segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Código H20


Sustentabilidade: Código H20: Como e porque economizar água


em 13/11/2011 05:00:00
 

 
Projeto da The Nature Conservancy, em parceria com a Caterpillar, evidencia o mau gerenciamento de recursos naturais no Brasil por meio da cultura

Foto: Del Rodrigues - Público infanto-juvenil participou das atividades do Código H20
Open in new window
Erick Tedesco
tedesco@tribunatp.com.br

Piracicaba é a primeira cidade a receber o projeto cultural e ambiental Código H20, com instalações, cinema, teatro, multimídia e exposição sobre a utilização – e também quanto ao mau gerenciamento – da água. A estrutura, desenvolvida pela The Nature Conservancy (TNC), foi inaugurada na manhã de ontem na Estação da Paulista e os alunos do Projeto Pequeno Cidadão, da Caterpillar, empresa envolvida na realização do evento, cuja iniciativa encerra as comemorações dos 35 anos de produção em território piracicabano. 

“A Caterpillar falou da ideia e nós produzimos”, conta o criador do projeto André Lima. Código H20 fica montado até 27 de novembro, com entrada gratuita, e a maioria das atividades são voltadas ao público infanto-juvenil. “Eles são os cidadãos que, num futuro próximo, podem sofrer pela falta de água ou apontar soluções inteligentes para que isso não aconteça.” Monitores estarão disponíveis todos os dias no espaço para promover o diálogo com as crianças.

Para despertar a consciência ambiental, conservação e preservação são as palavras de ordem. Lima, que vive entre o Brasil e Austrália, explica as diferentes demandas quanto ao recurso hídrico entre as respectivas populações. “Lá, a necessidade é outra: o acesso à água é difícil, afina, o país é um grande deserto. Já aqui, o problema é o mau gerenciamento, mesmo. Temos água em abundância, mas não sabemos como gerenciá-la.”

Para o criador do Código H20, a situação brasileira é preocupante, principalmente devido ao fato de que a água é fácil para alguns e inexiste para muitos. “O projeto tem este caráter também, de promover a discussão de como sanar este problema. Se as crianças entender o papel delas na questão, o objetivo do projeto foi alcançado”, ressalta Lima. Depois de Piracicaba, toda a estrutura será alocada para São Paulo, Paraná e outras cidades do país. Levá-la para a Austrália é viável? “Talvez”, respondeu. 

Didática e interativa, a exposição multimídia permite conhecer todos os aspectos da água, as características físicas, presença e papel no desenvolvimento das civilizações, os problemas sociais enfrentados pela dificuldade de acesso ao recurso e projetos inovadores que trazem soluções a esses problemas, entre outros temas abordados. “Este é o conteúdo mais técnico do projeto, com enfoque geográfico, político e econômico”, ressalta Lima. 

No Cine Água, o intuito é oferecer um espaço de reflexão e contemplação sobre a questão da preservação e conservação dos recursos hídricos, onde um filme de curta duração leva o público a considerar seu papel e responsabilidade no mundo atual. O título do curta é “Infância e Água”, produzido especialmente para o projeto. Tem também o Teatro H20, com o espetáculo “A fantástica jornada”, com duração de 45 minutos. A encenação, com partes de musical, acontece de terça-feira a domingo, às 10 e 15 horas. Na trama, pai e filho buscam a última fonte de água do mundo.

Para Rosa Morais, relação pública da Caterpillar, Piracicaba foi escolhida para inaugurar o projeto porque a cidade é como um fórum para a questão ambiental, devido à abordagem do assunto no ensino público, municipal e particular local, além de entidades e poder público envolvidos na preservação da água. “A água está acabando e a proposta é clara, alertar para o problema e incentivar cada indivíduo a fazer a sua parte”, afirma. 

SERVIÇO
Código H20, até 27 de novembro, das 9 às 20 horas, no Centro Cultural e de Lazer Estação Paulista. Entrada gratuita. Na avenida Doutor Paulo de Moraes, 1.680, bairro da Paulista. Informações: 3436-0466.