quinta-feira, 3 de março de 2011

A CASA DO TARZAN...num parque?

Casa na árvore - 25 modelos para inovar com sustentabilidade !



02/03/2011
Sustentabilidade é um tema inovador e recente, mas morar em árvores, que era um sonho de criança agora virou realidade.






Autoria e fonte: http://www.ideiapura.com.br/2011/03/casa-na-arvore-25-modelos-para-inovar.html






https://picasaweb.google.com/famaweb/CasaNaArvore?authkey=Gv1sRgCNvji-2Eid6FRw#






http://www.casanaarvore.com/video.asp?video=Casa_na_arvore_8mb.wmv





E a descarga atmosférica?

Nova entidade busca referências para profissional de sustentabilidad: ABRAPROSUS

Nova entidade busca referências para profissional de sustentabilidade





Autoria: por Alexandre Spatuzza — última modificação Feb 28, 2011 04:20 PM

Fonte: http://www.revistasustentabilidade.com.br/pesquisa-e-inovacao/nova-entidade-busca-referencias-para-profissional-de-sustentabilidade


Até abril de 2011, o profissional que atua na área de sustentabilidade deverá começar a ter referências éticas e técnicas para sua atuação no mercado. É esta a meta da primeira assembleia geral da recém-criada Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, explicou um de seus idealizadores, Marcus Nakagawa, consultor de educação para sustentabilidade e gestão. Mas o desafio é complexo: primeiro é necessário definir quem é este profissional.


 
“O tema sustentabilidade é necessariamente multidisciplinar e transversal”, explicou. “Não é só gestão ambiental e nem responsabilidade social corporativa. O profissional pode estar trabalhando em várias áreas em governos, empresas e ONGs, desde um gerente de compras até um comunicador. É um tema amplo, portanto é preciso buscar uma definição”.



Há mais de uma década trabalhando nas várias áreas da sustentabilidade desde a faculdade de propaganda e marketing, Nakagawa percebeu, em 2009, que profissionais atuando com o tema sustentabilidade necessitavam de apoio institucional para o guiar no dia-a-dia, pois apesar de da crescente presença da questão nos vários ramos econômicos e governamentais, o profissional se encontrava sozinho na hora de discutir questões chave para sua atuação.



“Percebi que muitos se sentiam isolados”, lembrou. “Muitas vezes os profissionais se deparavam com alguns interesses que tinham que acatar, mas que não defendiam.”



Serão três as ações principais da associação: conectar os profissionais; difundir conhecimento e criar um código de conduta para estes profissionais com referências éticas e técnicas.



Lançada no dia 21 de fevereiro, com um debate sobre o perfil deste profissional, a associação conta com um grupo gestor de 20 profissionais divididos em três grupos de trabalho para discutir estes temas e buscar meios de financiar a associação.



“Tem que ter inovação neste tema”, lembrou Nakagawa explicando que entre as modalidades inclui crowd financing – doações pequenas individuais dispersas pela população por meio web.



Apesar da questão da sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental de empresas e governos estarem em proeminência, os profissionais desta área ainda carecem de uma representação formal ou referências para sua atuação.



Nos Estados Unidos, foi lançada a Sociedade Internacional de Profissionais de Sustentabilidade (ISSP em inglês) entre 2007 e 2009. Na Espanha, a Associação Interdisciplinar de Profissionais do Meio Ambiente (APROMA) e desde 2001, existe uma cátedra patrocinada pela Unesco, na universidade Michel de Montagne (França), para treinamento e desenvolvimento sustentável. Enquanto isso no Brasil, existem movimentos para regulamentar a profissão de gestor ambiental em nível nacional e para pagamento de serviços ambientais em São Paulo.



Além disso, já existem vários núcleos de estudos e de pesquisa em sustentabilidade em universidades como a Fundação Getúlio Vargas e a Fundação Dom Cabral enquanto inúmeras faculdades já oferecem em suas grades graduação e pós-graduação matérias e foco de pesquisa abordando a sustentabilidade socioambiental.



Para Nakagawa, a ideia é poder melhorar as práticas das empresas, ONGs e governos voltadas para a sustentabilidade dando conectando, educando e apoiando os profissionais atuando nesta área.



“É um sonho do grupo gestor que atuação das empresas e dos governos em relação ao meio ambiente e a sociedade acreditamos que essa é a melhor reposta para que a mudança aconteça”.



 




 


Portugueses desenvolvem bateria de papel recarregada por vapor

Portugueses desenvolvem bateria de papel recarregada por vapor

Autoria e fonte: http://eco4planet.com/blog/2011/03/portugueses-desenvolvem-bateria-de-papel-recarregada-por-vapor/



Baterias são sempre um problemão na hora do descarte. Muita gente não pensa no ambiente e acaba se desfazendo de baterias com metais pesados em qualquer lugar. Uma forma de resolver isso é desenvolver baterias menos nocivas ao ambiente. Uma dessas ideias vem de Portugal e utiliza bateria feita de papel.


O pessoal da Facudade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa criou uma bateria feita com papel sulfite! Para funcionar, segundo os pesquisadores, a folha precisa passar por alguns processos conhecidos como “deposição de eletrodos e caracterização morfológica e elétrica” (ninguém pensou em um nome mais simples, fazer o que) e depois ela já pode equipar aparelhos que vão poder ser recarregados em qualquer lugar.



Sim, qualquer lugar. Já que a bateria funciona utilizando vapor d’água, o aparelho vai poder se recarregar em qualquer ambiente com umidade relativa do ar superior a 40%.



Os amigos lusitanos ainda dizem que a bateria vai poder equipar diversos aparelhos, como celulares, computadores e até utensilios médicos. Ora pois.