quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ISO 20121 - Gestão sustentável dos eventos. Inclusive nos parques?




Profissionais da área de eventos se reúnem para criar a ISO 20121PDFImprimirE-mail
Qua, 16 de Novembro de 2011 12:35

A missão é promover uma Gestão Sustentável dos Eventos globalizada, que terá como grande exemplo as Olimpíadas Londres 2012.

Representantes de 9 países dos cinco continentes estiveram presentes no último dia 8 de novembro na Escola Municipal de Astrofísica, do Parque do Ibirapuera, para um encontro sobre sustentabilidade na gestão de eventos, o Sustainable Event Management System.

Durante quatro dias foram analisadas propostas que farão parte do texto final da norma ISO 20121. A AMPRO - Associação de Marketing Promocional, por meio da VP de Relações Institucionais, Flávia Goldenberg, foi uma das instituições representantes do Brasil no encontro, que prevê uma norma global para a indústria dos eventos.

A coordenação desse trabalho está a cargo da ABNT Brasil e da British Standards Institute do Reino Unido. A finalidade da ISO 20121 é oferecer soluções para implementar um sistema de gestão e administrar os problemas do desenvolvimento sustentável em relação à organização de eventos. “A norma será internacional e pretende integrar todas as empresas do segmento de eventos de forma global. Ela irá propor mudanças em todas as etapas do evento, desde a concepção até a entrega. A sustentabilidade é uma maneira diferente de pensar. 



Uma vez que você entende a importância e os impactos positivos que ela gera, as mudanças no processo de organização dos eventos vão acontecer naturalmente. Você irá enxergar o seu negócio sob uma lente nova”, enfatiza Ginny Stratton, da Strategin Solutions, do Canadá.

Segundo Stratton, a previsão para regulamentação da ISO 20121 é junho de 2012 e, como toda ISO, a sua aplicação será opcional. “A norma funciona como uma orientação. Cabe às empresas analisarem as questões mais importantes à sua realidade e decidir com esse olhar da sustentabilidade quais pontos precisam ser mudados. A certificação ISO 20121 será uma consequência dessa mudança de atitude, e poderá ser atestada de três maneiras: a empresa poderá ela mesma se auto declarar em conformidade com a norma prontificar dizendo que seus eventos são sustentáveis, uma segunda parte pode atestar a conformidade ou ainda uma auditoria externa independente poderá constatar o fato, mediante análise de suas ações”, explica Fiona Pelham do Reino Unido, presidente da comissão ISO 20121.

Para as empresas que desejarem se adequar às questões que o material irá propor, as vantagens serão inúmeras, não apenas economicamente, como também socialmente, com a possibilidade de cooperar efetivamente para um futuro sustentável. “Estar de acordo com a nova regra poderá até onerar os organizadores de evento, dependendo da viabilidade de soluções. Se o organizador procurar por ações inovadoras, pode haver um custo maior. Cabe a ele decidir pelas opções mais adequadas. Na verdade, o evento com orçamento menor pode vir a ser um evento muito sustentável, afinal a proposta é gerar economia, com redução de energia, transporte de resíduos e materiais reciclados. A ISO 20121 é um benefício para indústria do evento que, unindo-se para mudar, poderá deixar um importante legado na questão da sustentabilidade”, incentiva Meegan Jones, da Sustainable Event Alliance, da Australia . 

De acordo com Flávia Goldenberg, as propostas sugeridas pelos representantes do Brasil visaram beneficiar as empresas em sua totalidade e realidade. “Os esforços do Brasil neste processo de elaboração da ISO 20121 são para que a aplicação da mesma se dê em empresas de diversos tamanhos, ou seja, ela deve estar adaptada inclusive a pequenos negócios. É uma preocupação nossa também a questão com custos. A mudança não deve ser gerar grandes despesas para a empresa, para que possamos adaptar essa realidade global ao mercado brasileiro. Boa parte das nossas solicitações para a comissão foram no sentido das notas serem esclarecedoras para facilitar o entendimento de todos, inclusive para quem ainda tem pouco conhecimento sobre a sustentabilidade”, diz.

As instituições participantes, posteriormente, irão oferecer cursos e palestras para esclarecer as dúvidas e também promover uma maior conscientização sobre a sustentabilidade nos eventos. “Quando trabalhamos uma norma, temos várias associações coligadas, e serão elas as responsáveis por difundir a importância da ISO 20121 em seus países, por meio de cursos, eventos e demais ações. Ao longo do processo elas irão apresentar exemplos de boas práticas, o que será imprescindível para a tomada de consciência dos organizadores de eventos. As olimpíadas Londres 2012 serão um grande exemplo de evento sustentável”, conclui Fiona Pelham.