sábado, 13 de março de 2010

É viável instalar banheiros holandeses - "fraldões" em eventos nos parques municipais?

publicado em 19/02/2010 às 15h46: R7 entretenimento.


Banheiros holandeses recolhem 14 mil litros de xixi em quatro horas em Ipanema

“Fraldões” foram usados experimentalmente e voltam no fim de semana no Rio

do R7, no RioFonte:


Foto por Deisi Rezende/Agência O Dia/Agência Estado

Banheiros públicos holandeses foram instalados experimentalmente no Carnaval de rua do Rio para diminuir filas dos banheiros químicos.

Os polêmicos banheiros holandeses instalados pela Prefeitura do Rio de Janeiro durante o Carnaval deste ano, apelidados de “fraldões” por causa de uma portinhola que esconde parte do corpo do usuário, serão instalados novamente neste fim de semana de encerramento da folia. Só em Ipanema, na zona sul carioca, durante a passagem do bloco Simpatia é Quase Amor no domingo (14), dez desse banheiros “captaram” 14 mil litros de urina em quatro horas. A prefeitura fez a medição experimentalmente somente em um bloco.

Foram distribuídos pela orla da zona sul, centro e no Sambódromo 30 banheiros cedidos pela empresa holandesa Patent7000, criadora do mictório, para que a prefeitura testasse a eficiência do equipamento. Cada equipamento tem quatro divisórias e capacidade para 450 litros de urina -1.500 utilizações- e pesa 85 kg. O próprio caminhão que faz o reboque do equipamento pode esvaziar a urina no sistema de esgoto.
O banheiro não pode ser chamado de químico, já que não há uso de nenhum produto onde os dejetos ficam depositados. No site da empresa, os banheiros instalados no Rio são os únicos que aparecem com as portinhas que escondem da cintura até aproximadamente a altura do joelho. O modelo convencional do mictório não tem portas, que são apresentadas pela empresa como “acessório” opcional.



Cerca de 4.400 banheiros químicos foram distribuídos pela cidade no Carnaval. A prefeitura alugou somente 400 desse montante, o restante foi cedido pela companhia de cerveja patrocinadora do Carnaval de rua. O volume de banheiros foi insuficiente para os três milhões de foliões espalhados em 500 blocos. As filas eram imensas e o mau cheiro constante.
A RioTur (empresa municipal de turismo), responsável pela organização do Carnaval, ainda não informou se os novos banheiros serão incorporados à festa do próximo ao ou mesmo em outros eventos da cidade.

Link para esta página espalhe por aí:

http://www.r7.com/carnaval2010/noticias/rio-de-janeiro/banheiros-holandeses-recolhem-14-mil-litros-de-xixi-em-quatro-horas-em-ipanema-20100219.html