quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PLANO SOCIOAMBIENTAL DO PARQUE DE USO MÚLTIPLO DA ASA SUL - BRASÍLIA. PROMOVER ATITUDES SUSTENTÁVEIS.

Planejamento Socioambiental



autoria:



O “Plano Socioambiental do Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul” tem como objetivo promover exemplos práticos que sejam capazes de mudar os hábitos dos seres humanos que prejudicam a natureza e o próprio homem. A idéia é fazer com que o Parque seja uma vitrine de soluções sustentáveis, ou seja, soluções que sejam socialmente justas, ecologicamente pensadas e economicamente viáveis. Promovendo assim sustentabilidade para o Parque e qualidade de vida para a população.







Inicialmente, o Plano Socioambiental foi elaborado a partir de informações fornecidas pela Associação dos Amigos do Parque da Asa Sul, criada em 2003. Em 2009, o Ipoema realizou cursos de permacultura abertos a comunidade e oficinas de diagnóstico e planejamento participativo. Nestas atividades, a comunidade envolvida discutiu sobre os problemas do Parque e sugeriu ações e propostas para a ocupação sustentável do espaço.







Os encontros promovidos pelo Ipoema envolveram cerca de 200 pessoas. Entre estes, representantes dos moradores da Asa Sul e da Vila Telebrasília, dos trabalhadores da Caesb e SLU, de organizações não governamentais, autoridades e técnicos do Instituto Brasília Ambiental – IBRAM e do Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT, dentre outros.







Os eventos contaram com o apoio do Centro Educacional Setor Leste, da Escola Classe 413 Sul e da faculdade IESB, que cederam suas instalações para as atividades. O Plano Socioambiental está organizado em dois planos específicos: o Plano de Manejo e o Design Permacultural que compreende os programas de manejo.







Um importante resultado de todo este planejamento foi a elaboração do Plano de Manejo do Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul. Tal documento é público e estabelece as normas e recomendações que conduzem o Parque para alcançar seus objetivos.



Para fazer a mobilização social e o planejamento comunitário do Parque foram realizadas duas oficinas de Diagnóstico e Planejamento Participativo. Nas atividades foram levantados os problemas da área e feitas propostas que buscaram atender os interesses de todos os envolvidos com processo de planejamento.







Também foram realizadas Aulas ao ar livre e práticas durante cursos de “Bioconstruções” e “Sistemas Agroflorestais” abertos à comunidade e realizados no Parque, onde os capacitados puderam aplicar os conhecimentos adquiridos e participar da construção da Unidade Demonstrativa de Permacultura e da implantação de hortas agroflorestais que compõem o paisagismo produtivo e o ecosaneamento da UD.