sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

NBR 12.209:2011da ABNT: Nova norma técnica para elaboração de projetos hidráulico-sanitários de estações de tratamento de esgotos sanitários (ETE)


28/Dezembro/2011

Está em vigor nova norma técnica para elaboração de projetos de estações de tratamento de esgotos sanitários


Nova NBR 12.209 aborda desde o tratamento da fase líquida e sólida até como fazer o desaguamento, a desinfecção e o controle de emissões gasosas


Ana Paula Rocha


Divulgação: Cesan
A nova norma técnica para elaboração de projetos hidráulico-sanitários de estações de tratamento de esgotos sanitários (ETE), a NBR 12.209:2011, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entrou em vigor no dia 24 de dezembro. O texto foi elaborado e aprovado no âmbito do Comitê Brasileiro de Construção Civil (CB-02).
A normativa apresenta as condições recomendadas para a elaboração de projeto hidráulico e de processo de ETEs, observada a regulamentação específica das entidades responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento do sistema de esgoto sanitário. O texto aborda desde o tratamento da fase líquida e sólida até como fazer o desaguamento, a desinfecção e o controle de emissões gasosas.
Vale lembrar que lagoas de estabilização, tanques sépticos e disposição final de subprodutos do tratamento, bem como ETEs compactas (pré-fabricadas) não estão contemplados na NBR 12.209. Para mais informações sobre a norma, clique aqui.