quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ceará receberá dez parques eólicos


22/Dezembro/2011

Serão gerados 204 MW de energia a partir de 2016


Luciana Tamaki

Leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizado ontem (21) para a construção de dez parques eólicos no Ceará teve como vencedores o consórcio formado pela Alupar e Furnas. Os parques serão construídos no município de Aracati (CE), para a geração de 204 MW de energia eólica a partir de janeiro de 2016.
O preço vencedor foi equivalente a R$ 110,00 MW/h, um deságio de cerca de 5% sobre o inicial. Os investimentos totais serão da ordem de R$ 800 milhões.
As empresas vencedoras selecionaram aerogeradores fabricados pela alemã Fuhrländer, com uma potência de 2.500 W cada. A boa potência do aerogerador permitiu uma redução no número de torres a serem instaladas.
O equipamento tem uma altura de 141 m, alcançando uma altura tal onde os ventos são menos sujeitos a interferências. "Como em um rio, cujas maiores velocidades estão no centro, o mesmo acontece no ar: quanto mais alto, mais livre das rugosidades do solo, e melhores as velocidades", compara o gerente de planejamento da Alupar, Mauro Beneffato.
Outra característica do equipamento, cuja tipologia nunca foi instalada no Brasil, é sua estrutura: ao invés de torre tubular, seja metálica ou de concreto, ela é feita em treliças. Segundo Beneffato, essa estrutura permite que se alcancem alturas maiores.
Ao invés de estruturas tubulares, o equipamento conta com torres treliçadas que, segundo o consórcio, não comprometem a dinâmica do aerogerador. O diâmetro das pás é outro diferencial, com 104 m de diâmetro, para ventos classe 3. "O Nordeste tem um vento entre classe 2 e 3, de moderado a fraco. Com equipamento classe 3, para o vento mais fraco, com um vento mais forte, o aproveitamento é melhor", explica Benaffato.