quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ONU lança década da biodiversidade


ONU lança década da biodiversidade



Por Fernanda B. MüllerInstituto CarbonoBrasil
Em uma cerimônia organizada pela Universidade das Nações Unidas, na cidade de Kanazawa, Japão (sábado, 17/12), em conjunto com o secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), foi lançada a Década da Biodiversidade.
A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o período 2011-2020 como a Década da Biodiversidade para incentivar a implementação do plano estratégico da CDB e a sua visão geral de viver em harmonia com a natureza.
A idéia da Década da Biodiversidade foi inicialmente trazida pelo Japão e aprovada pela 10° Conferência das Partes da CDB em outubro de 2010. A principal meta é garantir que até 2020 todas as pessoas do mundo estejam cientes do significado da biodiversidade e seu valor.
“Que trabalhemos juntos para viver em harmonia com a natureza, que preservemos e gerenciemos sabiamente as riquezas da natureza para a prosperidade hoje e para o futuro que queremos”, declarou o secretario geral da ONU Ban Ki-moon.
O lançamento internacional foi precedido por eventos regionais na Costa Rica, Cuba, Equador, Etiópia, Índia, Filipinas e República da Coréia.