sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Estação intermodal e parque linear de Manguinhos


28/Dezembro/2011

Elevação de via férrea cria parque no Rio de Janeiro


http://www.piniweb.com.br//construcao/urbanismo/elevacao-de-via-ferrea-cria-parque-no-rio-de-janeiro-244336-1.asp?utm_source=Virtual+Target&utm_medium=email&utm_content=&utm_campaign=NL+Eng+29/12&utm_term=

Projeto revitaliza área degradada e inclui estação intermodal de transportes


Marina Pita, da Infraestrutura Urbana

O Rio de Janeiro contará com mais uma área pública de lazer, a primeira da comunidade de Manguinhos, entre Bonsucesso e Benfica. Sob a via férrea, que foi elevada, está sendo construído um passeio público por uma extensão de 1,7 km.

Erica Ramalho

O projeto, parte do Plano de Aceleração do Crescimento, integrará os dois lados da comunidade, hoje dividida pela linha do trem, e promoverá integração da região com o Parque Metropolitano por meio de uma ciclovia. O passeio público contará com piso de madeira ecológica e quiosques, ambos em implantação, além de quadras esportivas.
Quanto ao transporte, mais do que elevar o trilho, o projeto cria no local uma estação intermodal com a integração com linhas de ônibus. A estação, quando concluída sua construção, terá três andares, ligados por escadas rolantes e elevador, para garantir acessibilidade. No momento, está sendo instalado o teto metálico.
A obra, feita pela Secretaria de Obras, por meio da Empresa de Obras Públicas (Emop), criará também um binário de tráfego, nas ruas Uranos e Leopoldo Bulhões, que serão ampliadas e contarão com vagas de estacionamento e baias para ônibus e transporte complementar.
A elevação da via férrea e construção do passeio público fazem parte de um projeto de revitalização desta área degradada. Ali, foram demolidos antigos galpões e uma área de 80 mil m² foi terraplanada. Posteriormente foram erguidas casas, uma biblioteca, uma escola para 1,5 mil alunos, um centro de geração de renda e uma unidade de atendimento médico.
A construção de novas moradias abriu espaço para a abertura de ruas e construção de áreas de lazer e equipamentos sociais nas comunidades que compõem o Complexo de Manguinhos.

Erica Ramalho


Erica Ramalho


Erica Ramalho