centro de Londres.



Confira o vídeo onde Justin Martin Ott fala mais sobre o serviço:



Hamburgo, na Alemanha, é escolhida a capital verde europeia de 2011

Hamburgo, na Alemanha, é escolhida a capital verde europeia de 2011


Postado em 03/03/2011 ás 14h59

Autoria e fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2131



A cidade pretende reduzir 40% de suas emissões até 2020 e 80% até 2050 l Imagem: Guia TimeOut

A cidade alemã de Hamburgo foi escolhida a capital verde europeia de 2011. A estrutura de transportes e a meta ambiciosa de redução nas emissões de carbono foram fatores importantes que motivaram a escolha.



O condado, localizado no norte da Alemanha, pretende reduzir 40% de suas emissões até 2020 e 80% até 2050, comparado à quantidade que era emitida em 1990. Atualmente a cidade já alcançou níveis respeitáveis, com redução de 15%.



Para que essa eficiência fosse alcançada foi feito um replanejamento na estrutura dos edifícios e mudança na matriz energética nos meios de transporte. Os veículos pesados passaram a contar com motores híbridos e existe um estudo de mudança nos combustíveis dos barcos, para que as transformações sejam ainda mais efetivas ambientalmente. O governo também pretende encontrar uma maneira de usar gás natural no transporte marítimo.



O transporte público em Hamburgo é totalmente eficiente. Existe um ponto de ônibus a cada 300 metros de qualquer habitante. A cidade utiliza dois ônibus híbridos e outros oito estão em fase de testes. Outro coletivo de destaque é o S-Bahn, espécie de trem elétrico alemão, que tem como fonte energética a hidroenergia.



A cidade também é exemplo na preservação das áreas verdes, que ocupam 28% de seu território. As terras cultivadas, parques e áreas verdes públicas compõem 41% da área municipal, que possui 240 mil árvores. Todos esses fatores colaboram para que a qualidade do ar seja considerada muito boa.



O local é um alvo bastante escolhido por cientistas e pesquisadores para os estudos climáticos. A Universidade de Hamburgo abriga atualmente mais de 450 cientistas no Centro de Ciências Marinhas e Atmosféricas, que também é conhecido como campus do clima.







Redação CicloVivo



Sustentabilidade é caminho para novo mercado de trabalho

Sustentabilidade é caminho para novo mercado de trabalho


Postado em 03/03/2011 ás 11h42


Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2129



É impossível falar em desenvolvimento atualmente sem associá-lo à sustentabilidade. O tema ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro e atrai pessoas de diversas áreas interessadas em especializações que gerem mudanças empresariais e pessoais por um futuro melhor.



O governo do Brasil é a prova de que esse setor já alcançou posição de importância em toda a nação. Ainda neste semestre o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, divulgará o projeto “política de desenvolvimento produtivo”, que tem como objetivo instaurar a sustentabilidade em todo o setor industrial brasileiro.



As empresas se mobilizam para desenvolverem estratégias de minimização dos impactos que suas atividades causam no meio ambiente. Par alcançar esse objetivo, no entanto, elas buscam profissionais capacitados para exercerem tais mudanças. Por isso, a sustentabilidade ganha também status de profissão.



As áreas de atuação são diversas e englobam profissionais com diferentes formações, desde jornalistas até engenheiros, todos envolvidos em um só ideal que é trabalhar em benefício da sustentabilidade. A consultora ambiental Carolina Piccin, explica o que existe em comum entre esses profissionais: “Acho que todos que trabalham com o tema da sustentabilidade têm uma vontade muito grande de mudar uma comunidade, uma cidade ou uma empresa”.



A advogada Juliana Amaral Toledo, é exemplo disso e garante que as empresas estão à procura de profissionais capacitados. “As empresas que me procurar querem estimular um comportamento sustentável ou estão trabalhando com tecnologias para diminuir seu impacto na natureza”, disse ela em declaração à revista Isto É.



Para formalizar essas profissões, foi criada recentemente a Associação Brasileira de Profissionais da Sustentabilidade (Abraprosus), que surge para proporcionar espaços onde os profissionais possam debater ideias e trocar experiências. Um dos desafios para esse crescimento é a falta de formação universitária desenvolvida especificamente em cima deste tema. Segundo o empresário Marcus Nakagawa é possível “contar nos dedos as universidades brasileiras que têm cursos fixos nessa área”. Três universidades têm especializações em sustentabilidade: Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação Getúlio Vargas e Universidade de São Paulo. O Instituto Ethos também oferece pequenos cursos para direcionar empresários interessados em montar negócios sustentáveis. Com informações da Revista Isto É.



Redação CicloVivo



Reduzir a conta de luz também é sustentável

Reduzir a conta de luz também é sustentável

03/03/2011 - Artigo



Fontes: Brasil Econômico e http://www.abrace.org.br/port/noticias/ler.asp?id=19966



Autor: Ângela Cardoso



O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) divulgou no mês passado o estudo Sustentabilidade: a vantagem competitiva de quem a incorpora, no qual pesquisadores classificam dois tipos de empresa: aquelas que assimilaram práticas sustentáveis à sua agenda e aquelas que, embora apoiem as causas da sustentabilidade, ainda estão mais focadas em redução de custo, eficiência material e mitigação de riscos.





O estudo identifica práticas das empresas que incorporaram e praticam conceitos e já começam a definir o que é uma gestão sustentável: agilidade, mesmo quando não se dispõe das informações necessárias; autenticidade e transparência com os colaboradores e fornecedores. Além disso, entre as preocupações das companhias está a necessidade de combater o desperdício de energia a partir do aumento da eficiência dos processos produtivos.





Essa preocupação das corporações globais tem sido pouco percebida entre as empresas brasileiras quando tratam da sustentabilidade. Apesar do alto custo do insumo, não há uma preocupação tão grande com o tema. Uma hipótese para isso é o fato de a matriz elétrica brasileira ser uma das mais limpas do mundo, com mais de 80% da eletricidade produzida em hidrelétricas. Isso faria com que as empresas nacionais já consideras sem suas opções sustentáveis quando se fala de energia.





Vale lembrar também que essa postura pode ser associada a um elemento cultural. Para muitas empresas brasileiras, sustentabilidade ainda é um conceito ligado muito mais à questão ambiental, sem considerar as demais vertentes que compõem o conceito, a questão social e a econômica. Além de ignorar o impacto econômico do custo da energia nas operações das empresas, esse raciocínio desconsidera o fato de que todas as formas de geração de energia causam impactos ambientais.





Evidentemente que uma térmica a carvão, que produz diversos poluentes devido à queima do combustível, terá impactos mais significativos no ambiente do que uma hidrelétrica, principalmente tendo em vista as emissões de gás carbônico das térmicas nesses tempos de aquecimento global. Contudo, mesmo as hidrelétricas têm impactos significativos, devido ao alagamento de áreas e outras modificações no ambiente em que estão localizadas.





Além disso, é preciso entender que o desperdício que resulta em um consumo excessivo e desnecessário contribui para a necessidade de expansão contínua do parque gerador. O aproveitamento inclui longas linhas de transmissão para que a energia chegue até os centros de carga, que também impacta o ambiente. Por fim, o parque gerador brasileiro também exige a complementaridade com térmicas, que, mesmo não sendo a carvão, contribuem para o famigerado efeito estufa.





Isso mostra que, embora as empresas brasileiras tenham um diferencial em relação às dos outros países, ações em favor da redução do desperdício merecem espaço. Podem não significar tanto em termos de redução de emissões de gases de efeito estufa, mas contribuem para a redução do impacto ambiental de suas operações. Além disso, auxiliam a diminuir a conta de luz, ao mesmo tempo que buscam a sustentabilidade no que se refere à questão econômica.





--------------------------------------------------------------------------------






Pesquisa levanta perfil turístico em 5 Parques Nacionais

Pesquisa levanta perfil turístico em 5 Parques Nacionais


Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/pesquisa-levanta-perfil-turistico-cinco-parques-nacionais-620745.shtml

Autoria: Sucena Shkrada



Um dos resultados da pesquisa realizada pelo Projeto Piloto de Fomento ao Turismo em Parques Nacionais e Entorno, do Ministério do Turismo*, revela que a natureza é vista como principal atrativo do destino e a infraestrutura como desafio, em cinco UCs – Unidades de Conservação, segundo avaliação de moradores dos municípios do entorno. As áreas em questão foram da Chapada dos Veadeiros (GO), da Serra dos Órgãos (RJ), do Aparados da Serra (RS/SC), de Anavilhanas (AM) e do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE), que integram a lista de 31 abertas à visitação, no país.



Especificamente para os turistas pesquisados, o objetivo das visitações é a busca de descanso. Já para os empresários, os maiores desafios são a falta de capital para investimento e giro de caixa, além da escassez de mão-de-obra qualificada. Um fato curioso é que somente em Anavilhanas, a cultura foi considerada como aspecto importante.



Ao todo, foram entrevistadas 1.192 pessoas, por meio de questionários enviados pela internet, entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011. Segundo o Ministério do Turismo, os resultados ainda estão sendo avaliados e serão utilizados para potencializar o turismo sustentável nessas regiões.



Em abril deste ano, estão programados workshops com a cadeia produtiva do setor, com apoio do SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, do ICMBio – Instituto Chico Mendes e da Abeta - Associação Brasileira de Turismo de Aventura.



"Educação ambiental": Escola estadual no Rio de Janeiro ganha LEED Schools

Escola estadual no Rio de Janeiro ganha LEED Schools

03/Março/2011





Aproveitamento de água de chuva para irrigação e vaso e iluminação totalmente com LED são diferenciais do projeto



Autoria:Luciana Tamaki



Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/sustentabilidade/escola-estadual-no-rio-de-janeiro-ganha-leed-schools-211198-1.asp



O Colégio Estadual Erich Walter, localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, conseguiu a certificação LEED Schools, própria para escolas com projeto sustentável. "Esta é a primeira escola a buscar a certificação LEED no país e, ainda, a primeira escola pública no mundo a tomar esta iniciativa", garante Luiza Junqueira, arquiteta responsável pela certificação. Ela apresentará o projeto no próximo dia 18, na Feicon Batimat.




A certificação LEED Schools tem requisitos específicos para escolas, sobre acústica e qualidade dos solos





Esta certificação LEED específica para escolas tem dois requisitos diferenciados: a apresentação de um relatório ambiental da qualidade do solo, para que não seja perigoso à saúde das crianças, e o tratamento acústico não só nas salas de aula, como nos corredores e ambientes internos próximos às salas. Para garantir baixos ruídos, foram especificados forros acústicos e equipamentos de ar-condicionado de baixos decibéis.



O terreno, com área de 3.700 m², foi doado pela Prefeitura ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. Para a construção da escola, foi aproveitado o piso da praça (bloquetes e pedra portuguesa) para a pavimentação das áreas externas. As quadras existentes também serão reaproveitadas.



Além disso, a escola também adotou medidas como toda iluminação feita por lâmpadas LED, aproveitamento de água de chuva para irrigação e bacias, válvulas de duplo acionamento, aumento de áreas verdes e pavimentação permeável, telhado verde (com acesso à visitação), revestimentos com baixos índices de compostos orgânicos voláteis, área para reciclagem, painéis solares para aquecimento de água, instalação de bicicletários, vagas especiais para veículos de baixa emissão.



Segundo Luiza, o time pedagógico também vem trabalhando para fazer da escola uma ferramenta de ensino e conscientização de práticas sustentáveis.



No colégio há aulas para o ensino médio e também formação técnica profissionalizante. O projeto teve um custo total de R$ 11 milhões, financiado pela ThyssenKrupp CSA. As obras estão em fase de acabamento no prédio principal.







Foram aproveitados materiais da praça, originalmente no local, para pavimentação das áreas externas