quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

"Sashimi" radioativo?


13/12/2011 - 07h29

Governo japonês se diz contra ideia de água radioativa no mar


DA FRANCE PRESSE, EM TÓQUIO

O Ministério da Indústria japonês anunciou nesta terça-feira que é contra a ideia da empresa que administra a central acidentada de Fukushima de jogar no mar a água levemente radioativa nos próximos meses por conta da falta de capacidade de armazenamento.
O plano, apresentado na semana passada pela Tepco (Tokyo Electric Power), provocou revolta das associações de pescadores, privados do trabalho em consequência da contaminação provocada pela mais grave catástrofe atômica desde Chernobyl, em 1986.
"Sem a compreensão dos pescadores, não podemos aceitar esta ação", declarou o ministro Yukio Edano, que pediu à empresa Tepco a análise de novas soluções para obter a aprovação dos pescadores.
A Tepco pretende jogar no oceano Pacífico a água "levemente radioativa" atualmente depositada em tanques de reserva, em consequência da capacidade limitada de estocá-la.
Informados diretamente pela operadora, as associações de pescadores afirmaram temer o aumento da contaminação do ambiente marinho, assim como o nervosismo dos consumidores.
Dezenas de milhares de toneladas de água foram acumuladas em Fukushima Daiichi pelos vazamentos durante as semanas posteriores ao acidente provocado pelo terremoto e tsunami de 11 de março.
Reuters
Funcionários tentam descontaminar telhado de prédio próximo a usina de Fukushima, no Japão
Funcionários tentam descontaminar telhado de prédio próximo a usina de Fukushima, no Japão