quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ibama autoriza início das obras na usina de Belo Monte....Desenvolvimento Sustentável?

Ibama autoriza início das obras na usina de Belo Monte





A autorização permite o uso de 238,1 hectares de vegetação. l Imagem original: Dida Sampaio/AE



Autoria e fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1897/ibama_autoriza_inicio_das_obras_na_usina_de_belo_monte/


Postado em 27/01/2011 às12h00



Após muitas discussões, o Ibama autorizou, na última quarta-feira (26) a instalação do canteiro de obras para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. O consórcio Norte Energia, responsável pelas obras recebeu a chamada “autorização de supressão vegetal”, que libera a construção do acampamento, canteiro industrial e área de estoque de solo e madeira. As informações são do Estadão.



Assinada pelo presidente do Ibama, Américo Ribeiro Tunes, a autorização permite o uso de 238,1 hectares de vegetação, destes, 64,5 hectares estão em Área de Preservação Permanente (APP). Além da licença, o documento contém diversas normas que deverão ser seguidas e aplicadas pela construtora.



Um dos itens contidos na autorização obriga a compensação da APP, que no caso é de 64,5 hectares. Dessa forma, a empresa precisará recuperar uma área deste tamanho no prazo de até um ano após o início das obras.



O Ibama também proibiu o uso de fogo e produtos químicos de qualquer espécie na eliminação da vegetação local. O mesmo material não poderá ser descartado em áreas de vegetação ou mananciais hídricos.



Após a efetivação do projeto, que deve ser concluído até 2015, a usina terá capacidade de produzir até 11.233 megawatts de energia. No entanto deverá funcionar com a produção média de 4.571 megawatts.








Presidente do IBAMA se demite sob pressão para construção de Belo Monte


Postado em 14/01/2011 ás 09h17


O Presidente do IBAMA se demitiu ontem devido à pressão para autorizar a licença ambiental de um projeto que especialistas consideram um completo desastre ecológico: o Complexo Hidrelétrico de Belo Monte.



A mega usina de Belo Monte iria cavar um buraco maior que o Canal do Panamá no coração da Amazônia, alagando uma área imensa de floresta e expulsando milhares de indígenas da região. As empresas que irão lucrar com a barragem estão tentando atropelar as leis ambientais para começar as obras em poucas semanas.



A mudança de Presidência do IBAMA poderá abrir caminho para a concessão da licença – ou, se nós nos manifestarmos urgentemente, poderá marcar uma virada nesta história.



Abelardo Bayma Azevedo, que renunciou à Presidência do IBAMA, não é a primeira renúncia causada pela pressão para construir Belo Monte. Seu antecessor, Roberto Messias, também renunciou pelo mesmo motivo ano passado, e a própria Marina Silva também renunciou ao Ministério do Meio Ambiente por desafiar Belo Monte.



A Eletronorte, empresa que mais irá lucrar com Belo Monte, está demandando que o IBAMA libere a licença ambiental para começar as obras mesmo com o projeto apresentando graves irregularidades. Porém, em uma democracia, os interesses financeiros não podem passar por cima das proteções ambientais legais – ao menos não sem comprarem uma briga.



A hidrelétrica iria inundar 100.000 hectares da floresta, impactar centenas de quilômetros do Rio Xingu e expulsar mais de 40.000 pessoas, incluindo comunidades indígenas de várias etnias que dependem do Xingu para sua sobrevivência. O projeto de R$30 bilhões é tão economicamente arriscado que o governo precisou usar fundos de pensão e financiamento público para pagar a maior parte do investimento. Apesar de ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, ela seria a menos produtiva, gerando apenas 10% da sua capacidade no período da seca, de julho a outubro.



Os defensores da barragem justificam o projeto dizendo que ele irá suprir as demandas de energia do Brasil. Porém, uma fonte de energia muito maior, mais ecológica e barata está disponível: a eficiência energética. Um estudo do WWF demonstra que somente a eficiência poderia economizar o equivalente a 14 Belo Montes até 2020. Todos se beneficiariam de um planejamento genuinamente verde, ao invés de poucas empresas e empreiteiras. Porém, são as empreiteiras que contratam lobistas e tem força política – a não ser claro, que um número suficiente de nós da sociedade, nos dispormos a erguer nossas vozes e nos mobilizar.



A construção de Belo Monte pode começar ainda em fevereiro. O Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, diz que a próxima licença será aprovada em breve, portanto temos pouco tempo para parar Belo Monte antes que as escavadeiras comecem a trabalhar.


Para ONGs, Belo Monte é crime ambiental



Posted: 29 Jan 2011 02:00 AM PST
http://eco4planet.com/blog/2011/01/para-ongs-belo-monte-e-crime-ambiental/
Um grupo formado por 60 ONG’s divulgou nessa quinta feira (27) uma nota de repúdio à construção da usina de Belo Monte.


A crítica principal do grupo foi sobre a concessão da licença de instalação parcial para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), emitida na quarta feira (26) pelo Ibama que autoriza a instalação do canteiro de obras preparatórias.

Segundo as ONGs a licença parcial é “o primeiro grande crime de responsabilidade do governo federal neste ano que nem bem começou”. A nota ainda se refere a hidrelétrica como “enorme predador”.

A ausência de garantias do projeto pra evitar o desequilíbrio social e ambiental também é alvo da nota. “Denunciamos essa obra como um projeto de aceleração da miséria, do desmatamento, de doenças e da violação desmedida das leis que deveria nos proteger”, diz o texto.

O Ibama afirma que a liberação parcial se deu com base em critérios técnicos e que autoridades e organizações da região foram ouvidas, porém o grupo das organizações diz que não foi levado em conta as opiniões contrárias à construção.

O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) também reagiu à tal licença parcial e deve entrar com uma nova ação na Justiça questionando o licenciamento ambiental de Belo Monte. O próprio MPF já tinha enviado, em novembro de 2010, uma recomendação ao Ibama para que o órgão não fragmentasse o licenciamento de Belo Monte com a concessão da licença de instalação parcial.

Vale lembrar que, formalmente, a legislação não prevê a emissão de licenças parciais. Normalmente são três etapas: licença prévia (atesta que a obra é viável); a licença de instalação (o começo da construção); e a licença de operação (autorizando o empreendimento a funcionar).

Revista científica divulga ranking de poluição per capita em metrópoles mundiais

Revista científica divulga ranking de poluição per capita em metrópoles mundiais
Autoria e fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1902

Postado em 27/01/2011 às 11h42

A revista científica internacional “Environment and Urbanization”, divulgou na última terça-feira (25) uma pesquisa que aponta as emissões per capita de poluentes atmosféricos em 33 grandes cidades internacionais.



O resultado do estudo foi surpreendente e mostrou que ao contrário do que se pensa, nem sempre as metrópoles são as maiores poluidoras. Bom exemplo disso é o fato de que as cidades de Nova York (EUA), Londres (Inglaterra) e Xangai (China), possuem percentual menor do que Denver (EUA) e Roterdã (Holanda).



Em algumas dessas cidades o motivo da divergência deve principalmente à eficiência dos transportes coletivos. Nova York, por exemplo, abriga mais de oito milhões de pessoas, mas o sistema de metrô é muito utilizado. Assim muitas pessoas deixam seus carros em casa e optam pelo transporte prático e limpo. Além da eficiência, a densidade populacional não coopera para o uso de transportes individuais.



Já em outras cidades menores, porém mais poluentes, as possíveis causas estão relacionadas diretamente às indústrias ou áreas portuárias. Denver, por exemplo, possui emissão per capita de 21,5 toneladas de carbono equivalente, contra 11,2 de Xangai e apenas 5,2 de Paris.



A publicação traz ainda outras explicações para os altos índices em algumas cidades. Um desses fatores é o frio, que obriga a cidade a ter sistemas de calefação, que muitas vezes é obtido a partir de fontes não renováveis de energia, como o petróleo e o carvão. Também ficou constatado que as emissões são menores em países em desenvolvimento.



As cidades brasileiras analisadas foram Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e São Paulo. Entre elas, Rio de Janeiro teve o resultado mais alto, com 2,1 toneladas de poluentes por habitantes, e incrivelmente São Paulo teve o mais baixo, 1,40 toneladas/habitantes/ano.



Diante do resultado, o diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, informou que o resultado carioca é compreensível, como a metrópole mais poluente do Brasil, já que a cidade possui refinarias de petróleo, o que não ocorre em São Paulo. As informações são da Folha e do Estadão.



Redação CicloVivo





Imperdível: Educação ambiental para as crianças no SESC Itaquera - Exposição ENERGIA até 11/09/2011

Mostra apresenta o universo da Energia


Foto: Parques Sustentáveis






Um grande espaço cenográfico, construído a partir de conceitos arquitetônicos, materiais e tecnologias que têm por objetivo reduzir impactos ambientais convida o público a um passeio pelo mundo da energia.



No caminho por esses ambientes, o público da mostra tem acesso a informações dos seguintes campos temáticos: 'Energia e Vida', 'Linha do Tempo', 'Energia do Mundo Fóssil', 'Eletricidade', 'Energia Nuclear', 'Fontes Renováveis de Energia', 'Cultura do Consumo', 'Corpo', 'Cidade' e 'Construindo o Futuro'.

Aquecimento solar de água. Foto: Parques sustentáveis.

A proposta da atividade é oferecer ao visitante a oportunidade de refletir sobre o significado, a importância e a compreensão dos fatores que determinam a relação energia/homem, presente no cotidiano.

Célula fotovoltaica. Foto: Parques sustentáveis.


A mostra é voltada ao público de todas as idades, especialmente alunos do ensino fundamental. E a intenção da iniciativa é transmitir aos estudantes conceitos que possam ser complementados ao longo do processo regular de aprendizado escolar. O foco da exposição é dinâmico e se confunde com a história da humanidade, em que se observam lutas e dramas. O tema abre horizontes para a discussão de questões atuais sem esgotar o assunto.

Painel de lâmpadas. Foto: Parques Sustentáveis

Hoje é necessário produzir mais utilizando menos recursos, além de preservar o que não pode ser reposto, respeitando o equilíbrio do planeta. As mudanças necessárias à superação desse desafio começam com o gesto de cada pessoa. Por isso, FIQUE LIGADO NA ENERGIA DO PLANETA E RECICLE SUAS IDÉIAS!





Exposição Energia - SESC Itaquera


Imagem da mostra, que acontece dos dias 17/09/2010 a 11/09/2011, e apresenta o universo da energia de forma lúdica. Foto de Alexandre Nunes


AGENDAMENTO GRÁTIS

Grupos organizados, escolas e instituições sociais podem fazer o pré-agendamento para visita monitorada à exposição Energia.



Para agendar:


para fazer o pré-agendamento pela internet, ou se preferir faça pelo telefone (11) 2523-9286/ 9287 As vagas são limitadas e submetidas aos dias e horários disponíveis. É fundamental a presença de no mínimo 2 professores / educadores por ônibus para acompanhamento do grupo. A atividade será melhor aproveitada por participante com idade a partir de 7 anos. Atendimento exclusivo para grupos organizados e não disponível para o cadastro de pessoas físicas. A capacidade de atendimento é de mil alunos por dia, além do público em geral.

ENERGIA URBANA

Como toda grande cidade, São Paulo oferece uma infinidade de soluções e dificuldades para seus habitantes: várias opções de lazer, mas muito trânsito, farta infraestrutura de um lado, pouca de outro, e problemas, como poluição e pilhas de objetos e resíduos descartados nos lixões e rios.



A cidade, como o corpo e a casa, é um organismo vivo capaz de consumir uma quantidade inimaginável de energia. É imprescindível refletir sobre isso.



FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA

O homem já descobriu novas fontes de energia, cujo conteúdo é reposto naturalmente na escala de tempo da vida humana: são as chamadas 'fontes renováveis'.



Existem fontes abundantes deste tipo de energia, mas a humanidade faz pouco uso delas. Ao contrário dos combustíveis fósseis, uma vez consumida, a energia renovável é reposta em tempo relativamente curto e, se for explorada com cuidado, torna-se inesgotável. Mas, a extração da energia das fontes cíclicas não se faz sem ônus ambiental, por isso, há naturalmente prós e contras do uso de cada uma delas.

 
 
SERVIÇO

Exposição Energia

De 17/09/2010 a 11/09/2011





SESC Itaquera
Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - junto ao Parque Urbano do Carmo.

Como chegar: http://www.sescsp.org.br/sesc/maps/6.cfm




Visitação para grupos agendados(somente com agendamento prévio):
quarta a sábado, das 9h às 16h30 Visitação livre:

quarta a domingo, das 09h às 16h30 Preços de portaria:R$1,50 a R$7,00 Estacionamento:R$7,00

ENERGIA RENOVÁVEL - RENEWABLE ENERGY

ABIB e BBER disponibilizam livro online sobre Energia Renovável



Fonte: http://blog.ambientebrasil.com.br/?p=2246
Por Rafaela
Publicado:17 de janeiro de 2011

A Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e Energia Renovável e a Brasil Biomassa e Energia Renovável estão disponibilizando livre acesso a versão eletrônica do Livro Energia Renovável – Renewable Energy que disponibiliza em suas 305 páginas, os principais dados sobre o aquecimento global e efeito estufa e das tecnologias das energias renováveis (solar, geotérmica, eólica, mar e ondas, hidráulica, hidrogênio e nuclear), além de um estudo exclusivo sobre a Biomassa e Bioenergia (WoodChips, Wood e AgroBriquete e Wood e AgroPellets).



e-book: http://pt.calameo.com/read/00020096870b93510ec6c



...........................................................................................

Obs.: O autor do excelente e-book "ENERGIA RENOVÁVEL - RENEWABLE ENERGY",  Dr. Celso Marcelo de Oliveira,  é consultor empresarial e publicou diversos livros e artigos na área jurídica.