sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Brasil Sem Cigarro


Drauzio Varella comanda “Brasil Sem Cigarro” em Porto Alegre


Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo/ Divulgação JA
Médico acompanhado da apresentadora Patrícia Poeta quer estimular os gaúchos a abandonarem o vício


    A nova série “Brasil Sem Cigarro”, apresentada pelo dr. Drauzio Varella e exibida no Fantástico, na Globo, aos domingos, ganha as ruas de Porto Alegre-RS para uma grande mobilização em combate ao vício. A partir desta sexta, 11, uma imensa lixeira será colocada no Largo Glênio Peres para estimular os fumantes a jogarem fora seus maços de cigarro, seguindo o conceito da campanha “Joga fora no lixo”. Quem topar o desafio ganha um broche do Instituto Nacional do Câncer (Inca) contra o tabagismo. Neste sábado, 12, das 9h às 12h, um grande evento com as participações de Drauzio e da apresentadora Patrícia Poeta será realizado no Sesc Campestre, avenida Protásio Alves, 6.220.
    Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e com o Inca, Drauzio Varella vai convocar todos os gaúchos que querem parar de fumar para o evento “Brasil Sem Cigarro”, em que vão receber dicas importantes para ajudá-los neste desafio e poderão fazer exames gratuitos. Serão oferecidos aos participantes teste de dependência à nicotina, teste de capacidade respiratória, teste de monóxido de carbono, pressão arterial, índice de massa corporal (IMC), além de palestras de orientação sobre o tema e atividades físicas e serviços de orientação para os interessados em largar o vício.
    A campanha ainda passará pelo Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Goiânia, Belém, Recife, Brasília e São Paulo.
    Domingo é o dia D para os fumantes, a data estabelecida pelo dr. Drauzio para que todos deixem de lado seus cigarros. Para o médico, estabelecer uma data exata é a primeira regra fundamental para largar o vício, para evitar que velhas desculpas adiem a decisão. No dia 13, Carlos, Cristina e Camila – os três fumantes acompanhados pelo médico no quadro do Fantástico – vão tentar o desafio de largar o cigarro.
    Segundo relatório do Inca de 2008, o Brasil tem 25 milhões de fumantes entre a população com mais de 15 anos.