domingo, 11 de dezembro de 2011

Eficiência energética na prática


Iluminação

http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/42/iluminacao-uso-racional-e-emprego-de-produtos-eficientes-ajudam-242126-1.asp

Uso racional e emprego de produtos eficientes ajudam a reduzir até 75% os gastos com a luz elétrica


Reportagem: Giovanny Gerolla




Luz natural
Prefira sempre a luz natural, abrindo persianas, venezianas ou, ao construir, prevendo claraboias e grandes vãos transparentes (vidro).



Katatonia82/Shutterstock


















Fluorescentes compactas
Troque as incandescentes pelas fluorescentes compactas em cozinhas, banheiros, serviços, áreas externas e outros ambientes em que a luz elétrica for usada por mais de três horas por dia. Elas têm durabilidade cinco ou seis vezes maior, além de eficiência de 60%.




Kosmonaut/Shutterstock e Dusit/Shutterstock



















Lâmpadas incandescentes
As lâmpadas incandescentes são mais baratas a princípio, mas muito menos eficientes. Só 5% de toda a energia que consomem se transforma em luz.



Ruslan Ivantsov/Shutterstock













Fluorescentes tubulares
Em canteiros, obras e barracões, assim como grandes espaços para cozinha, as fluorescentes tubulares (T5) são a melhor opção - também transformam 60% da energia elétrica que consomem em luz.




Stocksnapper/Shutterstock



















Eficiência energética
O selo Procel "A" é ótimo indicador do que é melhor no quesito economia de energia. Já é possível trocar lâmpadas de 40 W (cujo reator, mais antigo, é do tipo magnético) por outras de 32 W, mais eficientes (com reator elétrico), o que significa que conseguem emitir maior quantidade de luz com menor consumo elétrico.









Divulgação: Eletrobras Inmetro e d2images/Shutters






















Luminárias espelhadas
O uso de luminárias espelhadas, que refletem e espalham a luz, também pode reduzir o número de lâmpadas necessárias num mesmo ambiente.




Tyler Olson/Shutterstock
















Sensores de movimento
Sensores de presença são indicados para escadas de prédios, circulações e iluminação externa (portarias e jardins) - as luzes se apagam quando não há ninguém. No caso da minuteria, o usuário aciona o botão e, depois de algum tempo, a luz se apaga sozinha.



IlFelde/Shutterstock

















Rebaixo de gesso
Se o projeto de rebaixo de gesso prever lâmpadas embutidas, usar sempre produtos com refletor, para que a iluminação não fique perdida para o lado de dentro do forro!


Wongwk/Shutterstock



















LEDs
Produtos de baixíssimo consumo de energia, os LEDs são modernos e mais caros, e funcionam como elementos decorativos - iluminando quadros, ou para leitura e outras aplicações mais restritas.



Hal_P/Shutterstock
























Apoio técnico: Fernando Bacellar, coordenador de usos finais de energia elétrica da AES Eletropaulo; Guia Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal - Boas Práticas para Habitação mais Sustentável (Andrea Triana, Racine T. A. Prado e Roberto Lamberts).