quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 de abril - Dia da Terra. O vulcão islandês Eyjafjallajokull que parou o "desenvolvimento sustentável".

O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacionalcontra a poluição. É comemorado mundiamente a partir de 1990.

Apesar do dia 22 de abril, continuamos a poluir a Terra em nome do desenvolvimento sustentável e hoje a emissão dos gases do efeito estufa está mudando o clima do planeta.



Imagem no espectro visível (esquerda) e no infravermelho (direita) and infrared (right) do vulcão Eyjafjallajökull capturadas em 17 de abril de 2010 pelo dispositivo Hyperion do satélite da NASA Earth Observing-1 (EO-1). Crédito: NASA/JPL/EO-1 Mission/GSFC/Ashley Davies


O apagão aéreo na Europa causado pelas cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajokull que entrou em erupção no dia 14 de abril, servirá de alerta para reflexão no dia da Terra.


Desenvolvimento sustentável, para decorar:

"É o desenvolvimento que supre as necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atender as suas próprias necessidades. Brundtland, ONU, 1987".

Traduzindo, para entender:

Em 1999, perguntei ao prof. Dr. Matsumoto da Universidade de Tokyo como saber se o desenvolvimento é sustentável e ele me respondeu:

"De tempos, em tempos:

Se você é um arquiteto urbanista, volte à mata e observe a natureza;

Se você é um engenheiro naval, volte a observar os peixes;

Se você é um engenheiro aeronáutico, volte a observar os pássaros;

Se tudo isso ainda for possível, o desenvolvimento é sustentável".


E o que é um parque urbano sustentável?