quarta-feira, 18 de maio de 2011

LED: Boa visibilidade

Boa visibilidade


09 de maio de 2011

Fonte: http://www.agendasustentavel.com.br/NoticiaDetalhe.aspx?id=4031



A prefeitura de São Paulo está investindo em novos sistemas de iluminação pública. Dez postes tiveram suas lâmpadas de vapor de sódio substituídas por LED na Rua do Arouche, no centro da cidade. O projeto foi desenvolvido pela companhia de iluminação Osram e acarretará uma economia de 40% no consumo de energia.

O governo municipal também investirá R$ 4,6 milhões na reformulação da iluminação no Parque Ibirapuera. As lâmpadas atuais serão substituídas por 849 luminárias com tecnologia LED e 800 lâmpadas de vapor metálico. Os postes com LED serão instalados nas ruas internas do parque e as lâmpadas de vapor metálico iluminarão os jardins e estacionamentos.

Os postes do Ibirapuera também serão trocados por estruturas menores para que as copas das árvores não interfiram na quantidade de luz. A reestruturação da iluminação do parque é uma parceria do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços com a AES Eletropaulo.


Prefeitura revigora iluminação de vias do Centro e da região do Ipiranga

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=44833

O Departamento de Iluminação Pública (Ilume), órgão vinculado à Secretaria de Serviços, revigorou a iluminação no entorno do Theatro Municipal e de outras áreas da região central, como a praça Ramos de Azevedo e as ruas Conselheiro Crispiniano e 24 de Maio.


Fernando Pereira/Secom
A nova iluminação valoriza a arquitetura do teatro

A reabertura em grande estilo do Theatro Municipal, após suas obras de restauração, não poderia dispensar a revitalização da iluminação de vias próximas de um dos principais cartões-postais da Cidade. O Departamento de Iluminação Pública (Ilume), órgão vinculado à Secretaria de Serviços, fez a parte que lhe coube e revigorou a iluminação no entorno do Theatro. A remodelação foi feita com o uso de equipamentos mais modernos que realçarão as características dessas regiões e proporcionarão a sensação de conforto e segurança às pessoas que transitam por esses locais.

As áreas da região central beneficiadas pelas intervenções do Ilume foram a praça Ramos de Azevedo e as ruas Conselheiro Crispiniano e 24 de Maio. No total, mais de 40 lâmpadas de vapor de sódio (amarelas) foram substituídas por lâmpadas brancas de vapor metálico e de mercúrio. A luminosidade dos dois tipos de lâmpada escolhidos harmonizará com a iluminação de destaque do Theatro Municipal, também de lâmpadas da cor branca.

As lâmpadas de vapor metálico proporcionam mais conforto, pois aumentam mais de 350% o índice de reprodução de cores, resultando em maior contraste das cores e formas, enquanto as luminárias de vapor de mercúrio são utilizadas preferencialmente nas vias expressas com grande volume de tráfego e velocidade. Outro local que passou por modernização da iluminação foi a rua Bom Pastor, no Ipiranga, onde o Ilume substituiu 86 lâmpadas de vapor de sódio por unidades de vapor metálico. A revitalização contemplou toda a extensão da via, uma das principais da região.

As equipes do Ilume fizeram ainda a substituição e a limpeza dos globos dos postes situados nas proximidades da praça Ramos e ruas adjacentes. Foram revitalizadas 33 luminárias. Além disso, o Ilume tem atuado intensamente em outras intervenções na região central, como na recolocação de placas de ferro furtadas dos postes ornamentais. Várias ruas e avenidas já foram atendidas, como as avenidas Rio Branco e São João, além de praças como Sé, Júlio de Mesquita, Júlio Prestes e o Vale do Anhangabaú.

Eficiência energética

A Prefeitura investe na modernização da rede de iluminação com equipamentos para promover eficiência energética. Desde 2007, a Capital recebe tecnologias que possibilitam a economia e preservam o meio ambiente. Um dos mais importantes túneis da Cidade, o Ayrton Senna, recebeu recentemente a tecnologia das lâmpadas de LED, que é mais eficaz e econômica e, por causa de sua longa vida útil, exige número reduzido de manutenções.

A iniciativa faz parte de um programa de melhoria da iluminação de túneis, como Nove de Julho, Sebastião Camargo e Jânio Quadros, que foram contemplados com lâmpadas de indução eletromagnética - luz branca com alto índice de reprodução de cores. Um dos mais importantes cartões-postais da Cidade, a avenida Paulista, também ganhou novo formato de iluminação, com lâmpadas de vapor metálico, reduzindo 60% o consumo de energia e aumentando os índices de luminosidade. Outras vias da região central, como as avenidas São Luiz e Ipiranga, rua Maria Paula e os viadutos Nove de Julho, do Chá e Jacareí, além da Biblioteca Mário de Andrade, tiveram sua iluminação renovada, com lâmpadas de vapor metálico.

A rua do Arouche, uma importante via da região central, também ganhou novo projeto e foi uma das primeiras vias públicas a ganhar lâmpadas de LED. Ao todo, foram substituídas oito luminárias de vapor de sódio de 250W por luminárias de LED de 140W. No início do ano, todas as lâmpadas de vapor de sódio (amarelas) da avenida Olavo Fontoura e da rua Professor Milton Rodrigues foram substituídas por lâmpadas de vapor metálico (brancas). A avenida Olavo Fontoura e a rua Professor Milton Rodrigues são vias importantes que fazem ligação entre os bairros de Santana e Casa Verde, além de ser um dos principais acessos ao Campo de Marte, Sambódromo e Centro de Convenções do Anhembi. Na primeira, ao todo, foram trocadas 106 lâmpadas de vapor de sódio com potência 250W por unidades de vapor metálico também com 250W, em todos os 2,3 quilômetros de extensão da via. Já na rua Professor Milton Rodrigues foram substituídas 24 lâmpadas metálicas.