segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Tem jeito? Detectado novo vazamento de água radioativa na usina de Fukushima


05/12/2011 - 01h45

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1016578-detectado-novo-vazamento-de-agua-radioativa-na-usina-de-fukushima.shtml


Tragédia no Japão
A Tokyo Electric Power (Tepco), a operadora da usina nuclear de Fukushima, detectou um vazamento de cerca de 45 toneladas de água contaminada com estrôncio radioativo, parte das quais poderiam ter saído da unidade, informou nesta segunda-feira a rede NHK.

Segundo a Tepco, a fuga foi detectada neste domingo em um dispositivo de reciclagem para eliminar o sal de água radioativa que se acumula na usina, após o que se procedeu a deter o sistema para conter o escape.
No entanto, antes que se detivesse o dispositivo vazaram 45 toneladas de água que se acredita pode conter cerca de 130 mil becquerels de estrôncio radioativo por centímetro cúbico.
Parte do líquido contaminado poderia ter chegado até uma fundação que se conecta com o mar e na qual a Tepco acumulou sacos de areia para tentar conter o vazamento, acrescentou a NHK.
Desde o início da crise nuclear, no dia 11 de março, as autoridades japonesas realizam análise para investigar o impacto do acidente na vida marinha perto da central, já que se estima que entre 21 de março e 30 de abril a unidade pôde ter vertido ao mar cerca de 15 mil terabecquerels de césio e iodo radioativo.
A Tepco mantém na central um duplo sistema de descontaminação de água radioativa que se acumula nos seus porões, e que posteriormente utiliza para esfriar os reatores.
Segundo a operadora, o escapamento detectado não vai representar nenhum problema acrescentado nos trabalhos de reciclagem nem no processo de esfriamento dos reatores.