quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Novidade: Ecoducha Solar




Fonte: http://www.bluesol.com.br/blog/conheca-a-ecoducha-solar-blue-sol


09/11/2011 - 09:55

Ecoducha: banho em ducha com água bombeada através de energia solar promete revolucionar praias, parques e clubes


http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=180155

A Blue Sol, empresa especializada em soluções em energias renováveis, idealizou um projeto que promete revolucionar parques, praias, clubes, condomínios, resorts e residências; contribuindo com o meio ambiente. Trata-se da Ecoducha Solar Blue Sol, que consiste em um sistema de bombeamento de água feito através de bombas submersas vibratórias, da Indústria de Motores Anauger, e equipamento de geração de energia da Blue Sol.
O funcionamento do sistema, baseia-se em retirar a água dos lençóis freáticos através de bombas submersas e levá-la até as duchas para consumo. A energia elétrica necessária para o acionamento das bombas é provida exclusivamente por células fotovoltaicas que captam a energia solar e convertem em eletricidade.
Essa solução promete revolucionar locais que hoje disponibilizam ducha aos banhistas de diferentes formas, sendo que muitas delas agredindo o meio ambiente e também gerando altos investimentos em energia elétrica. O sistema pode ser uma solução para praias e clubes, por exemplo, que são locais frequentados por um número expressivo de pessoas.
Em algumas praias espalhadas por todo o Brasil, as duchas disponíveis aos banhistas funcionam à base de geradores a diesel, que acabam produzindo ruídos e poluindo o meio ambiente. "Buscamos um sistema sustentável, capaz de acabar com as ´gambiarras´ que vemos por toda a parte do País. O sistema não necessita de recursos financeiros altos e também possui fácil manutenção porque a grande maioria dos produtos que o compõem são fabricados por indústrias brasileiras", afirma o diretor da Blue Sol, Luis Otavio Colaferro.
Ele conta que existem inúmeras vantagens no sistema e que espera distribuí-lo para inúmeras prefeituras de cidades litorâneas, pessoas físicas e empresários de clubes, resorts, condomínios e parques. "A população tem se conscientizado continuamente da necessidade de cuidar do meio ambiente e tem buscado encontrar soluções sustentáveis em todas as áreas. Contribuindo com essa tendência mundial, passamos a disponibilizar as bombas movidas a energia solar, que é limpa, sustentável e renovável a cada dia", afirma o diretor comercial da Anauger, Marco Aurélio Gimenez. Ele ainda lembra que para o cliente final, o sistema proporciona também a economia de energia.
Diversos setores no Brasil estão buscando recursos e investimentos para a preparação do País para os eventos esportivos que acontecerão a partir de 2014. E a Ecoducha pode ser uma excelente opção para cuidados ao meio ambiente nessa época de aumento de usuários em praias do Brasil. "Estamos apostando no sistema, pois dele proporciona água doce aos banhistas, sem resultar em gastos ao estabelecimento onde a ducha se encontra e também sem agredir o meio ambiente", conclui Colaferro.
O sistema funciona através de células fotovoltaicas; tecnologia que proporciona mais vazão com menor potência, e um bombeamento independente das flutuações do nível de radiação solar. Além disso, essas bombas praticamente não requerem manutenção. O novo produto dispensa o uso de bateria, portanto, haverá água continuamente enquanto houver luz solar. As bombas podem operar em sistemas de geração fotovoltaicos, com potência de 100Wp, 130Wp e 170Wp.
“Esse produto chega num momento crucial, quando um estudo publicado na revista norte-americana americana Proceedings of the National Academy of Sciences revela que mais de 1 bilhão de pessoas, a maioria vivendo nas grandes cidades, ficarão sem água em 2050. Segundo a publicação, é fundamental e urgente uma revisão nos investimentos em infraestrutura e uma utilização da água mais racional e comedida”, pondera o diretor comercial da empresa, Marco Aurélio Gimenez.
1° Projeto em andamento na Praia de Ipanema – Rio de Janeiro: está em andamento um projeto de revitalização na Praia de Ipanema (Rio de Janeiro- RJ), idealizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, sendo que algumas ações já estão sendo implantadas. Uma delas é a colocação de um deck próximo ao calçadão, na altura do Posto 9, contendo uma Ecoducha Solar Blue Sol. O sistema foi doado, sendo instalado até o final do mês de outubro, pelas empresas Anauger e Blue Sol. "Estamos apostando no sucesso de nosso produto nas praias, pois além de proporcionar conforto aos banhistas, ainda disponibilizaremos um sistema totalmente sustentável", afirma Luis Otavio.