segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Caravana Copa Orgânica Brasil 2014

.Caravana Copa Orgânica Brasil 2014





Evento itinerante sobre o mercado de alimentos orgânicos e as oportunidades de negócios do setor

Dom, 20 de Fevereiro de 2011 13:56

Autoria: Márcia Britto

Fonte: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30497:caravana-copa-organica-brasil-2014&catid=47:cat-saude&Itemid=328







Caravana Copa Orgânica Brasil 2014 vai percorrer os 12 estados brasileiros onde serão realizados jogos da Copa de Futebol de 2014, em um total de 44 cidades. O objetivo do evento é a difusão de conhecimento sobre a produção e o desenvolvimento do mercado de alimentos orgânicos.



Os agricultores terão acesso a tecnologias e inovações que lhes permitirão aumentar a produção e melhorar a qualidade do produto, preparando-os para a realidade da “Copa Orgânica” e consequente tendência de crescimento de mercado de consumo de orgânicos, com a oportunidade de se relacionar com outros agricultores do mesmo segmento, fortalecendo a organização dos envolvidos.



O projeto é do Instituto BioSistêmico (IBS), com patrocínio do SEBRAE nacional e de outras empresas do setor privado, como Jasmine Alimentos Saudáveis, Surya do Brasil e a DVA-Azamax. A decisão de organizar a Copa Orgânica visa à regulamentação do setor, que atualmente fatura cerca de R$ 400 milhões por ano, valor que pode dobrar até 2014, com a maior divulgação desse tipo de produto.



"A caravana é uma ação convergente com as ações governamentais e com as propostas da Copa de 2014", explica a engenheira agrônoma do Instituto BioSistêmico, Priscila Terrazzan. Segundo ela, o governo federal pretende fazer uma ‘copa orgânica’ e com isso irão surgir diversas oportunidades para os cerca de 90 mil produtores orgânicos, a maioria da agricultura familiar.



A previsão é percorrer todas as localidades até julho deste ano. O resultado dos trabalhos será apresentado na 7ª edição da Bio Brazil Fair, grande evento do setor, que acontece de 21 a 24 de julho, em São Paulo.



A Caravana Copa Orgânica



São Paulo será palco do primeiro encontro. A primeira atividade acontece em Suzano na Grande São Paulo, dia 21, segunda-feira, com o Curso de Noções Básicas de Agricultura Orgânica para produtores, no sindicato Rural de Suzano, a partir das 13 horas. No mesmo dia haverá a Palestra "Orgânicos - Saúde, Sabor e Sustentabilidade Numa só Escolha" para Consumidores, na Loja Verde do Pão de Açucar da Vila Clementino. Já no dia seguinte, 22 de fevereiro, mais duas atividades. A primeira na cidade de São Paulo, na CNtur, com uma Palestra "Produtos Orgânicos - Diferencial Competitivo e Oportunidades de Negócios" para Empresários, a partir das 16 horas, e a segunda, no SEBRAE de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, o Curso de Noções Básicas de Agricultura Orgânica para Produtores, a partir das 17 horas.



A agenda completa, com datas, horários e endereços está disponível no site do evento: http://www.caravanacopaorganica.com.br/agenda/



IBS



O Instituto BioSistêmico - IBS – é uma entidade do terceiro setor, fundada em 2006, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável no âmbito social e ambiental . Integra a Comissão da Produção Orgânica de São Paulo (CEPORG/SP), com habilitação para projetos governamentais e a Câmara Setorial da Agricultura Ecológica do Estado de São Paulo.

http://www.caravanacopaorganica.com.br/blog/