segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ibirapuera dá saco para donos recolherem cocô de cachorro...Quem vai multar os infratores?



DE SÃO PAULO


Para educar os donos de cães que deixam cerca de 180 quilos de fezes no Ibirapuera todos os meses, a administração do parque da zona sul de São Paulo colocou saquinhos para a coleta dos dejetos à disposição em quatro pontos.
Os totens foram instalados nos portões 5, 6 e 9 e na área onde os cães podem ser soltos, perto das quadras.
De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, os frequentadores costumam recolher as fezes devido a um trabalho de conscientização feito pela administração do parque.
Mas, segundo Carol Jonas, 40, frequentadora do parque, o maior problema ocorre aos fins de semana, quando a área verde fica cheia.
"No final de semana, vem muita gente que não é frequentadora, gente que não tem o costume de coletar. Também deixam muito lixo espalhado", afirma Carol.
A frequentadora do parque diz que, quando tinha uma cadela, sempre levava ao parque o seu próprio "kit cocô".
A empresa Wesco, que fabrica os totens e saquinhos -são 500 por dispositivo-, estima, com base no primeiro mês de uso do sistema, que serão usados 8.000 unidades mensais no parque.
Desde 2001, os "condutores" de cães são obrigados pela Lei da Posse Responsável de Animais a recolher as fezes de seus bichos das ruas. Quem desobedece a lei de deixa os dejetos do cachorro pelo caminho fica sujeito a multa de R$ 10.