terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Documentário “SURPLUS: terrorized into being consumers”.





Projeto EducaCine Ambiental

Dia 15 de dezembro de 2011, das 14h30 às 17h, na UMAPAZ

Para refletir sobre consumismo, estilo de vida e sustentabilidade, a UMAPAZ convida a todos para a exibição do documentário “SURPLUS: terrorized into being consumers”.

Neste documentário o diretor e produtor Erik Gandini realiza uma ácida crítica à extravagante cultura consumista e aos sistemas políticos e produtivos vigentes, onde governos e corporações impõem ideologias e comportamentos que propagam padrões de produção e consumo insustentáveis.

Os mais graves problemas ambientais contemporâneos decorrem de um sistema econômico global caracterizado pela produção e pelo consumo sempre crescentes e insustentáveis, pois esgotam e contaminam os recursos naturais, além de perpetuar as desigualdades entre as nações.

As festas natalinas se aproximam e apresentam uma boa oportunidade para refletirmos não somente sobre o seu significado espiritual, mas também sobre a ansiedade coletiva pelo consumo, nem sempre de bens necessários. É neste momento que a principal característica da moderna sociedade capitalista fica mais evidente, qual seja, ser uma "sociedade de consumo". A compra compulsiva de mercadorias supérfluas, influenciada pela publicidade agressiva, designa o consumismo enquanto uma orientação cultural que leva as pessoas a encontrarem significado, satisfação e reconhecimento através daquilo que consomem.

O projeto EducaCine Ambiental acontece mensalmente na UMAPAZ, trazendo filmes e documentários com temáticas socioambientais, visando proporcionar conhecimentos e espaço de debates para o desenvolvimento de uma postura reflexiva e ativa frente aos desafios contemporâneos.

Serviço: PROJETO EDUCACINE AMBIENTAL
Dia e Horário: 15 de dezembro, quinta-feira, das 14h30 às 17h.
Filme: “SURPLUS: terrorized into being consumers”.
Direção e Produção: Erik Gandini - Direção e Produção: Erik Gandini – Ano 2003
Duração: 52 minutos - faixa etária: LIVRE
Local: UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268 – portão 7A, Parque Ibirapuera - Tel.: (11) 5572-1004
Coordenação: Valério Igor Victorino e Nadime Boueri Netto Costa
Não é necessária inscrição. Pede-se chegar com 15 minutos de antecedência