sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

CURSOS SOCIOAMBIENTAIS GRATUITOS A DISTANCIA

CURSOS SOCIOAMBIENTAIS GRATUITOS A DISTANCIA


Inscrição nos cursos: http://www.musa.org.br/edu/course/category.php?id=2

A seção de Cursos Gratuitos do MuSA dispõe de conteúdo teórico para aplicação prática. O objetivo é disponibilizar à população informações de qualidade que contribuam para a conscientização e transformação da realidade socioambiental do planeta.



Para realizar o curso basta se cadastrar (criar nome de usuário e senha). O estudo é autodidata, não existe o acompanhamento de um professor, mas em caso de dúvidas a equipe do MuSA pode ser contatada.



Os cursos disponibilizados atualmente são em áudio, podendo ser baixados e ouvidos de acordo com as necessidades do aluno.



Vale lembrar que todos os participantes podem se comunicar por meio de chats e expressar suas opiniões nos fóruns de notícias. Também é possível criar um blog pessoal no MuSA!



Avaliação e certificação



Ao término do curso os conhecimentos adquiridos poderão ser avaliados por meio do Questionário de Autoavaliação, com acesso livre e composto por 20 questões de múltipla escolha.



Os interessados em obter o certificado de participação no curso, numerado e registrado pelo CNDA, Conselho Nacional de Defesa Ambiental, http://www.cnda.org.br/site-other.asp?res=1280 ,que pode ser utilizado como horas de atividades complementares do currículo de faculdades, deverão solicitar o boleto referente à taxa de acesso ao questionário R$ 27,50 (vinte e sete reais e cinquenta centavos).



Aqueles que optarem pela adesão ao Questionário para Certificação receberão por e-mail o texto referente ao curso, senha de acesso ao questionário e, após aprovação, nota igual ou superior a 7,0 (sete), obterão o certificado impresso via correio.



Invista em você, conheça o meio socioambiental e melhore o mundo a sua volta!



Movimentar ideias e ações é o nosso objetivo. Modificar a realidade é tarefa de todos.








CURSO ÁGUA



A água é a fonte da vida. Sem ela seria impossível a nossa própria sobrevivência, já que ocupa cerca de 70% do corpo humano. E além disso, a água é necessária em vários momentos do nosso dia a dia.



De onde a água vem? Qual a sua composição? Onde ela é encontrada? Como posso preservá-la?



Encontre as respostas neste interessante curso que aborda estes temas de uma forma ampla e diferente.





Minhocário Caseiro



Teacher: Equipe MuSA



O minhocário é um sistema de reciclagem do lixo orgânico caseiro, com minhocas transformando restos de alimento em adubo



Neste curso, será ensinado como fazer um minhocário, os materiais necessários e os resíduos que serão colocados .



O curso foi desenvolvido pela Physis SDA, uma empresa de Consultoria Ambiental que atua na área de Licenciamento Ambiental, Educação Ambiental e Gestão Ambiental. A Physis é parceira do MuSA.



Para saber mais acesse: www.physissda.com.br



Clique em Minhocário Caseiro, em laranja, para realizar o curso e saber como é simples criar um minhocário.




GESTÃO DE RESÍDUOS PARA RESIDÊNCIAS



Neste curso, será ensinado como separar e destinar corretamente todos os resíduos de residências; onde descartar estes resíduos; os locais mais apropriados; pensando sempre na redução, reutilização e reciclagem destes materiais; e por último caso o envio destes para o aterro sanitário.



O curso foi desenvolvido pela Physis SDA, uma empresa de Consultoria Ambiental que atua na área de Licenciamento Ambiental, Educação Ambiental e Gestão Ambiental. A Physis é parceira do MuSA.



Para saber mais acesse: www.physissda.com.br



Clique em Gestão de Resíduos para Residências, em laranja, para realizar o curso e saber como é simples iniciar a gestão de resíduos em sua residência.



Terceiro setor na prática

Teacher: Equipe MuSA

Este é o curso básico Meio Ambiente, Sustentabilidade e Terceiro Setor na Prática. Foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar a voluntários, gestores, empreendedores e demais interessados uma visão prática do que é e como funciona a realidade do Terceiro Setor.







O curso em áudio é divido em capítulos que podem ser baixados para o seu computador e gravados para serem ouvidos de acordo com o seu tempo disponível.







Após a realização do curso é possível responder ao questionário de autoavaliação para a análise dos conceitos aprendidos.







Aqueles que quiserem se certificar deverão responder ao específico. O certificado é registrado e numerado e pode ser utilizado como horas de atividades complementares do currículo de faculdades.













Para maiores informações entrar em contato pelo e-mail: musa@cnda.org.br



Sustentabilidade, mercado verde e negociação
Teacher: Equipe MuSA

Sustentabilidade, Mercado Verde e Negociação. Foi desenvolvido para quem deseja conhecer o Terceiro Setor de forma simples e prática.







O objetivo é proporcionar aos interessados matéria para que exerça o pensamento crítico e aprendam a colocar em prática o conhecimento obtido.











Segundo Einstein: “Meio ambiente para mim, é tudo aquilo que não sou eu”.







Esta frase nos permite refletir sobre o quanto nossas ações influenciam o meio em que vivemos.











O curso abordará temas que passam desde os meios de produção, a conscientização do consumo até hábitos básicos diários, que auxiliam as pessoas a entender que atitudes conscientes podem transformar a realidade.











Pense global e aja local! A difusão de informações é a forma mais eficaz para conscientizar e promover melhoria das condições e qualidade de vida de todos nós.











Após a realização do curso é possível responder ao questionário de autoavaliação que o auxiliará a avaliar os conceitos aprendidos.











Aqueles que quiserem se certificar deverão responder ao questionário específico. O certificado é registrado e numerado e pode ser utilizado como horas de atividades complementares do currículo de faculdades.





Para maiores informações entrar em contato pelo e-mail: musa@cnda.org.br