sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Redução de 560 toneladas de gases de efeito estufa provenientes das emissões dos veículos que rodam no Estado de São Paulo!


Iniciativa da Ecofrotas visa reduzir 8,4 mil toneladas de CO2 em São Paulo


Postado em 10/11/2011 às 15h43
A Ecofrotas, empresa especializada em gestão sustentável de frotas quer contribuir, até o final deste ano, para a redução de 560 toneladas de gases de efeito estufa provenientes das emissões dos veículos que rodam no Estado de São Paulo. Em cinco anos, as emissões evitadas devem somar 8,4 mil toneladas de CO2. Para atingir esse objetivo, a empresa está levantando em sua base de clientes - pequenas e médias empresas situadas no Estado que possam se beneficiar da linha de financiamento Economia Verde, da Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento. O objetivo é apoiar a contratação do financiamento de 400 veículos. “Esse modelo de financiamento é uma grande oportunidade para as empresas promoverem uma efetiva redução das emissões no Estado”, avalia o presidente da Ecofrotas, Marcos Schoenberger.
A Linha Economia Verde foi criada para atender aos novos conceitos de sustentabilidade do Governo do Estado de São Paulo. Ao optar por essa linha de crédito para renovar sua frota, o empresário conta com a menor taxa oferecida pela Agência de Fomento Paulista – 0,49% ao mês (+IPC/Fipe) –, além de longo prazo para pagamento, que chega a 60 meses (5 anos) e carência de 12 meses (um ano). Para tanto, é preciso que o empresário comprove, por meio de relatórios trimestrais, a redução de emissões de gases de efeito estufa. Graças à sua metodologia de controle de emissões, a Ecofrotas tem condições de comprovar tal redução, viabilizando o processo.
A Marcamp foi a primeira a contratar o novo financiamento para projeto de renovação de frota. A empresa de Campinas, que é especializada em equipamentos para movimentação e armazenagem de materiais, fez a troca de sua frota (24 veículos de porte médio), substituindo o uso de gasolina por etanol. A Ecofrotas, que é a responsável pela gestão dos carros, mostrou que a medida reduzirá em até 98% a quantidade de CO2 emitida pelos veículos da empresa.
A troca de combustível é importante, principalmente ao observar que, conforme o 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários (2011), a gasolina A emite 2,269 KG de CO2 por litro, enquanto que o etanol anidro 1,233 kg/l e o etanol hidratado 1,178 kg/l.
Porém, a redução das emissões ocasionadas por veículos não se resume apenas à troca de combustíveis. “As alternativas variam conforme a situação de cada empresa, mas a receita básica não foge de treinamento adequado dos condutores, manutenção constante e otimização do sistema, de modo a se evitarem viagens desnecessárias. Renovação de frota também pode ser considerada”, explica Eduardo Uberti Mallmann, da área de Inovação e Sustentabilidade da Ecofrotas.
Imagem: Zeppini