sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Parques eólicos: Lucro garantido!


29/12/2011 - 16h26

Alupar tem interesse em novas parcerias em eólica com Furnas

DA REUTERS

A Alupar, uma das vencedoras no leilão A-5 ocorrido neste mês com 204 megawatts (MW) de parques eólicos em parceria com Furnas, tem interesse em manter a parceria com a subsidiária da Eletrobras em leilões em 2012, embora nada tenha sido formalizado.
"Em geração, nessa questão das eólicas eu imagino que a coisa deva evoluir. É lógico que Furnas tem que querer também, mas acho que é uma boa parceria para desenvolver esse nicho", disse o diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da companhia, Enio Luigi Nucci, à Reuters.
A Alupar tem entre 300 e 350 MW de projetos eólicos em análise no Nordeste, segundo Nucci, plantas que ainda não devem entrar no leilão de energia A-3, marcado para março do ano que vem. "Mas a gente tem a previsão do parque de um parceiro nosso", disse.
A empresa também tem interesse em projetos de hidrelétricas que devem ser licitadas em 2012 como São Manoel, Sinop e Cachoeira Caldeirão, que estão sendo estudados.
"No caso das hidrelétricas, devemos ter algumas usinas para as quais poderemos compor parcerias", disse Nucci. "E na questão das usinas eólicas, nós demos o primeiro passo com Furnas, o que acredito se consolidou em algo bastante interessante para os dois lados", completou.
A Alupar ainda chegou a avaliar a disputa pela concessão da hidrelétrica São Roque, arrematada pela Desenvix no leilão A-5, mas segundo Nucci, "ela não se mostrou viável". Nucci considera também que o Complexo Baixo Parnaíba, cujas hidrelétricas também participaram do leilão A-5, "continua inviável pela tarifa que o governo oferece".
As hidrelétricas do Baixo Parnaíba não tiveram interessados no certame, no qual o preço-teto da energia definida para elas foi de R$ 101 por MW/hora.
No setor de transmissão, a empresa também irá analisar a viabilidade de disputar a concessões das linhas de Belo Monte e Teles Pires.
A companhia venceu o lote D do leilão de transmissão ocorrido no último dia 16, localizado em Santa Catarina, por meio da ECTE (Empresa Catarinense de Transmissão de Energia), na qual tem 42,5% de participação.
As outras sócias da empresa na ECTE são a estatal Celesc (30,9%), a Cemig (19,1%) e a MDU (7,5%).
A Alupar opera 5.665 quilômetros de linhas e 14 subestações.