quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Chulé elétrico...


Por Amanda Previdelli, de INFO Online
• Segunda-feira, 12 de dezembro de 2011 - 18h39


São Paulo - Na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, engenheiros criaram um dispositivo que pode ser acoplado a um tênis para que os seus passos gerem energia elétrica. Ou melhor, capturem a energia cinética que as pessoas desperdiçam e a transformem em eletricidade.

O mecanismo foi feito revertendo um fenômeno físico conhecido: se você aplicar voltagem elétrica a certos líquidos, eles se movem. Os engenheiros fizeram o contrário e forçaram o líquido a mover eletrodos. O sapato possui duas bexigas de plástico, uma no calcanhar e outra na altura dos dedos, que são enchidas com uma mistura de água e óleo e conectadas por um tubo. Andar normalmente causa uma compressão intercalada dessas bexigas, carregando os eletrodos.

Também alojada no sapato há uma pequena bateria, que vai guardar essa energia. O projeto compreende acesso a essa energia através de uma porta micro-USB no calcanhar no tênis. Os engenheiros também conseguiram uma maneira de transferir, com uma tecnologia sem frio, a carga do sapato direto para a bateria de um celular.