quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cidades sustentáveis


Um artigo sobre cidades sustentáveis que não pode perder

Um artigo sobre cidades sustentáveis que não pode perder
O novo distrito de negócios de Songdo, na Coreia do Sul, foi desenhado de modo a que a maioria das lojas, parques e paragens de autocarro possam ser alcançadas por uma caminhada de menos de 15 minutos. E apesar de ser projectada, sobretudo, como cidade de negócios, Songdo terá uma rede de 24 quilómetros de ciclovias.
Localizada a 64 quilómetros de Seul, capital da Coreia, e com um custo global de €29,4 mil milhões (R$70 mil milhões), esta eco-cidade é um dos exemplos dados pelo Wall Street Journal de como o planeamento das novas cidades – ou a reabilitação das actuais – está a incorporar a sustentabilidade e as tecnologias verdes.
Numa altura em que se espera que a população urbana dispare, nos próximos 20 anos, dos actuais três mil milhões para os cinco mil milhões, saiba como estão os planeadores urbanos a desenhar para o futuro das cidades.
Leia este artigo do Wall Street Journal (que até fala de Portugal e está traduzido para português) e descubra como vai viver em 2030.
Veja também o projecto da nova capital sustentável da Guiné Equatorial, Djibloho, que foi desenhado pela Ideias do Futuro, uma empresa portuguesa. Aqui e aqui.

Artigos Relacionados

  1. Ateliê português desenha futura capital da Guiné Equatorial
  2. Exclusivo GS: Dou.pt, o eBay solidário português
  3. Depois do Brasil, África tem os “heróis escondidos” dos mercados emergentes
  4. Luís Marçal: “A Siemens ajudou a eliminar 267 milhões de toneladas de emissões de CO2 em 2010”
  5. Exclusivo Green Savers: Real Madrid deverá lançar projecto social em Manique e Funchal e já prepara entrada em Angola