segunda-feira, 22 de março de 2010

22 de março - dia mundial da água?

Dia 22 de março dia mundial da água?

Apesar da Terra dispor de uma enorme quantidade de água, quase 97% é constituída por água salgada dos mares e oceanos e cerca de 2% dela está congelada em geleiras e na camada de gelo que recobre as regiões polares. Logo, somente a fração restante, ou 1%, está efetivamente disponível para o consumo humano, a irrigação e o uso industrial. É sobre essa pequena parte que está-se debatendo os problemas oriundos da escassez, da poluição e do mau uso da água. http://www.institutoaqualung.com.br/info_agua_pressao50.html

Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água":


1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.

2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.




3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.





4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.






5.- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.




6.- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.


7.- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8.- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

9.- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10.- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


............................................................................................
Um pouco de nostalgia...




Cresci na década de 60 numa área de mananciais, próxima à represa Billings entre Diadema e Eldorado. Havia muitas nascentes e identificar a água potável era simples: presença de taboa, peixes e besouro aquático que “circulava” na superfície d’água chamado “mãe d’água”(Cientificamente, a Mãe d’ Água é um coleóptero aquático, pertencente á família Dytiscidae, do gênero Megadytes e pesquisadores usam esses insetos como bio-indicadores em estudos de qualidade de água).

Inclusive, na área da mata chovia muito, pois “atraía” as nuvens e a garoa.

Tudo isso acabou!



Hoje, só nos resta brindar com água mineral num parque urbano!



Em 1999, perguntei ao prof. da Universidade de Tokyo como saber se o desenvolvimento é sustentável e ele me respondeu:



De tempos, em tempos:

Se você é um arquiteto urbanista, volte à mata e observe a natureza;

Se você é um engenheiro naval, volte a observar os peixes;

Foto: Parques Sustentáveis

Se você é um engenheiro aeronáutico, volte a observar os pássaros;

Se tudo isso ainda for possível, o desenvolvimento é sustentável.