domingo, 18 de setembro de 2011

Metano...


16/09/2011 - 15h23

Shopping Center Norte é área de contaminação crítica, diz Cetesb



EDUARDO GERAQUE
FERNANDA PEREIRA NEVES
DE SÃO PAULO




Atualizado às 16h53.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informou nesta sexta-feira que o shopping Center Norte, localizado ao lado da marginal Tietê, na zona norte de São Paulo, entrou para a lista de áreas contaminadas críticas do órgão.
Segundo a Cetesb, foi encontrado gás metano no terreno, que serviu como depósito de lixo na década de 1980, antes da construção do shopping. Com isso, o estabelecimento foi autuado e deverá pagar uma multa. O valor, no entanto, não foi informado.
O órgão, afirmou, por meio de nota, que o shopping deverá "instalar drenos para o gás metano em toda a área do empreendimento, objetivando afastar quaisquer eventuais riscos de explosividade, em consequência de uma concentração do gás em espaço confinado".
Em 2009 e 2010 e o shopping recebeu duas advertências da Cetesb. Em maio e agosto deste ano ocorreram duas multas, no valor total de R$ 26 mil. O empreendimento está recorrendo das autuações, diz a companhia.
Procurado pela reportagem, o Center Norte informou que só se pronunciará quando souber mais detalhes sobre a decisão da Cetesb.
Atualmente, há outras cinco áreas consideradas de contaminação crítica pela Cetesb. Entre eles, há dois aterros industriais do interior de São Paulo, dois bairros da capital e outros dois da região metropolitana.