sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ações da China Yangtze Power Co Ltd. vão subir?


30/12/2011 - 10h08

Com portuguesa, empresa chinesa quer ser líder em energia limpa

DA REUTERS

A chinesa Three Gorges --dona da usina hidrelétrica Três Gargantas-- e a maior empresa de energia elétrica portuguesa EDP pretendem ser a companhia líder em energia limpa globalmente, disse o presidente da chinesa, Cao Guangjing, nesta sexta-feira, depois de assinar o acordo de compra de 21,35% da fatia na EDP.
Ele também disse que o acordo servirá como uma ponte para selar a cooperação entre empresas chinesas e portuguesas, especialmente nos segmentos de comércio, finanças e turismo.
O governo de Portugal concordou em vender a sua fatia --a maior fatia única da EDP-- de acordo com os termos do plano de resgate de 78 bilhões de euros concedido pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional, que também apontava para outras privatizações.
A chinesa Three Gorges é uma companhia estatal que opera, entre outros projetos, Três Gargantas, o maior projeto de energia hidrelétrica do mundo. A companhia tem uma dúzia de subsidiárias, incluindo a unidade listada em Bolsa, a China Yangtze Power Co Ltd.